Filmes por gênero

DOIS FANTASMAS VIVOS (1942)

A-Haunting we will go
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Fantômes déchainés (França)
Sim sala bin (Itália)
¡Qué par de locos! (Espanha)
Dick und Doof in geheimer mission (Alemanha)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Comédia
Direção: Alfred L. Werker
Roteiro: Lou Breslow
Produção: Sol M. Wurtzel
Música Original: David Buttolph, Cyril J. Mockridge
Direção Musical: Emil Newman
Fotografia: Glen MacWilliams
Edição: Alfred Day
Direção de Arte: Richard Day, Lewis H. Creber
Figurino: Herschel McCoy
Guarda-Roupa: Sam Benson
Efeitos Sonoros: Harry M. Leonard, Arthur von Kirbach
Nota: 7.4
Filme Assistido em: 1943

Elenco

Stan Laurel Stan
Oliver Hardy Ollie
Dante Dante, o Mágico
Sheila Ryan Margo
John Shelton Tommy White
Don Costello Doc Lake
Elisha Cook Jr. Frank Lucas
Edward Gargan Tenente Foster
Addison Richards Advogado Malcolm Kilgore
Terry Moore Jovem admiradora de Dante
George Lynn Darby Mason
James Bush Joe Morgan
Lou Lubin Dixie Beeler
Robert Emmett Keane Parker
Richard Lane Phillips
Willie Best Garçom
Frank Faylen Detetive
Ralph Dunn Policial
Eddy Waller Wilcox
Tom Dugan Motorista
Mildred Gaye Assistente de Dante
Bud Geary Eletricista
Harry Blackstone Mágico
Roland Carpenter Assistente de palco de Dante
Les Clark Assistente de palco de Dante
Violet Church Assistente de palco de Dante

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Depois de passarem uma noite na cadeia por vadiagem, Stan e Ollie se vêem obrigados a deixarem a cidade imediatamente. Desesperados, concordam em transportar um caixão de defunto no trem para Dayton, Ohio, em troca de suas passagens. O que eles não sabem é que os homens que os contrataram, Frank Lucas e Joe Morgan, são capangas de um fugitivo, Darby Mason. Este, cujo nome verdadeiro é Norton, havia lido recentemente num jornal de Dayton um artigo que falava sob a procura de Egbert Norton, herdeiro de uma verdadeira fortuna, e planeja chegar àquela cidade dentro do caixão. Uma vez lá, deverá ir para um sanatório dirigido pelo corrupto Doc Lake, onde permanecerá até o momento de receber a herança através do Dr. Malcolm Kilgore, o advogado que colocara o anúncio no jornal.

Durante a viagem, Stan e Ollie são vítimas de Phillips e Parker, dois vigaristas, ao perderem o pouco que carregavam com uma falsa máquina de fazer dinheiro. Sem poderem pagar pelo jantar, sua conta é paga por Dante, um mágico que deverá se apresentar em Dayton, ocasião em que os dois prometem saldar a tal dívida após chegarem à cidade.

Uma vez em Dayton, no entanto, o caixão em que Mason se encontra é acidentalmente trocado por um outro, idêntico, pertencente ao mágico e utilizado por este em suas apresentações. Assim, o caixão contendo o bandido é enviado para o teatro, enquanto o do mágico é encaminhado para o sanatório.

Ao perceber o ocorrido, Doc Lake entra em contato com o Dr. Kilgore, a quem diz que, embora Norton seja seu paciente, o advogado vai ter que aguardar até o dia seguinte para entrevistá-lo. Enquanto isso, Stan e Ollie vão ao teatro para saldarem sua dívida junto a Dante, ocasião em que o mágico gosta do jeito de ser deles e resolve contratá-los como seus assistentes. Horas mais tarde, Doc vai ao teatro à procura de Mason, sendo seguido por Lucas, Morgan e um outro pistoleiro, Dixie Beeler, receosos que ele tente traí-los.

O Dr. Kilgore, que havia ido ao sanatório, onde encontrou o caixão cheio com panfletos de Dante, segue também para o teatro onde chega logo após o início do espetáculo. Stan e Ollie, obrigados pelos pistoleiros a encontrar Mason, tentam localizá-lo ao mesmo tempo em que procuram assistir ao mágico. Quando este realiza um truque com o caixão voltado para a platéia, descobre o corpo de Doc dentro do mesmo.

Enquanto Ollie procura por Stan, que desaparecera durante o truque, o tenente Foster prende o gerente de palco, Tommy White, e o mágico Dante, considerados responsáveis pelo assassinato de Doc. Durante sua procura, Ollie encontra o Dr. Kilgore, que havia sido nocauteado por Mason, o qual lhe fala sobre os três homens que estavam à procura do caixão.

Pouco depois, continuando a busca, eles encontram Mason e seus homens tentando iludir um leão. O Dr. Kilgore então revela ser ele um investigador federal, chamado Steve Barnes, e que a herança a que se referia o jornal nada mais foi que uma armadilha para atrair Mason. Este confessa ser o assassino de Doc, por ele ter tentado trai-lo. Os bandidos são todos presos e levados para a prisão, enquanto Ollie, continuando a procurar por Stan, termina localizando-o em um gigante ovo e descobrindo que seu amigo havia encolhido.

imagem

Comentários

"Dois Fantasmas Vivos", comédia da dupla Oliver Hardy & Stan Laurel  (O Gordo e o Magro), produzida pela  Twentieth Century Fox, não tem o mesmo charme das mais antigas, produzidas pelos Estúdios Hal Roach, embora os recursos da Twentieth Century Fox fossem mais modernos.

Por outro lado, nos antigos Estúdios, a dupla contracenava com atores coadjuvantes do porte de James Finlayson e Charlie Hall, que ajudavam a dar um maior brilho ao trabalho.

De qualquer forma, há momentos muito engraçados, como na cena em que Stan participa de um truque de um mágico.

Enfim, embora não seja dos melhores filmes da dupla, merece ser visto, pelo menos pelos fãs desses fabulosos comediantes.

CAA