Filmes por gênero

FESTA BRAVA (1947)

Fiesta
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Senorita Toréador (França)
Fiesta brava (Argentina)
Mexikanische Nächte (Alemanha)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Musical, Romance
Direção: Richard Thorpe
Roteiro: Lester Cole, George Bruce
Produção: Jack Cummings
Música Original: Johnny Green
Coreografia: Eugene Loring
Fotografia: Sidney Wagner, Wilfred Cline, Charles Rosher
Edição: Blanche Sewell
Direção de Arte: Cedric Gibbons, William Ferrari
Figurino: Irene
Maquiagem: Jack Dawn
Efeitos Sonoros: Douglas Shearer
Nota: 7.5
Filme Assistido em: 1949

Elenco

Esther Williams Maria Morales
Ricardo Montalban Mario Morales
Akim Tamiroff Chato Vasquez
Cyd Charisse Conchita
Mary Astor Sra. Morales
John Carroll José 'Pepe' Ortega
Fortunio Bonanova Don Antonio Morales
Hugo Haas Maximino Contreras
Jean Van Maria Morales, quando criança
Joey Preston Mario Morales, quando criança
Frank Puglia Médico
Alan Napier Turista
John Maxwell Assistente do Sr. Contreras
Jane Ross Dançarina
Dewey Robinson Policial
Ben Welden Policial

Indicações

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Trilha Sonora de um Musical (Johnny Green)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Don Antonio Morales, ex-matador famoso, tem filhos gêmeos.  Para sua decepção, o primeiro a nascer foi uma menina, Maria, vindo logo em seguida um garotinho que recebeu o nome de Mário.  Este, desde cedo, foi preparado para ser um toureiro, a fim de vir a se tornar o herdeiro da fama conquistada pelo pai nas Praças de Touros.

Mário, entretanto, tendo puxado à família materna, não se mostra interessado em seguir a carreira de matador, preferindo dedicar-se aos estudos de música, sonhando em se tornar um conhecido compositor.  Ao contrário, Maria mostra-se com mais interesse e aptidão para lidar com os animais.

A fim de ajudar o irmão, ela envia a um famoso músico da cidade do México, uma das partituras escritas por ele.  Impressionado com o trabalho do jovem compositor, o maestro o procura na casa dos Morales, sendo recebido por Don Antonio, que o despede sem deixá-lo ver Mário.  Quando este toma conhecimento do ocorrido, desaparece de casa sem deixar rastros, sendo considerado como um covarde por abandonar as touradas.

Maria, então, assume o lugar de Mário e inicia uma carreira de sucesso usando o nome dele.   Durante uma de suas exibições, o touro investe contra ela.  Encontrando-se entre o público que assistia ao espetáculo, Mário pula na arena e corre em socorro da irmã.

Don Antonio quer comemorar o sucesso do filho  quando nota que , embora Mário supostamente tenha sido atingido pelo touro, é Maria quem está andando com dificuldade.   No final, ele aceita que seus dois filhos sigam seus destinos segundo suas vocações.

imagem

Comentários

Escrito por  Lester Cole e George Bruce, "Festa Brava" é um bom entretenimento, principalmente para os fãs de Cyd Charisse, Esther Williams e Ricardo Montalban.

Responsável pela direção, o veterano cineasta Richard Thorpe realiza um trabalho regular, inferior aos apresentados em filmes como, por exemplo, "Os Cavaleiros da Távola Redonda ou "O Grande Caruso."  Por outro lado, a fotografia e a trilha sonora são belíssimas.

Entre os grandes momentos desse filme, encontram-se as seqüências de danças protagonizadas pela magnífica bailarina Cyd Charisse e suas belas pernas, juntamente com o mexicano Ricardo Montalban.  "Festa Brava" marca a estréia de Montalban em Hollywood, após atuar em cerca de dez a doze filmes em seu País de origem.  Um outro grande momento do filme é aquele em que Mário, ao ouvir uma de suas músicas através do rádio, dirige-se a um piano e a interpreta com paixão e sensibilidade.

Para encerrar, a observação de que, mesmo num filme sobre touros e toureiros, os produtores conseguiram encaixar uma piscina que permitisse a Esther Williams fazer o que ela mais gosta: nadar.

 

NOTA

 

A elaboração desta Página contou com a colaboração de uma verdadeira fã de carteirinha da atriz Esther Williams, Gioconda, mais conhecida na web por seu nickname: Mermaid, numa clara alusão à sereia das piscinas, bem como, a um de seus mais conhecidos filmes: "Million Dollar Mermaid".

CAA