Filmes por gênero

DRÁCULA (1931)

Dracula
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Ksiaze Dracula (Polônia)
Dracula de vampier (Holanda)
Dracula - vanha vampyyri (Finlândia)
Drakula (Hungria)
Drakoulas (Grécia)
Дракула (União Soviética, Bulgária)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Horror
Direção: Tod Browning
Roteiro: Garrett Fort
Produção: Carl Laemmle Jr., Tod Browning
Design Produção: John Hoffman, Herman Rosse
Música Original: Philip Glass
Direção Musical: Heinz Roemheld
Fotografia: Karl Freund
Edição: Milton Carruth
Direção de Arte: Charles D. Hall
Figurino: Vera West, Ed Ware
Maquiagem: Jack P. Pierce
Efeitos Sonoros: C. Roy Hunter, Jack Foley, W, Hedgcock, Jack Bolger
Efeitos Visuais: Frank H. Booth, John P. Fulton
Nota: 8.1
Filme Assistido em: 1946

Elenco

Bela Lugosi Conde Drácula
Helen Chandler Mina Seward
David Manners Jonathan Harker
Dwight Frye Renfield
Edward Van Sloan Prof. Abraham Van Helsing
Herbert Bunston Dr. Jack Seward
Frances Dade Lucy Weston
Joan Standing Enfermeira Briggs
Charles K. Gerrard Martin
Michael Visaroff Gerente da Taberna
Anna Bakacs Filha do Gerente da Taberna
Nicholas Bela Passageiro do coche
Daisy Belmore Passageira do coche
Moon Carroll Empregada
Geraldine Dvorak Esposa de Drácula
Cornelia Thaw Esposa de Drácula
Dorothy Tree Esposa de Drácula
Donald Murphy Passageiro do coche
Josephine Velez Grace, enfermeira inglesa

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

No século XIX, Drácula é um conde misterioso que mora na Transilvânia. Ele é uma criatura da noite, um vampiro, sedutor e perigoso quando com sede.  Ao seu castelo, chega Renfield, um corretor imobiliário britânico, que havia sido contratado para conseguir uma mansão na Inglaterra.  Drácula o recebe e lhe oferece uma refeição e vinho.  A seguir, aproxima-se de Renfield e morde seu pescoço para sugar-lhe o sangue.  

Dias depois, Drácula viaja para a Inglaterra, levando consigo Renfield com fortes perturbações mentais.  Quando o navio chega ao porto inglês de Whitby, parece mais um navio fantasma cheio de mortos.

Uma vez instalado em sua nova mansão, Drácula começa a atacar pessoas sempre para saciar sua sede por sangue.  Certa noite, durante a apresentação da Orquestra Sinfônica de Londres, na Opera House, ele se apresenta como o Conde Drácula junto ao Dr. Jack Seward, psiquiatra e proprietário do Asilo onde Renfield acha-se internado.  Na oportunidade, Dr. Seward o apresenta à sua filha, Mina Seward, à sua amiga Lucy Weston, e ao namorado de Mina, Jonathan Harker.

Em pouco tempo, Lucy sucumbe ao feitiço do conde e se torna uma vampiro.  A seguir, ele se apaixona por Mina, mas sente dificuldades em se apossar dela, que está sempre protegida pelo pai e pelo noivo.  Mesmo assim, ele não desiste e consegue se aproximar de Mina.  Quando esta sofre um mal-estar, seu pai chama o Prof. Abraham Van Helsing para examiná-la.  Este, que também é especialista em caçar vampiros, suspeita que ela foi vítima de um deles e as suspeitas recaem sobre o novo morador da mansão, o conde Drácula.

imagem

Comentários

"Drácula" é considerado um dos clássicos do horror, não tanto por sua atmosfera, mas pela interpretação magistral do húngaro Bela Lugosi, na figura clássica do vampiro, com a brilhante capa preta e os cabelos engomados para trás, lembrando as asas e cabeça de um morcego.

Realizado por Tod Browning, o filme parte de um roteiro, assinado por Garrett Fort, e baseado numa peça inglesa de meados dos anos 20, escrita por Hamilton Deane e John L. Balderston.  A peça, por sua vez, teve origem no livro 'Dracula', de Abraham Stoker, escrito em 1897.

Além da magnífica interpretação de Bela Lugosi, merecem ainda destaques a atuação de Dwight Frye, no papel de Renfield, e a excelente fotografia de Karl Freund.

CAA