Filmes por gênero

DUELO AO SOL (1946)

Duel in the sun
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Duel au soleil (França, Bélgica)
Duelo al sol (Espanha, México)
Duello al sole (Itália)
Duell in der sonne (Austria, Alemanha)
Duell i solen (Suécia)
Pojedynek w sloncu (Polônia)
Párbaj a napon (Hungria)
Дуэль под солнцем (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Drama, Faroeste
Direção: King Vidor
Roteiro: David O. Selznick, Oliver Garrett
Produção: David O. Selznick
Design Produção: J. McMillan Johnson
Música Original: Dimitri Tiomkin
Direção Musical: Dimitri Tiomkin
Fotografia: Harold Rosson, Lee Garmes, Ray Rennahan
Direção de Arte: James Basevi
Guarda-Roupa: Harry Apperson
Efeitos Sonoros: James G. Stewart, Richard DeWeese
Efeitos Especiais: Clarence Slifer
Efeitos Visuais: Jack Cosgrove
Nota: 8.5
Filme Assistido em: 1952

Elenco

Gregory Peck Lewton 'Lewt' McCanles
Jennifer Jones Pearl Chávez
Joseph Cotten Jesse McCanles
Lionel Barrymore Sen. Jackson McCanles
Herbert Marshall Scott Chávez
Lillian Gish Laura Belle McCanles
Walter Huston Pregador
Charles Bickford Sam Pierce
Harry Carey Lem Smoot
Joan Tetzel Helen Langford
Tilly Losch Mulher de Chávez
Butterfly McQueen Vashti
Scott McKay Sid
Otto Kruger Sr. Langford
Sidney Blackmer O amante
Charles Dingle Xerife Hardy
Lane Chandler Capitão da Cavalaria
Robert McKenzie Zeke
Steve Dunhill Jake

Prêmios

Festival Internacional de Veneza, Itália

Copa Cinecittà (David O. Selznick)

Indicações

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Atriz (Jennifer Jones)

Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante (Lillian Gish)

Festival Internacional de Veneza, Itália

Grande Prêmio Internacional (King Vidor)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Scott Chávez mata sua mulher adúltera e o amante.  Enquanto aguarda na prisão sua execução por enforcamento, ele conforta sua filha Pearl, dizendo-lhe que já acertou para que ela vá morar com sua prima e ex-noiva, Laura Belle McCanles, agora casada com um senador e rico barão de gado.

Assim, após a morte do pai, Pearl viaja até Paradise Flats, no Texas, onde é bem recebida no rancho por Laura Belle e por seu filho mais velho, o advogado Jesse, e com uma certa hostilidade pelo senador, preso a uma cadeira de rodas.

Logo ao chegar, Pearl passa a ser o centro de uma luta entre Jesse e seu irmão Lewt, ambos atraídos pela bela mestiça.  Certa manhã, ao vê-la nadando nua num pequeno lago, Lewt fica até o fim da tarde esperando que ela saia d'água para vê-la.  Ao chegarem atrasados para o jantar, Laura Belle suspeita, pelos cabelos molhados de Pearl, que os dois estiveram nadando juntos.

Ao tomar conhecimento que a ferrovia pretende se expandir através de suas terras, o senador e outros barões de gado se juntam para tentar impedi-la.  Como Lewt encontra-se fora, em El Paso, Jesse é obrigado a acompanhar o pai.  No encontro com o presidente da ferrovia, Jesse se posiciona contra o pai, sendo por este expulso de casa.

Quando Lewt retorna ao rancho, descobre que Pearl encontra-se sozinha em seu quarto e a estupra.  Mais tarde, ao se preparar para deixar a casa do pai, Jesse ouve a voz do irmão vindo do quarto de Pearl.  Antes de sair, confessa seu amor por ela, embora acredite que seja tarde demais.

Os meses se passam e todos agora admitem que Lewt e Pearl são amantes.  Perguntado se ele se casaria com ela, Lewt responde que sim.  Por trás, entretanto, assegura ao pai que Pearl  é apenas um passatempo.

Durante um baile, Pearl pretende anunciar seu noivado com Lewt, mas este a menospreza.  Ao sair do local em lágrimas, encontra Sam Pierce, um homem com idade de ser seu pai.  Este se diz atraído por ela e lhe propõe usar suas economias para comprar um rancho para eles, caso ela o aceite.  Momentos depois, ela concorda em se casar com Sam, embora admita que não o ame.

Na noite anterior à data do casamento de Pearl, Lewt procura Sam e o mata, tornando-se um fora-da-lei cuja captura será recompensada com US$ 2000.  Embora foragido, Lewt procura Pearl, mas esta inicialmente o rejeita.  Depois, quando ele lhe diz que pretende comprar um rancho no México, ela lhe pede para que a leve consigo.  Desapontando-a, ele lhe diz que não pretende se casar, mas que, uma vez ou outra a procurará como naquela noite.

Laura Belle adoece e morre pouco tempo depois.  Ao tomar conhecimento da doença da mãe, Jesse retorna ao rancho, onde não a encontra mais com vida.  Na ocasião, ele pede à Pearl para que ela vá morar em Austin com ele e com Helen Langford, a filha do presidente da ferrovia, com quem ele pretende se casar.  Pearl agradece o convite mas não o aceita.

Jesse envia um bilhete para Lewt, propondo um duelo por causa de Pearl.  Lewt encontra-se com ele na rua de Paradise Flats, ferindo à bala seu irmão desarmado.  Pearl cuida de Jesse até a chegada de Helen.

Chocada com o ato praticado por Lewt, e com receio de que mais tarde ele volte para matar o irmão, Pearl decide ir ao seu encontro e enfrentá-lo.  Depois de uma viagem a cavalo de dois dias, ela o encontra.  Ao vê-lo de longe, começa a atirar.  Ele responde da mesma forma.  O duelo continua até que os dois são mortalmente feridos.

Arrastando-se, ela consegue chegar até ele.  Abraçados, os dois confessam seu amor mútuo, morrendo ambos em seguida.

imagem

Comentários

"Duelo ao Sol" é um memorável e clássico faroeste produzido por David O. Selznick.  Realizado pelo cineasta King Vidor, o filme conta a história de Pearl Chávez, uma jovem e bela mestiça que, após a morte de seu pai, vai morar com uma família rica, onde é disputada por dois irmãos.

Partindo de um ótimo roteiro, Vidor realiza um bom trabalho, no que é ajudado pela excelente fotografia do trio formado por Lee Garmes, Ray Rennahan e Harold Rosson, bem como, pela bela trilha sonora de Dimitri Tiomkin e por grandes interpretações.

Embora não seja seu melhor filme, "Duelo ao Sol" talvez tenha sido o mais famoso trabalho de Jennifer Jones.  Antes de atuar neste filme, ela já havia ganho o Oscar de Melhor Atriz em 1944, por seu desempenho em "A Canção de Bernadette" e sido indicada à estatueta em 1945 e 1946, respectivamente por suas atuações em "Since You Went Away" e "Love Letters".

Vale a pena ainda ressaltar as atuações de Lillian Gish, Gregory Peck, Joseph Cotten, Butterfly McQueen, Lionel Barrymore e Walter Huston.

CAA