Filmes por gênero

FORMOSA BANDIDA (1941)

Belle Starr
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: A lenda da Raposa Vermelha (Portugal)
La reine des rebelles (França, Bélgica)
La ribelle del sud (Itália)
Belle Starr, the bandit queen (Reino Unido)
La indómita (México)
En laglös kvinna (Suécia)
Belle Starr regina rebelilor (Romênia)
Rosvojen kuningatar (Finlândia)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Faroeste
Direção: Irving Cummings
Roteiro: Lamar Trotti
Produção: Kenneth Macgowan
Música Original: Alfred Newman
Fotografia: Ernest Palmer, Ray Rennahan
Edição: Robert Simpson
Direção de Arte: Richard Day, Nathan Juran
Guarda-Roupa: Travis Banton
Efeitos Sonoros: Roger Heman Sr., E. Clayton Ward
Nota: 7.3
Filme Assistido em: 1947

Elenco

Gene Tierney Belle Shirley / Belle Starr
Randolph Scott Capitão Sam Starr
Dana Andrews Major Thomas Crail
Howard Hickman Coronel Thornton
Charles Trowbridge Coronel Bright
Shepperd Strudwick Ed Shirley
Elizabeth Patterson Sarah
Chill Wills Blue Duck
Louise Beavers Mammy Lou
Olin Howland Jasper Tench
Paul Burns Sargento
Joe Sawyer John Cole
Joe Downing Jim Cole
James Flavin Sargento
Charles Middleton Aventureiro
George Melford Pregador
Mae Marsh Mulher do pregador
John Shepperd Ed Shirley
Adrian Morris Ordenança do Major Crail

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Em 1865, no Missouri, Jasper Tench procura a Srta. Belle Shirley a quem vende um cavalo por US$ 500.  Ela o paga com dinheiro confederado e ele sai resmungando.  Logo a seguir, Ed Shirley, seu irmão, chega anunciando que a guerra civil acabou e que, infelizmente, os sulistas foram os derrotados.  Ela não se conforma, tamanho o ódio que sente pelos ianques, responsáveis pela morte do pai.

Na cidade, Ed e Belle encontram um velho amigo de infância, o agora major Thomas Grail.  Na conversa, este diz ter sido enviado ao Missouri com a missão de prender homens como o capitão Sam Starr, que não querem acatar a derrota e continuam a travar uma luta de guerrilha.

À noite, convidados por Ed, Grail e seu oficial superior, coronel Thornton, jantam na casa dos Shirley, quando alguém bate à porta.  Belle atende e, para sua surpresa, o homem que está à sua frente é nada menos que o Capt. Sam Starr, que ela só conhecia de nome.  Preocupada, ela pede que ele vá embora, já que está em meio a um jantar oferecido a uns convidados.  Sam lhe diz que irá embora após cumprimentar o Major Grail.  Diante dessa colocação, Belle pede à Mammy Lou, sua velha aia, que coloque mais um prato à mesa.  Os dois entram e, após as apresentações, o jantar continua.

Ao final da refeição, Grail desarma Sam e, do lado de fora, quando se prepara para partir, é surpreendido pelos homens de Sam, que invertem a situação.  Entretanto, quando um grupo de soldados ianques se aproxima, os guerrilheiros se vêem obrigados a fugir.  Durante a perseguição, Tom é alvejado e cai ferido.  Recolhido à casa dos Shirley, recebe os primeiros curativos.

Na manhã seguinte, Grail volta à casa de Belle, prende Sam e Ed, este por esconder um bandido, e manda incendiar a mansão.  Indignada, ela vai até as colinas ao encontro dos guerrilheiros.  Com a ajuda de Blue Duck, e carregando armas sob a saia, ela entra na prisão para visitar o irmão e consegue, assim, fazer com que eles fujam.  De volta às colinas, Ed tenta fazer com que a irmã o siga, mas ela está decidida a participar do grupo de Sam.

Espalha-se a revolta do Capt. Starr.  Recrutas unem-se ao grupo. O exército se sente impotente frente à hostilidade dos nativos.  O governo oferece uma recompensa de US$ 5000 pelas cabeças de Sam e Belle.  Os dois se casam e Belle Shirley torna-se Belle Starr.

O movimento vai bem até a chegada dos irmãos Jim e John Cole, perigosos pistoleiros que se juntam ao grupo.  Com a ajuda de Blue Duck, Ed chega até sua irmã para avisá-la que ela e Sam estão rodeados da pior escória do sul e que homens como os irmãos Cole só estão ali para matar, saquear e tirar proveito próprio, e não pela causa sulista.  Belle lhe diz que agora está casada com Sam e que não pode largá-lo assim.  Ao descer a colina, Ed é morto por um dos irmãos Cole.  Belle ainda corre até ele, a quem promete ter uma conversa séria com Sam.

Quando o marido chega, ela lhe diz que a luta deles não pode ser desfigurada, acolhendo ladrões e criminosos.  Ele lhe promete pensar no assunto tão logo resolva um caso com o governador.  Perguntado sobre o que pretende fazer, ele responde que, por iniciativa dos irmãos Cole, o grupo vai raptar o governador, em visita à cidade, a fim de exigir uma negociação justa para a causa sulista.  Ela diz ao marido que os Cole não estão interessados em negociação pela causa e sim em conseguir uma quantia milionária como resgate.  Como Sam não muda de idéia, ela lhe entrega sua aliança e parte sozinha.

Ao encontrar-se com Mammy Lou, Belle lhe pede que procure o Major Grail, pois está disposta a se entregar.  Sua antiga aia lhe diz que a cidade está fortemente armada, pois o exército acredita que a presença do governador servirá de isca para atrair e prender Sam.  Preocupada, ela monta num cavalo e sai em disparada para avisar o marido sobre a situação.  No caminho, Jasper Tench, o homem que lhe havia vendido um cavalo, a fere mortalmente, sendo seu corpo entregue ao major Grail.  Diante do ocorrido, Sam finalmente se apresenta às autoridades.

imagem

Comentários

"Formosa Bandida" é um bom faroeste.  Realizado pelo cineasta Irving Cummings, o filme procura mostrar um retrato de uma das mais notáveis foras-da-lei dos Estados Unidos pós-guerra civil.  Embora não se possa fazer qualquer tipo de comparação com o maravilhoso "... E o Vento Levou", de Victor Fleming, 1939, há qualquer coisa em "Formosa Bandida" que o lembra: talvez o clima reinante em 1865 nos Estados Confederados do Sul, a determinação do povo sulista, a figura da Mammy Lou, o racismo...

Cummings faz um bom trabalho, no que é ajudado pela bela fotografia, pela trilha sonora de Alfred Newman e pelo figurino de Travis Banton.  Gene Tierney está muito bem no papel principal, o mesmo ocorrendo com Randolph Scott.  No elenco, merecem ainda serem citadas as boas atuações de Dana Andrews, Chill Wills, John Shepperd e Louise Beavers.

CAA