Filmes por gênero

COMANDO NEGRO (1940)

Dark Command
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: L'escadron noir (França)
Il generale Quantrill (Itália)
Mando siniestro (Espanha)
El mandamiento oscuro (México)
La patrulla infernal (Chile)
Schwarzes Kommando (Alemanha, Áustria)
Nattens brigad (Suécia)
Het zwart commando (Holanda)
Czarny oddzial (Polônia)
Зов крови (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Faroeste
Direção: Raoul Walsh
Roteiro: F. Hugh Herbert, Lionel Houser, Grover Jones
Produção: Sol C. Siegel
Música Original: Victor Young
Fotografia: Jack A. Marta
Edição: William Morgan
Direção de Arte: John Victor Mackay
Guarda-Roupa: Adele Palmer
Nota: 7.3
Filme Assistido em: 1946

Elenco

John Wayne Bob Seton
Claire Trevor Srta. Mary McCloud
Walter Pidgeon William Cantrell
Roy Rogers Fletch McCloud
Porter Hall Angus MCCloud
George 'Gabby' Hayes Doc Grunch
Marjorie Main Sra. Cantrell
Raymond Walburn Juiz Buckner
Joe Sawyer Bushropp
Trevor Bardette Sr. Hale
Helen MacKellar Sra. Hale
J. Farrell MacDonald Dave
Richard Alexander Phil
Ferris Taylor Banqueiro
John Merton Homem de Cantrell
Nelson McDowell Fazendeiro
Edward Hearn Primeiro Jurado
Ed Brady Jurado
Edmund Cobb Jurado
Jack Lowe Jurado
Ray Bennett Guerrilheiro
Ethan Laidlaw Guerrilheiro
Earl Askam Guerrilheiro
Joe McGuinn Guerrilheiro
Jack Montgomery Guerrilheiro
Al Taylor Guerrilheiro
Henry Wills Guerrilheiro

Indicações

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Direção de Arte (John Victor Mackay)

Oscar de Melhor Trilha Sonora (Victor Young)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Em 1859, antes da Guerra Civil Americana, Bob Seton, um aventureiro, em meio a conflitos entre os que são contra e os a favor da escravatura, chega à Lawrence, Kansas, onde conhece Mary McCloud e o professor Will Cantrell, um homem obcecado pelo poder e que deseja casar-se com ela.

Bob se mete numa briga  e é ajudado por Fletch McCloud, irmão de Mary.  Bob diz a Fletch que deseja casar-se com Mary.  Em seguida, fala com ela.  Cantrell tenta conseguir a vaga de delegado federal, mas termina perdendo o cargo para Bob.  Cantrell alega que conhecer a lei é indispensável para quem almeja o cargo.  Bob reage alegando que o importante é saber prender os fora-da-lei.

Depois de uma discussão sobre o Sul, Hale bate em Fletch que reage matando Hale com um tiro e é preso.  Mary suplica por ele, mas Bob se mantém firme.  Cantrell vê aí a chance de conquistar o coração de Mary.  Com seus homens, usando máscaras, ameaça os jurados.  No tribunal, Cantrell defende Fletch e este é absolvido.

A guerra estoura e Cantrell forma uma quadrilha de saqueadores de propriedades em favor da causa sulista.  Fletch, agradecido por ele ter salvo sua vida, é dos primeiros a se juntar ao grupo.  Cantrell usa uniformes dos confederados e Bob organiza uma milícia.

O povo receia que o banqueiro McCloud tenha enviado seu dinheiro para o Sul.  Quando ele é morto, Fletch acusa Bob.  Cantrell, Fletch e seu bando emboscam Bob que consegue se salvar pulando no rio.  O juiz Buckner destitui Bob do cargo de delegado federal.

Bob protege Mary de uma multidão.  Ela lhe diz que vai seguir Cantrell e Bob a pega em seus braços.  No Missouri, Mary é recebida por Fletch e Cantrell, que tem uma bela casa.  Bob é levado até lá, como prisioneiro, mas Cantrell diz que ele é seu hóspede.  Fletch entrega a Bob uma arma, os dois nocauteiam Cantrell e fogem juntamente com Mary.

Fletch é ferido.  O povo enfrenta o bando de Cantrell.  A Sra. Cantrell usa um rifle para tentar parar seu filho.  Bob chega.  Cantrell atira, mas Bob o mata.  Com a aproximação da milícia, o bando foge.  Na cena final, Fletch se recupera do ferimento enquanto Mary pega na mão de Bob.

imagem

Comentários

"Comando Negro" é um bom filme do gênero 'western', com muita ação e tensão.  Baseado num conto de W. R. Burnett e realizado pelo conhecido diretor Raoul Walsh, "Comando Negro" consegue reunir três grandes nomes dos filmes sobre o 'Velho Oeste':  John Wayne, Roy Rogers e George 'Gabby' Hayes.  Neste filme, Roy Rogers faz o papel de um personagem completamente diferente dos habituais.

Com uma bela trilha sonora e uma produção bem cuidada, o filme tem, ainda, em seu elenco, um dos seus pontos fortes.  Além do famoso trio de 'caubóis', merecem atenção as atuações de Claire Trevor, Walter Pidgeon e Marjorie Main.

CAA