Filmes por gênero

ELE, O BOTO (1987)

imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: He, the Dolphin (USA)
Pais: Brasil
Gênero: Drama
Direção: Walter Lima Jr.
Roteiro: Tairone Feitosa, Walter Lima Jr., Affonso Romano de Santanna
Produção: Lucy Barreto, Luiz Carlos Barreto, Flávio R. Tambellini
Música Original: Wagner Tiso
Fotografia: Pedro Farkas
Edição: Mair Tavares
Direção de Arte: Paulo Flaksman
Figurino: Sérgio Silveira
Efeitos Sonoros: Mark Van Der Willigen, Virginia Flores, José Luiz Sasso
Nota: 7.4
Filme Assistido em: 1988

Elenco

Carlos Alberto Riccelli Boto
Cássia Kiss Tereza
Ney Latorraca Rufino
Dira Paes Corina
Paulo Vinícius Luciano
Ruy Polanah Zé Amaro
Maria Sílvia Tia
Marcos Palmeira Pescador
Tonico Pereira Pereira
Vanja Orico Maria
Lutero Luiz Pescador
Rolando Boldrin Contador de 'causos'

Prêmios

Festival de Cinema do SESC, Brasil

Prêmio do Público de Melhor Filme (Walter Lima Jr.)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Num vilarejo do litoral brasileiro, pescadores enfrentam dificuldades devido a escassez de peixes, fato que eles atribuem aos botos instalados no local.  Correm ainda lendas sobre o Ipupiara, boto que se transforma em moço e seduz as mulheres.

Tereza, filha do pescador Zé Amaro, engravida do boto, dando à luz um pequeno boto.  Passa então a ser chamada de mulher de boto.  Maria, tia de Tereza, pede moradia para Zé Amaro.  Junto leva Luciano, seu filho, que logo se encanta por Corina, irmã mais nova de Tereza.

Zé Amaro suicida-se e Tereza vai até Rufino, vendedor de combustível e explorador dos pescadores, saldar uma dívida.  Rufino lhe diz que não há dívida, visto que o pai a quitara com a casa onde moram.  Rufino declara seu interesse por Tereza.

Na festa de São João, o boto transformado em rapaz, diverte-se seduzindo as mulheres, inclusive Tereza e Corina.  Terminada a festa, os homens reunidos num bar queixam-se da escassez de peixe.  O boto aconselha-os a sair à pesca durante a noite.

Os homens acatam a idéia porém sem obter sucesso.  Maria diz à Tereza que Luciano é filho de boto. Luciano chama Tereza de mãe e ela o renega. Ela se casa com Rufino, porém a festa é destruída por um vendaval enviado pelo boto.

O boto seduz Corina que termina por desaparecer no mar.  Disfarçado de turista estrangeiro, ele engana Rufino e novamente surge para Tereza, desorientando-a.  Rufino pede aos pescadores que o matem.  Todos saem à sua caça, porém quem obtém sucesso é Luciano, que sendo filho de boto, pode matá-lo.  Depois de cumprida a tarefa, Luciano não consegue escapar ao destino de também transformar-se em um boto.

imagem

Comentários

Baseado num livro de Lima Barreto, "Ele, o Boto" é um razoável filme sobre uma popular lenda da Amazônia, contada a partir de fragmentos de conversas de pescadores.

Realizado por Walter Lima Jr., o filme conta com um bom roteiro, conservando a estrutura básica da história original.  A direção de Lima Jr. é consistentemente boa.  No elenco, os destaques ficam por conta das interpretações de Cássia Kiss, Ney Latorraca, Dira Paes e, principalmente, de Carlos Alberto Riccelli, no papel do boto.

CAA