Filmes por gênero

ELSA & FRED - UM AMOR DE PAIXÃO (2005)

Elsa y Fred
imagem imagem imagem

Ficha Técnica

Pais: Argentina, Espanha
Gênero: Comédia Romântica
Direção: Marcos Carnevale
Roteiro: Marcos Carnevale, Marcela Guerty, Lily Ann Martin
Produção: José António Félez
Música Original: Lito Vitale
Fotografia: Juan Carlos Gómez
Edição: Nacho Ruiz Capillas
Direção de Arte: Satur Idarreta
Figurino: Nereida Bonmatí
Guarda-Roupa: Inmaculada Fernández, Maika Chamorro, Laura Agustín
Maquiagem: Karmele Soler
Efeitos Sonoros: Jaime Barros, Doug Roberts, Mario López, Alfonso Raposo
Efeitos Visuais: Pablo Urrutia, Iñigo Remacha
Nota: 8.0
Filme Assistido em: 2006

Elenco

Manuel Alexandre Fred
China Zorrilla Elsa
Blanca Portillo Cuca
Roberto Carnaghi Gabriel
José Ángel Egido Paco
Gonzalo Urtizberéa Alejo
Omar Muñoz Javi
Carlos Álvarez-Novoa Juan
Federico Luppi Pablo
Fanny Gautier Laura
Manolo Solo Médico
Julián Villagrán Médico

Prêmios

Associação dos Críticos de Cinema da Argentina

Condor de Prata de Melhor Atriz (China Zorrilla)

Condor de Prata de Melhor Figurino

Indicações

Associação dos Críticos de Cinema da Argentina

Condor de Prata de Melhor Filme

Condor de Prata de Melhor Roteiro Original

Condor de Prata de Melhor Música

Festival Internacional de Valladolid, Espanha

Prêmio Espiga de Ouro (Marcos Carnevale)

Prêmios Goya - Academia Espanhola, Espanha

Goya de Melhor Ator (Manuel Alexandre)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Elsa é uma argentina de 82 anos, mãe de dois filhos, que vive sozinha num pequeno apartamento de Madrid.  Embora tenha pouco tempo de vida, é alegre e otimista e nutre o sonho de, a exemplo de Anita Ekberg no filme "A Doce Vida", poder um dia entrar na Fontana di Trevi, em Roma, ao lado de seu Marcello Mastroianni.

Um pouco mais novo que Elsa, Fred é um viúvo abastado, cuja mulher faleceu há cerca de sete meses.  Sua filha casada, Cuca, o instala num apartamento vizinho ao de Elsa, onde ele passa a viver com a tristeza e a solidão, suas únicas companhias.

Um pequeno incidente entre a filha de Fred e Elsa, faz com que esta se aproveite para tentar uma maior aproximação com ele.  Assim, aos poucos, ela o convida para tomarem chá juntos, passearem pelas ruas de Madrid, conversarem.  Sempre tomando a iniciativa, um dia Elsa se convida para dormirem juntos, numa franca demonstração de que o tempo que lhes resta de vida, muito ou pouco, tem que ser bem desfrutado.

Enquanto isso, a filha e o genro de Fred o procuram na tentativa de conseguirem uma boa soma em dinheiro para iniciarem um novo negócio.  Ele se compromete a estudar a proposta e lhes dar uma resposta posteriormente.  Dias depois, ele informa à filha que ela pode ir em frente com seu projeto pois está disposto a contribuir com a importância por ela indicada.

Entretanto, ao descobrir que Elsa vem se submetendo a sessões de hemodiálise e se acha em fase terminal, Fred decide realizar o grande sonho da amiga.  Após escrever um bilhete para a filha, através do qual deixa claro que, ao invés de ajudá-la, resolveu investir em sua própria felicidade, ele parte para Roma em companhia de Elsa.  Uma vez lá, os dois hospedam-se num luxuoso hotel e passam a freqüentar excelentes restaurantes.

Certa noite, após conseguirem um pequeno gato branco e um pouco de leite, os dois partem para a Fontana di Trevi, onde Elsa pretende reconstituir a cena em que Ekberg e Mastroianni entram na famosa fonte romana.  Sua alegria é imensa.

Pouco depois de realizar seu grande sonho, Elsa vem a falecer.  De volta à Madrid, Fred passa a viver com a alegria e o otimismo que sempre nortearam a vida da amiga.

imagem imagem imagem

Comentários

"Elsa & Fred - Um Amor de Paixão" é uma magnífica comédia romântica.  Realizado pelo cineasta argentino Marcos Carnevale, que também participou da elaboração do roteiro, o filme fala de ternura, solidariedade, compreensão, otimismo.

O trabalho realizado por Carnevale e Guerty foi muito bem construído, contando com a ajuda da bela fotografia de Juan Carlos Gómez, da excelente música de Lito Vitale e, principalmente, das excepcionais atuações da uruguaia China Zorrilla e do madrilenho Manuel Alexandre, nos papéis principais.

CAA