Filmes por gênero

GUERRA DE CANUDOS (1997)

imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: The battle of Canudos (USA)
O agonas ton Canudos (Grécia)
Войната на Канудос (Bulgária)
Pais: Brasil
Gênero: Drama, Guerra, Histórico
Direção: Sérgio Rezende
Roteiro: Sérgio Rezende, Paulo Halm
Produção: Mariza Leão
Design Produção: Henrique Murthé
Música Original: Edu Lobo
Fotografia: Antônio Luis Mendes
Edição: Isabelle Rathery
Direção de Arte: Cláudio Amaral Peixoto
Figurino: Beth Filipecki
Maquiagem: Luizinho Ferreira
Efeitos Sonoros: Marc Van Willigen, Ira Spiegel, Luiz Adelmo, Jacob Ribicoff
Efeitos Especiais: Federico Farfán
Nota: 8.3
Filme Assistido em: 1997

Elenco

Cláudia Abreu Luiza
Marieta Severo Penha
Paulo Betti Zé Lucena
José Wilker Antônio Conselheiro
José de Abreu General Artur Oscar Guimarães
Selton Mello Tenente Luis
Tonico Pereira Coronel Moreira César
Roberto Bomtempo Pedro
Tuca Andrada Soldado Arimatéia
Dandara Ohana Guerra Teresa
Elias Mendonça João Abade
Ernani Moraes Antônio Vilanova
Orlando Vieira Coronel Tamarindo
Eliezer de Almeida Beatinho
Denise Weinberg Margot
Camilo Beviláqua Solano
Jurandir de Oliveira Firmino
Murilo Grossi Antônio
Lamartine Ferreira Quirino
Inaldo Santana Beato Onofre
Numa Pompílio Major Matos
Jorge Neves Toinho

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Em 1893, Antônio Conselheiro era um beato que, andando pelo sertão nordestino, pregava a salvação através do abandono material, exigindo que seus fiéis o seguissem.  Zé Lucena e Penha entusiasmam-se com as palavras do beato e resolvem acompanhá-lo. A filha mais velha, Luiza, rebela-se e foge de casa.  Perseguido pela Igreja e com um número significativo de fiéis, Conselheiro estabelece-se no sertão baiano, no Arraial de Canudos, às margens do Rio Vaza-Barris.

Monarquista assumido, seu movimento passa a ser considerado algo grande demais para a República, que acabara de ser proclamada.  Assim, vários destacamentos militares são enviados para destruírem o Arraial.

Depois de duas expedições mal-sucedidas, o Presidente Prudente de Morais manda chamar o Coronel Moreira César, famoso pelas atrocidades cometidas contra os federalistas em Santa Catarina, para confiar-lhe o comando de uma terceira expedição à Canudos.  No campo de batalha, entretanto, os canhões levados pela expedição são abandonados junto ao cadáver do Coronel.

Com o fracasso da terceira expedição, o Governo reúne todos os esforços disponíveis para destruir os sertanejos.  Assim, parte a quarta e última expedição, comandada pelo General Artur Oscar.  Em plena guerra, casada com o soldado Arimatéia, mas atraída por um jovem oficial, o Tenente Luis, Luiza tenta salvar sua família quando o exército decide acabar de vez com Conselheiro, que termina caindo morto em 22 de setembro de 1897.

imagem

Comentários

"Guerra de Canudos" é um excelente filme épico, baseado nos episódios que marcaram a fundação e o extermínio do Arraial de Canudos, liderado pelo beato Antônio Conselheiro.

Realizado pelo cineasta Sérgio Rezende, o filme, partindo de um roteiro exemplar e contando com uma competente direção, relata os fatos pela ótica de uma família que tinha opiniões conflitantes sobre Conselheiro.

Além de uma bela fotografia, assinada por Antônio Luis Mendes, "Guerra de Canudos" conta com um elenco estelar e ótimas interpretações.  Marieta Severo, no papel de Penha, está magnífica.

CAA