Filmes por gênero

ENCONTRO MARCADO (1998)

Meet Joe Black
imagem imagem imagem

Ficha Técnica

Pais: Estados Unidos
Gênero: Drama, Fantasia, Romance
Direção: Martin Brest
Roteiro: Bo Goldman, Ron Osborn, Kevin Wade, Jeff Reno
Produção: Martin Brest
Design Produção: Dante Ferretti
Música Original: Thomas Newman
Fotografia: Emmanuel Lubezki
Edição: Michael Tronick, Joe Hutshing
Direção de Arte: Robert Guerra
Figurino: David C. Robinson, Aude Bronson-Howard
Guarda-Roupa: Arthur Rowsell, Barbara Hause, Timothy Alberts e outros
Maquiagem: Joe Rossi, Tricia Heine, Jerry DeCarlo e outros
Efeitos Sonoros: Joe Earle, Chris Miller, Danny Michael e outros
Efeitos Especiais: Robert DeVine
Efeitos Visuais: Michael Owens
Nota: 6.9
Filme Assistido em: 1999

Elenco

Anthony Hopkins William Parrish
Brad Pitt Joe Black
David S. Howard Eddie Sloane
Jake Weber Drew
Jeffrey Tambor Quince
Claire Forlani Susan Parrish
Marcia Gay Harden Allison
Lois Kelly-Miller Mulher jamaicana
Richard Clarke Mordomo
Marylouise Burke Lillian
Diane Kagan Jennifer
June Squibb Helen
Suzanne Hevner Florista
Steve Coats Eletricista
Julie Lund Secretária de Drew
Kay Gaffney Membro da Diretoria
Anthony Kane Membro da Diretoria
Joe H. Lamb Membro da Diretoria
Robert C. Lee Membro da Diretoria
Jim McNickle Membro da Diretoria
Hardy Phippen Jr. Membro da Diretoria

Sinopse

Em Nova York, a Dra. Susan Parrish, uma médica residente, conhece por acaso um homem que acabara de chegar à cidade.  Eles se sentem atraídos, um pelo outro, mas logo após se despedirem ele morre em um acidente.  Em seguida, sob o nome de Joe Black, a própria Morte decide utilizar o corpo da vítima em sua estada junto aos humanos.

Paralelamente, às vésperas de comemorar seu 66º aniversário, o magnata William Parrish, pai da Dra. Susan, é acometido de um princípio de infarto.  Deitado na cama de sua mansão, William ouve uma misteriosa voz que balbucia: "Simmmmm...".  Surge, então, Joe Black, dizendo que está alí para levá-lo mas, como pretende conhecer os hábitos dos humanos, propõe retardar a partida se o milionário lhe proporcionar, antes, umas "férias" interessantes e instrutivas.

Concordando com a proposta e ciente de seu destino, William quer aproveitar o tempo que lhe resta para tomar importantes decisões.  Mais lúcido do que nunca, ele passa a encarar a vida de forma completamente diferente.  Começa, então, a enxergar coisas que nunca estiveram tão nítidas para ele, como o amor incondicional de sua filha mais velha, Allison, a qual sempre ficou em segundo plano em relação à sua predilação por Susan.

Por outro lado, apaixonado por Susan, Joe Black tem que decidir o que vai fazer com a situação a ele imposta.  Ele tem, portanto, a difícil tarefa de escolher levar ou não William, encerrando seu fatídico destino em pleno dia do seu aniversário. 

Mas o envolvimento com Susan, a qual se revela extremamente apegada ao pai, torna ainda mais difícil sua tomada de decisão.   Outro ponto importante para Joe Black, é ter que enfrentar a própria dor da perda, ao ter que deixar Susan, pois esta lhe revelou sentimentos maravilhosos e surpreendentes quando de sua passagem pela Terra.

imagem imagem imagem

Comentários

Se você está procurando um divertimento sobre uma história de amor, que seja inteligente e trate da alegria de viver, certamente gostará desse filme.   Embora seja sobre a morte, ele lhe ajudará a apreciar sua vida.  Apesar de apresentar um rítmo lento e de sua longa duração (quase três horas de projeção), "Encontro Marcado" é um filme comovente e provocativo, que merece reflexão após ser visto.  Trata-se de uma refilmagem do clássico "Uma sombra que passa", de Mitchell Leisen, produzido em 1934.

Com boas interpretações, destaque para Anthony Hopkins, uma trama bem elaborada e um ótimo design de produção, "Encontro Marcado" é, enfim, um filme leve, bem-humorado e que, embora trate da morte, passa longe de vir a ser considerado um filme mórbido.

CAA