Filmes por gênero

ENQUANTO VOCÊ DORMIA (1995)

While you were sleeping
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Enquanto dormias (Portugal)
L'amour à tout prix (França)
Pendant ton sommeil (Canadá francês)
Mientras dormías (Espanha, Argentina, Peru)
Während du schliefst (Alemanha)
Medan du sov (Suécia)
Mens du sov (Dinamarca, Noruega)
Пока ты спал (Rússia)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Comédia, Drama, Romance
Direção: Jon Turteltaub
Roteiro: Daniel G. Sullivan, Fredric LeBow
Produção: Roger Birnbaum, Joe Roth
Design Produção: Garreth Stover
Música Original: Randy Edelman
Fotografia: Phedon Papamichael
Edição: Bruce Green
Direção de Arte: Chris Cornwell
Figurino: Betsy Cox
Guarda-Roupa: Kimberly Guenther, Heather Pollock, Kaye Nottbusch
Maquiagem: Pamela S. Westmore, Whitney James
Efeitos Sonoros: J. Paul Huntsman, Ann Hadsell, Paul Massey e outros
Efeitos Especiais: Guy Clayton Jr., Paul H. Anderson, Dieter Sturm
Nota: 7.8
Filme Assistido em: 1996

Elenco

Sandra Bullock Lucy Eleanor Moderatz
Bill Pullman Jack Callaghan
Peter Gallagher Peter Callaghan
Peter Boyle Ox Callaghan
Jack Warden Saul
Glynis Johns Elsie
Micole Mercurio Midge Callaghan
Jason Bernard Jerry Wallace
Michael Rispoli Joe 'Joey' Fusco Jr.
Ally Walker Ashley Bartlett Bacon
Monica Keena Mary Callaghan
Ruth Rudnick Enfermeira Wanda
Marcia Wright Celeste
Dick Cusack Dr. Rubin
James Krag Dalton Clarke
Joel Hatch Padre
Krista Lally Phyllis
Kate Reinders Beth
Richard Pickren Pai de Lucy
Margaret Travolta Enfermeira
Susan Messing Amiga de Celeste
Peter Siragusa Vendedor de cachorro-quente
Dobie Maxwell Carteiro
Bernie Landis .
Rick Worthy .
Ann Whitney .

Prêmios

Prêmios Golden Screen, Alemanha

Prêmio Golden Screen

Prêmios Júpiter, Alemanha

Prêmio Júpiter de Melhor Atriz Internacional (Sandra Bullock)

Indicações

Prêmios Globo de Ouro, EUA

Prêmio de Melhor Atriz em um Musical ou Comédia (Sandra Bullock)

Prêmios da MTV, Estados Unidos

Prêmio de Melhor Atriz (Sandra Bullock)

Prêmio da Atriz mais Desejável (Sandra Bullock)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Lucy Eleanor Moderatz é uma jovem solteira e solitária, que trabalha num dos guichês do metrô de Chicago.  Diariamente, passa por ela um simpático passageiro por quem ela se apaixona.

No dia de Natal, o tal passageiro, de nome Peter Callaghan, cai sobre os trilhos e é salvo da morte por Lucy.  Peter é levado sem sentidos para o hospital e ela o acompanha.

Uma vez lá, começam a chegar os familiares de Peter que, ao verem Lucy na sala de espera, acreditam ser ela a noiva de quem Peter falara e que eles ainda não conheciam.  Preocupada, Lucy  pede a Saul, padrinho de Peter, que explique pra família o equívoco que está ocorrendo.  Este, entretanto, tem que se ausentar por um instante e não esclarece a situação.

Quando Peter recobra os sentidos, os familiares notam que ele se acha com amnésia parcial.  Assim, quando ele pergunta quem é a moça que se encontra presente, sua mãe responde que é sua noiva.  Atônita, Lucy ouve a colocação mas não reage.  Jack, irmão de Peter, sente-se atraído pela jovem.

Uma semana depois, com a memória praticamente restabelecida, Peter passa a se lembrar de tudo, inclusive números de telefone, mas não consegue se lembrar de Lucy.  Sua mãe insiste em que ele tem que se lembrar da noiva.  Tentando esclarecer a situação, Saul vai ao hospital, mas ao chegar lá, falta-lhe coragem e ele diz ao afilhado que ele precisa saber uma coisa a respeito de Lucy.  Então, fala que ela não é só sua noiva, que é também seu anjo da guarda, a pessoa que o salvou.  Diz ainda que ela vai visitá-lo naquela tarde e que, quando chegar, ele a olhe fixamente por uns dois minutos e, depois, tome uma decisão: ou a peça em casamento pela 2ª vez, ou rompa definitivamente a relação.

Na recepção do hospital, chega a verdadeira noiva, Ashley Bartlett Bacon.  Ela se dirige ao apartamento de Peter, de quem cobra essa história de que se acha noivo de outra pessoa.  Ele lhe responde que não tem nada mais a ver com ela, desde o momento em ela viajou para Portugal, abandonando-o.  Ela sai enfurecida.

Ao chegar ao hospital, Lucy encontra Saul na portaria, a quem pergunta qual foi a reação da família de Peter quando ele contou toda a verdade, ao que ele responde que não teve coragem de falar nada sobre o assunto.  Ela vai ao encontro de Peter e, mal entra em seu quarto, ele a pede em casamento, dizendo-lhe que antes de conhecê-la, tinha tudo que queria no campo material, mas não era feliz, que sua família a adorava e que tinha certeza que viria a se apaixonar por ela.

Jack, sempre apaixonado, mas sem se deixar notar, a procura em sua casa e lhe dá uma pequena lembrança de Florença.

No dia em que todos se reúnem na capela do hospital para assistirem à celebração do casamento de Peter e Lucy, esta chega ao altar e conta toda a verdade, dizendo que não o fez antes porque, de uma hora pra outra, se viu apaixonada por toda aquela bela família.  Pedindo desculpas a todos, ela se retira.

Os dias se passam até que Jack, acompanhado dos pais e padrinhos, chega ao guichê onde Lucy trabalha e a pede para que se case com ele.  Após o casamento, o casal parte em sua lua-de-mel para Florença.

imagem

Comentários

"Enquanto Você Dormia" é uma agradável comédia romântica.  Dirigido por Jon Turteltaub, o filme apresenta vários momentos gostosos, muito embora nenhum seja especialmente memorável.

Partindo de um roteiro simples e leve, porém bem construído, Turteltaub apresenta um bom trabalho ao contar a história com muito bom humor.  A música de Randy Edelman é um outro ponto que merece menção.

No elenco, o grande nome a destacar é o de Sandra Bullock.  Embora não seja a melhor atriz de sua geração, Bullock está doce, vulnerável e convincente no papel da solitária e carente Lucy  Moderatz.  Bill Pullman, Jack Warden e Peter Gallagher estão ótimos com suas corretas atuações.

Enfim, "Enquanto Você Dormia" é um bom programa para quem está a fim de um entretenimento leve e divertido.

CAA