Filmes por gênero

INDIA, A FILHA DO SOL (1984)

imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: India, daughter of the Sun (Estados Unidos)
A Nap lánya (Hungria)
Pais: Brasil
Gênero: Drama
Direção: Fábio Barreto
Roteiro: Fábio Barreto, Eduardo Coutinho, Marco Altberg, Bubi Leite Garcia
Produção: Lucy Barreto, Luiz Carlos Barreto, Lucíola Vilella
Design Produção: Clovis Bueno
Música Original: Caetano Veloso
Fotografia: Pedro Farkas
Edição: Raimundo Higino
Figurino: Clovis Bueno
Maquiagem: Ana Grega
Efeitos Sonoros: Denise Fontoura, Jorge Saldanha, Antônio César, J. Santana
Efeitos Especiais: Sérgio Farjalla
Nota: 6.8
Filme Assistido em: 1984

Elenco

Glória Pires India Put'Koi
Nuno Leal Maia Cabo Silvério
Pedro Paulo Rangel Maneco
Sebastião Vasconcelos Inspetor
Ruy Polanah Mank'Pok
Flávio São Thiago
Lutero Luiz
Luiz Mendonça .
Eliane Narducci .
Sônia de Paula .
Betúlia Pires Camargo .
Odilon Camargo .
Sandro Solviatti .

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

A jovem índia Put'Koi vive tranqüilamente ao lado do pai, Mank'Tok, numa aldeia à beira do rio Javaré, no interior de Goiás, amassando milho, aprendendo a tecer palha, banhando-se ao entardecer com os curumins.

Numa viagem com o pai, encontra-se com o cabo Silvério, do Exército, encarregado de resolver determinadas irregularidades num garimpo clandestino em Barreira de Pequi.  Na casa onde pernoitam, Silvério embebeda o pai índio e leva a pequena índia para o seu quarto.

No dia seguinte, parte pelas matas, seguido de perto por Put'Koi e seu animalzinho de estimação, um veadinho. Ela se sente apaixonada pelo militar e os dois fazem amor e banham-se ao pôr-do-sol. Ao amanhecer, pegam carona num caminhão e partem para a região do garimpo.

Ao chegarem ao local, à noite, garimpeiros divertem-se com prostitutas num Bar.  As mulheres nativas são tratadas de forma marginal.  Silvério manifesta seu interesse pelo negócio de diamantes.  Enquanto isso, ao ver seu animalzinho de estimação sendo assado pelos garimpeiros, Put'Koi revolta-se, briga com Silvério e inicia seu retorno à aldeia.

O chefe do garimpo e inspetor não gosta da presença de Silvério em suas terras.  Este o procura, com a intenção de se apossar, de forma criminosa, de algumas pedras de diamantes.  Os dois acabam travando um violento duelo e o inspetor é fuzilado. Silvério comunica pelo rádio a seus superiores que sua missão está cumprida.

Mais tarde, em seu caminho de volta, Silvério nota que continua a ser seguido pela jovem índia.  Sabendo que não pode chegar à cidade acompanhado de Put'Koi, ele se volta contra ela e a mata com um tiro de revólver, continuando em seguida sua caminhada.

imagem

Comentários

Baseado num conto de Bernardo Élis, "Índia, a Filha do Sol" é um razoável filme brasileiro.  Realizado pelo diretor Fábio Barreto, o filme chegou a ser selecionado para a Quinzena dos Realizadores, no Festival de Cannes.

Um dos pontos fracos de "Índia, a Filha do Sol" é o seu roteiro, o qual teve a participação de Barreto.  Quanto à direção, também deixa a desejar nesse que foi o seu primeiro filme.

No quesito elenco, o filme basicamente se detém nos trabalhos de Nuno Leal Maia e de Glória Pires, ambos com boa atuação.

CAA