Filmes por gênero

INTERLÚDIO (1946)

Notorious
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Difamação (Portugal)
Les enchaînés (França, Canadá)
Notorious - L'amante perduta (Itália)
Encadenados (Espanha)
Tuyo es mi corazón (Argentina, Venezuela)
Kvinna - Spion (Suécia)
Berucht (Holanda)
Berygtet (Dinamarca)
Oslawiona (Polônia)
Дурная слава (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Filme Noir, Suspense, Drama, Romance
Direção: Alfred Hitchcock
Roteiro: Ben Hecht
Produção: Alfred Hitchcock
Música Original: Roy Webb
Direção Musical: C. Bakaleinikoff
Fotografia: Ted Tetzlaff
Edição: Theron Warth
Direção de Arte: Carroll Clark, Albert D'Agostino
Guarda-Roupa: Edith Head
Maquiagem: Mel Berns
Efeitos Sonoros: John Tribby, Terry Kellum
Efeitos Especiais: Paul Eagler, Vernon Walker
Efeitos Visuais: Chris Crowell
Nota: 9.4
Filme Assistido em: 1953

Elenco

Cary Grant T. R. Devlin
Ingrid Bergman Alicia Huberman
Claude Rains Alexander 'Alex' Sebastian
Louis Calhern Capt. Paul Prescott
Leopoldine Konstantin Sra. Anna Sebastian
Reinhold Schünzel Prof. Wilhelm Renzler / Dr. Anderson
Moroni Olsen Walter Beardsley
Ivan Triesault Eric Mathis
Alex Minotis Joseph, mordomo de Sebastian
Wally Brown Sr. Hopkins
Charles Mendl Comodoro
Ricardo Costa Dr. Julio Barbosa
Fay Baker Ethel
Charles D. Brown Juiz
Eberhard Krumschmidt Emil Hupka
Fred Nurney John Huberman
Peter von Zerneck William Rossner
Frederick Ledebur Sr. Knerr
Bess Flowers Convidada na Festa
Alfred Hitchcock Homem bebendo champagne na Festa

Prêmios

Prêmios Bambi, Alemanha

Prêmio Bambi de Melhor Atriz Internacional (Ingrid Bergman)

Indicações

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Ator Coadjuvante (Claude Rains)

Oscar de Melhor Roteiro Original (Ben Hecht )

Festival Internacional de Cannes, França

Grand Prix do Festival (Alfred Hitchcock)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Em abril de 1946, num Tribunal de Miami, o alemão John Huberman é condenado por traição e sentenciado a 20 anos de prisão.  Na manhã seguinte, um oficial da Inteligência Americana, T. R. Devlin, procura sua filha, Alicia Huberman, com a missão de contratá-la para que se infiltre num cartel químico alemão, representado pelas Indústrias I. G. Farben, no Rio de Janeiro.  Seu trabalho de contra-espionagem poderá vir a beneficiar a situação de seu pai.  Hesitante, a princípio, ela termina aceitando a proposta que lhe foi oferecida.

Durante a viagem para o Rio de Janeiro, em companhia de Devlin, ela toma conhecimento de que seu pai havia se suicidado na prisão.  Triste, confidencia que o comportamento do pai a deixara alcoólatra e com baixa auto-estima.

Na embaixada dos EUA, o chefe de Devlin, Capt. Paul Prescott, informa Alicia que, para conseguir as informações que o Serviço de Inteligência precisa, ela vai ter que seduzir e se casar com Alexander Sebastian, líder da organização e seu antigo noivo.  Embora estando apaixonada, a essa altura, por Devlin, ela aceita a missão, disposta a ir até as últimas conseqüências, mesmo correndo risco de vida.

No dia seguinte, Alicia e Devlin vão às corridas de cavalos, a fim de forjarem um encontro 'casual' entre ela e Sebastian, já que este vai estar lá.  Ao se encontrarem, o alemão mostra-se feliz e a convida para um jantar em sua mansão, convite por ela aceito.

À noite, já na casa de Sebastian, ela é apresentada a cinco convidados, todos agentes nazistas:  Eric Mathis, Emil Hupka, Dr. Anderson, William Rossner e Sr. Knerr.  A Sra. Anna Sebastian, mãe do anfitrião, a recebe com reservas.

Numa nova ida às corridas, em companhia de Alex e da Sra. Sebastian, Alicia consegue passar para Devlin os nomes dos convidados do jantar.  Devlin mostra-se ciumento quando ela lhe diz que, praticamente já conquistou Alex.  Ao voltar para junto do alemão, entretanto, este lhe diz que a estava observando de longe e que acredita estar ela apaixonada por Devlin, o que ela prontamente nega.

Na embaixada, Prescott mostra-se satisfeito ao verificar que seu plano começa a dar resultados, já que a presença do Prof. Wilhelm, conhecido como Dr. Anderson, significa que o cientista deve estar desenvolvendo experiências na mansão dos Sebastian.

Embora a Sra. Sebastian seja absolutamente contra o casamento, Alex a desafia e se casa com Alicia.  Ao voltar de uma rápida lua-de-mel, Alicia desfaz suas malas e verifica que seus aposentos não têm uma única chave.  Estranhando tal fato, procura o mordomo Joseph, que lhe informa que todas as chaves da casa encontram-se com a Sra. Sebastian.  Com a ajuda do marido, ela consegue ter acesso às mesmas.

De posse das chaves, Alicia consegue abrir todas as portas, exceto uma que dá acesso à adega. Joseph lhe informa que essa porta é a única cuja chave é mantida com o Sr. Alex, o que a deixa com fortes suspeitas de que algo muito importante é guardado lá.

Em um encontro num parque, Alicia fala a Devlin sobre a chave da adega.  Este lhe sugere que ela faça com que o marido promova uma festa para apresentá-la à sociedade carioca.  Com isso, ele poderia conseguir um convite e ajudá-la a descobrir o que é guardado na adega.

No dia da festa, enquanto o marido toma banho, Alicia consegue retirar a chave da adega de seu chaveiro.  Mais tarde, quando Devlin entra na adega com a ajuda de Alicia, acidentalmente ele quebra uma garrafa de vinho e descobre que a mesma continha minério de urânio, material usado na construção de bombas atômicas.  Ao saírem, verificam que Alex e Joseph estão vindo apanhar mais bebida.  Sem outra saída, Devlin a beija para evitar suspeitas de espionagem, ao mesmo tempo em que lhe pede que o rejeite com veemência.  Alicia diz ao marido que fora obrigada a se afastar do salão para evitar que Devlin fizesse um escândalo.

Mais tarde, quando Alex volta à adega, verifica que não se encontra com sua chave.  Ele, então, espera que Alicia adormeça para procurar a chave e descobrir que sua mulher o está espionando.  Em seguida, acorda a mãe e lhe conta tudo o que está ocorrendo.  Angustiado com a descoberta, Alex passa a ter medo de uma retaliação por parte de seus sócios nazistas.  A Sra. Sebastian se propõe a matar Alicia, envenenando-a aos poucos, de modo a fazer com que sua morte pareça natural.

Doente, com tonturas e dores de cabeça, Alicia vai até Prescott, que lhe pede que descubra de onde vem o minério de urânio.  Na oportunidade, ele lhe comunica que seu contato vai ser substituído, já que Devlin está sendo transferido para a Espanha.

À medida que o tempo passa, Alicia vai ficando cada vez mais fraca.  Devlin desconfia de que algo estranho está ocorrendo com ela, depois de esperá-la no parque por 5 dias.  Ele decide, então, entrar na mansão, onde a encontra extremamente fraca, a um passo da morte.

Com dificuldade, consegue tirá-la da mansão aos olhos de todos, deixando Alex numa situação constrangedora diante de seus sócios nazistas.  Numa atitude desesperada, Alex vai até o carro de Devlin onde suplica que não o deixem ali, pois seus compatriotas o matarão ao descobrirem que sua mulher era uma agente americana.

Os dois partem e, ao voltar para a mansão, Alex ouve Eric Mathis chamá-lo para um acerto de contas.

imagem

Comentários

"Interlúdio" é um clássico filme de suspense psicológico do mestre Alfred Hitchcock.  O filme trata da história de Alicia Huberman, filha de um espião nazista, condenado por traição contra os Estados Unidos, logo após o fim da 2ª Guerra Mundial.

Além do magnífico trabalho de Hitchcock, "Interlúdio" conta com um excelente roteiro, assinado por Ben Hecht, com diálogos inteligentes, com a bela fotografia em preto-e-branco de Ted Tetzlaff e com interpretações inesquecíveis.  A atuação de Ingrid Bergman é simplesmente extraordinária, digna de um Oscar.  Claude Rains, indicado ao prêmio da Academia, apresenta também um ótimo trabalho.  Merece ainda destaque a atuação de Cary Grant, cuja química com Ingrid Bergman é perfeita.

Enfim, "Interlúdio" é mais um imperdível filme do mestre do suspense.

CAA