Filmes por gênero

COMO USAR AS CURVAS (1955)

How to be very, very popular
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Escândalo no colégio (Portugal)
Deux filles en escapade (França, Bélgica)
Scandalo al collegio (Itália)
Ursäkta om vi stör (Suécia)
Jak byc bardzo, bardzo slawnym (Polônia)
Vaalea viettelys (Finlândia)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Comédia
Direção: Nunnally Johnson
Roteiro: Nunnally Johnson
Produção: Nunnally Johnson
Música Original: Cyril J. Mockridge
Coreografia: Paul Godkin, Sonia Shaw
Fotografia: Milton R. Krasner
Edição: Louis R. Loeffler
Direção de Arte: Lyle R. Wheeler, John DeCuir
Figurino: Travilla
Guarda-Roupa: Charles Le Maire
Maquiagem: Ben Nye
Efeitos Sonoros: Harry M. Leonard, E. Clayton Ward
Efeitos Visuais: Ray Kellogg
Nota: 6.7
Filme Assistido em: 1957

Elenco

Betty Grable Stormy Tornado
Sheree North Curly Flagg
Robert Cummings Fillmore 'Wedge' Wedgewood
Charles Coburn Dr. Tweed
Tommy Noonan Eddie Jones
Orson Bean Toby Marshall
Fred Clark B.J. Marshall
Charlotte Austin Midge
Alice Pearce Srta. 'Syl' Sylvester
Rhys Williams Cedric Flagg
Andrew Tombes Sargento Moon, da Polícia
Noel Toy Cherry Blossom Wang
Emory Parnell Chefe de Polícia
Harry Carter Motorista do ônibus
Jesslyn Fax Professora de música
Jack Mather Detetive da Polícia
Mike Lally Detetive da Polícia
Milton Parsons Sr. X - Barbeiro calvo
Harry Seymour Professor
Jean Walters Telefonista
Edmund Cobb Policial
Gary Thorne Estudante
Barry Coe Estudante
Conrad Feia Estudante
Janice Carroll Dançarina
Joan Holcombe Dançarina
Iona McKenzie Dançarina

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Depois que as dançarinas Stormy Tornado e Curly Flagg terminam de se apresentar em um clube de San Francisco, Cherry Blossom Wang sobe ao palco. Enquanto dançava, ele é baleado e morto por um homem careca, que escapa pela janela do camarim de Stormy e Curly. Tendo sido ameaçadas pelo assassino, elas se mostram dispostas a ir à polícia e, ainda vestindo seus trajes minúsculos, saem pela mesma janela. Com seus trajes cobertos por casacos, as duas louras tomam um ônibus, mas têm apenas o dinheiro suficiente para chegarem à cidade de College, próxima de Los Angeles. Uma chuva torrencial e a fome as forçam a procurar abrigo. Através de uma janela, ao verem uma mulher comendo salame, elas entram no edifício e antes de chegarem à desconhecida, Stormy é tentada pelo cheiro de frango frito e entra no quarto de Fillmore 'Wedge' Wedgewood, um estudante de quase quarenta anos.

Wedge explica à Stormy que ela se acha no dormitório masculino da Universidade de Bristol e, tendo em vista as manchetes sobre o assassinato e as testemunhas que sumiram, ele deduz sua identidade. Ela, então, telefona para Cedric Flagg, pai de Curly, para pedir ajuda, mas ele, confuso, não entende nada e bate o telefone.  Frustrada, Stormy acena para Curly, mas quando esta entra no dormitório, é distraída por Eddie Jones, que está tentando hipnotizar seu colega de quarto, Toby Marshall. Embora falhe em sua tentativa, Eddie se mostra surpreso ao verificar que a estranha Curly se acha em sua porta, hipnotizada. Ele percebe o que aconteceu e beija a sonolenta Curly, embora Toby sugira que peçam ajuda. Afirmando que deseja testar Curly, por razões científicas, Eddie realiza um procedimento hipnótico para que toda vez que ela ouvir a palavra "Salome", ela comece a dançar. Logo depois, Wedge e Stormy encontram Curly no quarto de Eddie e tomam conhecimento do ocorrido.

Irritado com a insensibilidade de Eddie, Wedge ordena-lhe para quebrar o transe e, quando ele se recusa, Wedge ameaça destruir o diploma que ele havia forjado para Toby, expulso quatro meses antes. Não querendo perder o dinheiro que Toby havia pago pelo diploma, Eddie concorda e Toby, em seguida, pergunta se ele pode ter o beijo que declinou mais cedo, antes dele ter tirado Curly de seu transe. Um terremoto faz tremer a Universidade, enquanto Toby e Curly se beijam, e o estímulo faz com que o casal se apaixone. Em seguida, Eddie tenta despertar Curly, mas falha. Na manhã seguinte, Wedge lê uma nota num jornal, identificando um barbeiro insano como o assassino de Cherry Blossom e falando que as testemunhas do crime haviam sido vistas na Universidade. Wedge retransmite a notícia à Stormy, que está protegendo Curly, ainda hipnotizada em um quarto vazio.

Quando Stormy questiona se sua preocupação é com ela ou com ele mesmo, Wedge admite que enquanto estiver na faculdade, ele será mantido por um fundo especial, que será cortado no caso dele ser expulso. Acreditando que ela precisa de melhor proteção, Wedge procura o Reitor da Universidade, Dr. Tweed, mas este se acha preocupado com uma carta que recebeu de B. J. Marshall, o pai rico de Toby. Desconhecendo que o filho foi expulso, Marshall ofereceu-se para doar uma alta quantia quando de sua formatura. Depois que Wedge deixa a sala do reitor, o Sargento Moon, da Polícia de San Francisco, chega e recebe permissão para vistoriar todo o campus. No dormitório, quando a Srta. "Syl" Sylvester entra no quarto de Eddie e encontra Toby abraçando Curly, Eddie lhe explica que ela é a madrasta de Toby, que está se comportando estranhamente por causa da diferença do fuso horário.

Temendo que o Dr. Tweed descubra a mentira, Toby retira-se para seu esconderijo no porão, enquanto no escritório da reitoria, o Dr. Tweed recebe o Sr. B.J. Marshall. O Reitor da Universidade finge que Toby tem sido um aluno exemplar, apesar de Marshall se mostrar preocupado com a atual juventude. A Srta. Sylvester interrompe o Dr. Tweed para informá-lo que a mãe de Toby se encontra no quarto de Eddie. Preocupado, o Dr. Tweed corre até o dormitório. Lá, Eddie acabara de convencer Curly de que ela é uma rica socialite que deve ser gentil com o Dr. Tweed para o bem de Toby. Seguindo suas instruções, quando o Dr. Tweed chega, ela acaricia suas mãos e senta-se em seu colo, para sua perplexidade. Acreditando que Curly está a par da situação de Toby, o Dr. Tweed lhe pede para não falar nada quando o Sr. Marshall aparecer.

Não reconhecendo Curly, o Sr. Marshall vai embora e, preocupado, o Dr. Tweed corre ao seu encontro. Logo depois, Wedge procura por Curly e Stormy, descobrindo que elas não se acham mais no dormitório. Lá fora, os estudantes se preparam para a formatura quando Cedric chega para se encontrar com Curly e é preso, juntamente com o Sr. Marshall, sob suspeita de um deles ser o assassino, já que ambos são carecas. Os dois, no entanto, são liberados a tempo de participarem da cerimônia de graduação, durante a qual Curly, ainda em transe, sobe ao palco e Stormy, na esperança de evitar a polícia, se junta a ela. Durante a cerimônia, um alto-falante menciona a batalha de Salamis, e Curly, acreditando ter ouvido "Salome", começa a dançar em torno do palco. Os estudantes ficam extasiados com seu talento, enquanto na plateia, o barbeiro careca a reconhece e atira em sua direção. Ao errar seu primeiro tiro, o barbeiro é subjugado pelo Sargento Moon, mas ele, em seguida, consegue fugir, sendo perseguido pela polícia.

Assustada, Stormy procura refúgio com Wedge no quarto de Eddie, enquanto este encontra Curly e a leva para o porão de Toby. Quando Wedge vê Cedric se aproximando, ele o derruba, deixando-o inconsciente, mas Stormy não o reconhece como sendo o assassino ou o pai de Curly. Wedge também nocauteia Marshall e o arrasta até a sala da Srta. Sylvester. Quando Marshall desperta, ele toma conhecimento, através da Srta. Sylvester, que Toby foi expulso por liderar um grupo de jovens arruaceiros, deixando-o entusiasmado com as travessuras do filho. Enquanto isso, no porão, Curly sai de seu transe exatamente vinte e quatro horas depois que Eddie a hipnotizara. Quando Toby lhe diz que a ama, em princípio ela não acredita, mas quando ele a beija, um novo tremor de terra ocorre e ela lembra de que também o ama. As duas amigas deixam a Universidade com seus namorados, mas são presas pela polícia. Na Delegacia, elas protestam contra a ação policial, quando o Sargento Moon informa que o barbeiro foi preso. Depois de identificarem o assassino, as duas embarcam com seus namorados num ônibus. Tudo parece ir muito bem até que Eddie, ao tentar hipnotizar uma ruiva, equivocadamente hipnotiza Stormy e Curly.

imagem

Comentários

Escrita e dirigida pelo cineasta Nunnally Johnson, “Como Usar as Curvas” é uma comédia norte-americana produzida pela Twentieth Century Fox Film Corporation em 1955. Sua trama, baseada numa peça de Howard Lindsay, é um remake do clássico de Bing Crosby, “Demônio Louro”, realizado pela Paramount Pictures em 1934.

A direção de Johnson se mostra apenas razoável, pecando principalmente pelo ritmo por ele imposto à narrativa. Por outro lado, a fotografia de Milton Krasner é, sem nenhuma dúvida, um dos poucos quesitos que merecem ser destacados.

Este filme marca a despedida de Betty Grable do cinema aos 39 anos de idade. Nos três anos que se seguiram, ela trabalhou em três séries para a Televisão norte-americana, aposentando-se em seguida. Por outro lado, o papel de Curly Flagg foi inicialmente oferecido à Marilyn Monroe, que o rejeitou, após o que foi dado à Sheree North. Enfim, no elenco, Charles Coburn brilha no papel do reitor, Dr. Tweed, seguido pela excelente atuação de Alice Pearce ao interpretar a Srta. Sylvester.

CAA