Filmes por gênero

O FILHO DOS DEUSES (1940)

Brigham Young - Frontiersman
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Filhos de Deus (Portugal)
L' Odyssée des Mormons (França)
La grande missione (Itália)
El hombre de la frontera (Espanha)
La esposa de día (México)
La gran misión (Venezuela)
Treck nach Utah (Alemanha)
Mormonernas kamp (Suécia)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Faroeste, Histórico
Direção: Henry Hathaway
Roteiro: Lamar Trotti
Produção: Darryl F. Zanuck
Música Original: Alfred Newman
Direção Musical: Alfred Newman
Fotografia: Arthur C. Miller
Edição: Robert Bischoff
Direção de Arte: William S. Darling, Maurice Ransford
Figurino: Gwen Wakeling
Guarda-Roupa: Sam Benson
Efeitos Sonoros: Roger Heman Sr., E. Clayton Ward
Efeitos Especiais: Fred Sersen
Nota: 7.6
Filme Assistido em: 1957

Elenco

Tyrone Power Jonathan Kent
Linda Darnell Zina Webb
Dean Jagger Brigham Young
Brian Donlevy Angus Duncan
Jane Darwell Eliza Kent
John Carradine Porter Rockwell
Mary Astor Mary Ann Young
Vincent Price Joseph Smith
Ann Todd Mary Kent
Jean Rogers Clara Young
Willard Robertson Heber Kimball
Moroni Olsen Doc Richards
Marc Lawrence Promotor
Stanley Andrews Hyrum Smith
Claire du Brey Emma Smith
Russell Simpson Major
Dickie Jones Henry Kent
Selmer Jackson Caleb Kent
Tully Marshall Juiz
Frank LaRue Xerife
Arthur Aylesworth Jim Bridger
Frank M. Thomas Hubert Crum
Frederick Burton Sr. Webb, pai de Zina
George Melford John Taylor

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

No Illinois, uma família de Mórmons recebe, em sua casa, o Sr. Webb e sua filha Zina, os quais não pertencem à seita.  Quando todos estão sentados para uma refeição, a casa é atacada por um bando de fanáticos, dispostos a expulsar da região todos os seguidores da seita.  No ataque, o Sr. Kent, proprietário da casa, e o Sr. Webb são mortos.  Sozinha e sem ter para onde ir, a jovem e bela Zina é acolhida pelos Kent.

O líder dos mórmons, Joseph Smith, é preso e condenado injustamente, quando tenta reagir a um novo ataque dos fanáticos à comunidade.  Uma vez na prisão, ele é morto por um grupo que invade o recinto onde ele se encontra.

Numa nova investida, casas residenciais e comerciais, pertencentes à comunidade mórmon, são incendiadas, obrigando centenas de famílias a fugirem do Estado, deixando para trás tudo o que conseguiram amealhar em anos.  A fuga é liderada por um novo líder, Brigham Young.

Acreditando ter recebido uma missão de Deus, para conduzir seu povo até a terra prometida, Brigham lidera toda a comunidade através de 1.384 milhas, atravessando desertos e territórios hostis.  Nesse percurso, muitos morrem, inclusive de fome.  Entre os mortos, está Eliza Kent, viúva do Sr. Kent.  Com sua morte, o chefe da família passa a ser Jonathan, seu filho mais velho.  Ao atravessarem as Montanhas Rochosas, Brigham sente que a terra prometida está num planalto por ele avistado ao longe.

Quando Brigham decide se assentar na região, com o fim de fundar uma vila e viver daquelas terras, um grupo, liderado por Angus Duncan, tenta se rebelar, pois só pensam em seguir até a Califórnia, onde, na época, havia uma verdadeira corrida do ouro.

A idéia de Duncan é derrotada e uma nova comunidade mórmon se forma na região.  Os primeiros meses são dificílimos para todos, pois têm que enfrentar um inverno rigoroso com fortes nevascas.  Com a chegada da primavera, na época da colheita, as lavouras são tomadas por uma praga de gafanhotos.  Acreditando ter sido abandonado por Deus, Brigham está a ponto de desistir de tudo quando uma nuvem de gaivotas chega, como por milagre, ao local, e devora todos os gafanhotos.

Jonathan e Zina decidem formar uma nova família.

imagem

Comentários

Baseado numa história de Louis Bromfield, que também co-assina o roteiro, "O Filho dos Deuses" é um bom western.  Contando com a ótima direção de Henry Hathaway, o filme conta a saga de uma comunidade mórmon, desde as perseguições sofridas no Estado de Illinois, seguidas de fuga até o oeste, onde fundam uma nova comunidade.  Nesse trabalhos, fatos verídicos misturam-se a elementos fictícios.

Além do ótimo trabalho de Hathaway, o filme conta com uma boa fotografia e com um elenco de primeira linha.  Com boas interpretações de Dean Jagger, Linda Darnell, Mary Astor, Tyrone Power, Vincent Price, John Carradine, Jane Darwell e AnnTodd, devo entretanto destacar os trabalhos de Jagger e Darnell, esta última com apenas 17 anos incompletos.

CAA