Filmes por gênero

O INVENCÍVEL (1949)

Champion
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: O grande ídolo (Portugal)
Le champion (França)
Il grande campione (Itália)
El ídolo de barro (Espanha)
Zwischen Frauen und Seilen (Alemanha)
Sieger ohne Herz (Austria)
De kampioen (Holanda)
Чемпион (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Drama, Filme Noir
Direção: Mark Robson
Roteiro: Carl Foreman
Produção: Stanley Kramer
Design Produção: Rudolph Sternad
Música Original: Dimitri Tiomkin
Direção Musical: Dimitri Tiomkin
Fotografia: Franz Planer
Edição: Harry Gerstad
Guarda-Roupa: Joe King, Adele Parmenter
Maquiagem: Gustaf Norin
Efeitos Sonoros: Jean L. Speak
Nota: 8.5
Filme Assistido em: 1950

Elenco

Kirk Douglas Midge Kelly
Marilyn Maxwell Grace Diamond
Arthur Kennedy Connie Kelly
Paul Stewart Tommy Haley
Ruth Roman Emma Bryce
Lola Albright Palmer Harris
Luis Van Rooten Jerry Harris
Harry Shannon Lew Bryce
John Daheim Johnny Dunne
Polly Bergen Cantora de Rádio
Ralph Brooks Repórter
Esther Howard Margaret Kelly
Don Brodie Repórter
Bill Baldwin Sr. Bill Brown
Jack Perry Juiz de boxe
Charles Sullivan Juiz de boxe

Prêmios

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Edição (Harry W. Gerstad)

Prêmios Globo de Ouro, EUA

Prêmio de Melhor Fotografia em Preto e Branco (Franz Planer)

Indicações

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Ator (Kirk Douglas)

Oscar de Melhor Ator Coadjuvante (Arthur Kennedy)

Oscar de Melhor Fotografia em Preto e Branco (Franz Planer )

Oscar de Melhor Roteiro (Carl Foreman)

Oscar de Melhor Trilha Sonora de uma Comédia ou Drama (Dimitri Tiomkin)

Prêmios Globo de Ouro, EUA

Prêmio de Melhor Revelação Feminina (Ruth Roman)

Festival Internacional de Veneza, Itália

Prêmio Leão de Ouro (Mark Robson)

Grêmio dos Diretores da América

Prêmio por Direção Excepcional (Mark Robson)

Grêmio dos Roteiristas da América

Prêmio de Melhor Roteiro de um Drama Americano (Carl Foreman)

Prêmio de Melhor Roteiro de um Drama Americano

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Após comprarem, com dificuldade, parte de um restaurante de Los Angeles, dois jovens pobres, Midge e Connie Kelly, saem de Chicago para assumirem a parte que lhes cabe no negócio.  Sem dinheiro, pegam carona até Kansas City, no carro do lutador de boxe, Johnny Dunne, que viaja em companhia de sua amante, Grace Diamond.

Ao chegarem a Kansas City, onde Dunne vai lutar naquela noite, Midge e Connie tentam trabalhar como garçons no Ginásio onde vai-se dar a luta, mas terminam se metendo numa briga e quebrando seis caixas de refrigerantes.

Sem dinheiro, são levados à presença do responsável pelo Ginásio que, estando com problemas para encontrar um substituto para um lutador machucado, que deveria se apresentar na luta preliminar, dispensa o prejuízo e ainda oferece US$ 35 para que Midge suba ao ringue.

Sem qualquer técnica, Midge perde a luta, mas é procurado por Tommy Haley, um empresário que vê nele um futuro campeão, pela valentia demonstrada.  Ao receber  uma proposta de Tommy, ele agradece mas fica com um cartão de visitas do empresário.

Ao chegarem a Los Angeles, procuram o restaurante onde descobrem que foram enganados por um ex-funcionário demitido por roubo.  De qualquer forma, o proprietário, Lew Bryce, lhes oferece cama, comida e US$ 100 por mês para trabalharem lá.  Pouco tempo depois, Midge e Emma, filha de Lew, estão namorando.  Quando este descobre que a filha e Midge estão saindo escondidos, os obriga a se casarem.  Terminada a cerimônia, Midge larga a noiva e vai embora com o irmão.

Eles vão até o Ginásio, onde Tommy Haley se torna empresário de Midge.  Depois de um período de treinamento, ele começa a enfrentar uma série de adversários, derrotando todos.  Num determinado momento, Tommy lhe informa que, vencendo a próxima luta, estará em condições de enfrentar Johnny Dunne, o 1º do ranking.

Ao chegar à Nova York, para o grande enfrentamento, Midge é informado que terá que perder para Johnny, que espera pelo título há anos, sob pena do mercado se fechar para ele.  Pressionado, ele concorda, mas ao chegar ao ringue, esquece o compromisso e nocauteia Johnny logo no 1º round.  Antes de deixar o Ginásio, entretanto, é atacado por um grupo de apostadores.

Já em casa, recebe um telefonema de Grace e vai ao seu encontro.  Em conluio com Jerry Harris, empresário de Johnny, ela convence Midge a ter Harris como seu empresário e a largar Tommy.  Segundo ela, somente Harris poderá fazer com que ele ganhe muito dinheiro, que precisará para manter uma mulher cara como ela.

Quando Midge se livra de Tommy, Connie briga com o irmão, procura Emma e a convida para ir morar em Chicago, na casa de sua mãe, uma senhora idosa e doente.

Em Nova York, Midge ganha mais uma luta e se torna Campeão dos pesos médios.  Ao sair do Ginásio, é apresentado a Palmer Harris, mulher de seu novo empresário.  Esta logo se mostra interessada nele.  À noite, Midge vai a uma solenidade, onde recebe o Prêmio de Atleta do Ano.

Em Chicago, Emma e Connie descobrem que se amam.  Em Nova York, Palmer quer se separar de Harris para ficar com Midge.  Este, entretanto, aceita se afastar da mulher do empresário, quando ele lhe oferece toda sua participação na renda da luta que o pugilista vai travar contra Johnny, além de perdoar uma grande dívida da qual é credor.

Para enfrentar Johnny, Midge procura seu antigo empresário, Tommy Haley.  Antes de iniciar os treinamentos, ele vai à Chicago ver a mãe que está morrendo.  Infelizmente, chega atrasado.  Na oportunidade, Emma diz que vai querer o divórcio para poder se casar com Connie.

O dia da luta contra Johnny chega finalmente.  Todos estão presentes, inclusive Emma e Connie.  Os primeiros rounds são totalmente favoráveis a Midge.  Entretanto, a partir do 7º round, Johnny começa a massacrá-lo, a ponto de deixá-lo com um olho totalmente fechado.  Quando todos esperam Midge ser nocauteado a qualquer instante, este, depois de olhar fixamente para Grace, que se acha na platéia, parte decidido contra Johnny e o nocauteia.

Muito ovacionado, deixa o ringue e, ao chegar ao vestiário, morre de um derrame cerebral.

imagem

Comentários

"O Invencível" é um excelente filme-noir do final dos anos 40.  Realizado pelo cineasta Mark Robson, o filme narra a trajetória de um jovem pobre de Chicago até se tornar um formidável campeão do boxe americano.

O roteiro de Carl Foreman é muito bem estruturado e a direção de Robson é muito boa.  A trilha sonora, assinada por Dimitri Tiomkin, bem como a fotografia de Franz Planer, são dois outros pontos fortes do filme.  As cenas de boxe, embora muito bem coreografadas, são inferiores às de um outro filme-noir do mesmo ano, "Punhos de Campeão", de Robert Wise.

O elenco contém grandes nomes do cinema americano, como Arthur Kennedy, Paul Stewart, Ruth Roman, Marilyn Maxwell, entre outros, mas o filme é dominado por Kirk Douglas, cuja atuação pode ser considerada como uma das melhores de sua carreira.

CAA