Filmes por gênero

OS 39 DEGRÁUS (1935)

The 39 steps
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Les 39 marches (França)
Il club dei trentanove (Itália)
39 escalones (Argentina, Espanha)
Treinta y nueve escalones (México)
Die 39 stufen (Alemanha, Austria)
De 39 stegen (Suécia)
Het complot van 39 stappen (Holanda)
39 kroków (Polônia)
39 cтупеней (União Soviética)
Pais: Reino Unido
Gênero: Suspense
Direção: Alfred Hitchcock
Roteiro: Charles Bennett, Ian Hay
Produção: Michael Balcon
Música Original: Jack Beaver, Hubert Bath, Charles Williams
Direção Musical: Louis Levy
Fotografia: Bernard Knowles
Edição: Derek N. Twist
Direção de Arte: Oscar Friedrich Werndorff
Guarda-Roupa: Marianne, Joe Strassner
Efeitos Sonoros: A. Birch
Efeitos Especiais: Albert Whitlock, Jack Whitehead
Nota: 8.6
Filme Assistido em: 1948

Elenco

Robert Donat Richard Hannay
Madeleine Carroll Pamela
Lucie Mannheim Annabella Smith
Godfrey Tearle Prof. Jordan
John Laurie John Crofter
Peggy Ashcroft Margaret Crofter
Helen Haye Sra. Louisa Jordan
Frank Cellier Xerife Watson
Wylie Watson Sr. Memory
Alfred Hitchcock Homem próximo ao Music Hall
Miles Malleson Gerente do Teatro
Peggy Simpson Empregada
James Knight Detetive no London Palladium
Elizabeth Inglis Filha do Prof. Jordan
John Turnbull Inspetor da Polícia Escocesa
S. J. Warmington Homem da Scotland Yard

Indicações

Círculo dos Críticos de Cinema de Nova York, EUA

Prêmio de Melhor Direção (Alfred Hitchcock)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

No final da década de 20, em visita à Londres, Richard Hannay vai certa noite ao London Palladium assistir a um show  do Sr. Memória, apresentado como um homem capaz de memorizar 50 novos fatos a cada dia.  A platéia é encorajada a fazer-lhe as mais diversas perguntas sobre história, geografia, notícias de jornais ou livros científicos.

Durante a apresentação, ouvem-se dois tiros.  Na corrida que se segue, Richard esbarra numa jovem de cerca de 30 anos, Annabella Smith.  Esta admite ter feito os disparos a fim de criar o pânico que lhe permitisse fugir de dois agentes estrangeiros que pretendem matá-la.  Diz ainda ser uma contra-espiã trabalhando com os britânicos contra o seu próprio País.

Richard a leva até seu apartamento, sendo seguido.  Uma vez lá, Annabella lhe fala sobre um caso de espionagem, que sua missão é impedir que documentos secretos do Ministério da Aeronáutica sejam levados para fora do País e que, no dia seguinte, deverá ir até a Escócia.  Durante a noite, entretanto, ela é assassinada.  Richard encontra um mapa da Escócia com um círculo em volta do nome 'Alt-Na-Shellach'.

Na manhã seguinte, após despistar os que o seguiram, Richard embarca num trem para a Escócia.  Quando o trem para em Edinburgh, os jornais já trazem a notícia da morte de Annabella e uma foto de Richard, apontado como um dos suspeitos.  Com receio de ser reconhecido, ele passa para um compartimento onde se encontra apenas uma bela loura, Pamela.  Quando um detetive e dois policiais entram no trem, Richard abraça e beija Pamela, que não entende nada.  Pedindo-lhe desculpas, Richard conta o ocorrido e lhe pede proteção.  Ela não acredita nele, o que o obriga a fugir a pé quando o trem pára em Forth Bridge.

Depois de enfrentar grandes dificuldades, consegue finalmente chegar à 'Alt-Na-Shellach'.  Na mansão do Prof. Jordan, da Universidade de Cambridge, sentindo-se em segurança, ele conta sua história e diz que veio até ele porque Annabella teria vindo para lhe falar sobre um plano que visa roubar informações secretas do Ministério da Aeronáutica.

Para seu espanto, o Prof. Jordan lhe informa ser ele o chefe dos agentes espiões inimigos, bem como, de que já se encontra de posse dos tais documentos secretos.  Em seguida, ele lhe propõe ficar só com um revólver e cometer suicídio.  Como Richard não concorda com a idéia, Jordan saca uma arma e a dispara contra ele, dando-o como morto.  Milagrosamente, a bala fica alojada num grosso livro de hinos que Richard carregava.

Conseguindo fugir, ele vai até o escritório do Xerife local, onde conta o ocorrido.  Este retira a bala do livro de hinos, ao mesmo tempo em que Richard descobre ser o Xerife ligado ao Prof. Jordan.  Nesse meio tempo, detetives são chamados para levarem Richard pelo crime ocorrido em Londres.

Diante da situação, mais uma vez ele consegue fugir e, após se misturar com os participantes de um desfile do Exército da Salvação, consegue entrar num local onde está havendo uma conferência política.  Uma vez lá, é reconhecido por Pamela, a loura que encontrara no trem.  Logo depois, esta surge acompanhada de dois agentes, supostamente para levá-lo até a Delegacia de Polícia.

Ao ser abordado, ele insiste junto à Pamela ser verdadeira a história que ele contara sobre as atividades dos espiões estrangeiros.  Ao verificarem que a loura está a par da ação criminosa, os agentes algemam o casal, um preso ao outro.  Colocados num carro, eles fogem quando surge uma oportunidade.

Eles vão ter a uma estalagem, "The Argyle Arms", onde se apresentam como se fossem casados.  Ao acordar durante a noite, Pamela livra-se das algemas e se levanta, ouvindo um dos espiões falando ao telefone com o Prof. Jordan e fica, finalmente, convencida da inocência de Richard.  Quando este acorda, ela lhe fala sobre o que ouviu, inclusive sobre o encontro de Jordan com alguém no London Palladium e sobre uma Organização chamada "Os 39 degráus".

Na manhã seguinte, eles procuram a Scotland Yard na cidade de Westminster e contam a história.  Os policiais não acreditam neles, por não terem informações sobre qualquer tipo de roubo de documentos do Ministério da Aeronáutica.  De qualquer forma, todos vão ao Palladium.  Richard deduz que há uma ligação entre o Prof. Jordan e o Sr. Memória e que este, possivelmente, teve acesso às informações secretas  e as memorizou.

Assim, quando a platéia começa a fazer suas perguntas, Richard dirige-se ao Sr. Memória e lhe pergunta:  "O que são os 39 Degráus?".  Sentindo-se vítima de sua própria consciência profissional, e disposto a manter sua imagem pública, ele responde:  "Os 39 Degráus são uma Organização de Espiões, que buscam informações secretas para...".  A fala do Sr. Memória é interrompida por um tiro deflagrado do camarote onde se encontra o Prof. Jordan.  Este tenta fugir mas é preso pelos policiais.  Nos bastidores, antes de morrer, o Sr. Memória confessa as complicadas fórmulas matemáticas dos documentos secretos relativos a um projeto de motores silenciosos para aviões.

Uma vez liberados pela Scotland Yard, Richard e Pamela voltam ao quarto do "Argyle Arms".

imagem

Comentários

"Os 39 Degráus" é um excelente filme de suspense, um dos melhores da fase britânica de Hitchcock.  Realizado por esse mestre do cinema, o filme conta a perseguição que sofre um homem, envolvido involuntariamente numa trama de espionagem e assassinato.

O roteiro, muito bem articulado, foi baseado numa obra homônima do autor escocês, John Buchan.  A direção de Hitchcock, como sempre, segura.

O elenco apresenta grandes interpretações, com ênfase para as atuações de Robert Donat e Madeleine Carroll.  A química entre eles é perfeita.  Merecem ainda menção, as atuações de Peggy Ashcroft e John Laurie.

Enfim, embora não seja um filme premiado, "Os 39 Degráus" é, sem dúvida, imperdível.
 
CAA