Filmes por gênero

RUMO A TÓQUIO (1943)

Destination Tokyo
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Destination Tokyo (França)
Destinazione Tokyo (Itália)
Destino Tokio (Espanha)
Bestimmung Tokio (Alemanha)
Spionage i Tokyo (Suécia)
Bestemming Tokio (Holanda)
Til sidste torpedo (Dinamarca)
Пункт назначения - Токио (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: 2ª Guerra Mundial
Direção: Delmer Daves
Roteiro: Delmer Daves, Albert Maltz
Produção: Jerry Wald
Música Original: Franz Waxman
Direção Musical: Leo F. Forbstein
Fotografia: Bert Glennon
Edição: Christian Nyby
Direção de Arte: Leo K. Kuter
Maquiagem: Perc Westmore
Efeitos Sonoros: Robert B. Lee
Efeitos Especiais: Willard Van Enger, Lawrence W. Butler
Nota: 8.2
Filme Assistido em: 1949

Elenco

Cary Grant Capitão Cassidy
John Garfield Wolf
Alan Hale 'Cookie' Wainwright
John Ridgely Oficial Raymond
Dane Clark Tin Can
Warner Anderson Andy
William Prince Pills
Robert Hutton Tommy Adams
Tom Tully Mike Conners
Faye Emerson Sra. Cassidy
Peter Whitney Dakota
Warren Douglas Larry
John Forsythe Reynolds 'Sparks'
Pierre Watkin Almirante
Mark Stevens Ajudante do Almirante
John Alvin Operador de sonar
Lane Chandler CPO
Roland Got Oficial japonês
Deborah Daves Debby Cassidy
Michael Daves Michael Cassidy
Eleanor Parker Esposa de MIke
Bill Kennedy Oficial da área de torpedos

Indicações

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor História Original (Steve Fisher)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Na véspera de Natal, o submarino USS Copperfin, sob o comando do Capitão Cassidy, zarpa de San Francisco em uma missão secreta. Ao se afastarem da costa, Cassidy abre suas ordens seladas, as quais determinam que o objetivo deles é Tóquio, via Ilhas Aleutas, onde pegarão o Oficial Raymond, um experiente metereologista que deverá obter informações vitais sobre o tempo, visando um futuro ataque à capital japonesa.

Quando dois caças inimigos surgem no espaço aéreo, os mesmos são abatidos, mas um dos pilotos consegue pular de paraquedas. Mike Conners tenta pegá-lo, mas é por ele esfaqueado. Tommy Adams, um novo recruta, atira no piloto inimigo, mas se culpa por não ter evitado a morte de Mike.

Quando o submarino se aproxima da Baía de Tóquio, Cassidy informa seus homens que toda a atenção deverá ser redobrada, pois é vital que eles consigam evitar os campos minados existentes na área. Assim, eles esperam que um navio japonês entre na Baía e o seguem. À noite, Wolf, Raymond e Sparks vão até uma praia deserta a fim de fazerem as observações necessárias para o planejado ataque aéreo à Tóquio.

Em seguida, Raymond transmite as informações em japonês numa tentativa de evitar sua detecção pelo inimigo. Apesar dessa precaução, os japoneses decidem investigar o local da transmissão, e os homens escapam por pouco. Usando as informações enviadas pelo rádio, os aliados iniciam um ataque aéreo à Tóquio, e os homens do USS Copperfin assistem ao bombardeio através de seu periscópio.

Depois do ataque, o submarino novamente escapa dos campos de minas, seguindo um navio japonês. Logo em seguida, ao afundar um porta-aviões inimigo, a posição do submarino é revelada. Um contratorpedeiro japonês o ataca, provocando alguns danos, mas é posto à pique, permitindo que o USS Copperfin retorne em segurança à San Francisco, onde a esposa e os filhos de Cassidy o esperam no cáis.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Delmer Daves, “Rumo à Tóquio” em um razoável flme sobre a 2ª Guerra Mundial produzido pela Warner Bros em 1943. Sua trama segue um submarino americano e sua tripulação em uma missão à Tóquio, com o fim de colher informações importantes para um futuro ataque aéreo à capital japonesa.

Na direção, Daves impõe uma boa dose de tensão, notadamente na segunda parte do filme, beneficiada pela boa fotografia em preto e branco a cargo de Bert Glennon.

No elenco, Cary Grant destaca-se no papel do Capitão Cassidy, seguido pelas boas atuações de John Garfield, Alan Hale e John Forsythe.

CAA