Filmes por gênero

O RIO DAS ALMAS PERDIDAS (1954)

River of no return
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Rio sem regresso (Portugal)
Rivière sans retour (França, Bélgica)
La magnifica preda (Itália)
Río sin retorno (Espanha)
Almas perdidas (Argentina)
Fluß ohne Wiederkehr (Alemanha, Austria)
Floden utan återvändo (Suécia)
Skæbnefloden (Dinamarca)
Rzeka bez powrotu (Polônia)
Река не течет вспять (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Ação, Aventura, Faroeste
Direção: Otto Preminger
Roteiro: Frank Fenton
Produção: Stanley Rubin
Música Original: Cyril Mockridge, Lionel Newman
Direção Musical: Lionel Newman
Coreografia: Jack Cole
Fotografia: Joseph LaShelle
Edição: Louis Loeffler
Direção de Arte: Lyle Wheeler, Addison Hehr
Figurino: Travilla
Maquiagem: Ben Nye
Efeitos Sonoros: Roger Heman Sr., Bernard Freericks
Efeitos Especiais: Ray Kellogg
Efeitos Visuais: Charles Le Maire
Nota: 7.7
Filme Assistido em: 1955

Elenco

Robert Mitchum Matt Calder
Marilyn Monroe Kay Weston
Rory Calhoun Harry Weston
Tommy Rettig Mark Calder
Murvyn Vye Dave Colby
Douglas Spencer Sam Benson
Barbara Nichols Dançarina loura
Jarma Lewis Dançarina de Saloon
Fay Morley Dançarina
Ann McCrea Dançarina
Harry Seymour Pianista
Don Beddoe Ben
Ed Hinton Jogador
Will Wright Comerciante
Edmund Cobb Barbeiro
Fred Aldrich Garimpeiro
Roy Bucko Garimpeiro
Cecil Combs Garimpeiro
Tex Driscoll Garimpeiro
Michael Jeffers Garimpeiro
Dick Johnstone Garimpeiro
Jack Low Garimpeiro

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Em 1875, durante a corrida do ouro, Matt Calder chega a um acampamento no noroeste dos EUA a procura de seu filho de nove anos, Mark.  Recentemente saído da prisão, ele pretende recomeçar sua vida ao lado do garoto.

Ao encontrá-lo, descobre que, com a morte de sua mãe, o garoto passou a ser cuidado por Kay Weston, a cantora que trabalha no 'saloon' local.  Contente em conhecer o pai, Mark concorda em acompanhá-lo, despedindo-se antes da amiga Kay.  Em seu caminho de volta, Matt conta para o filho que vai ensiná-lo a caçar, pescar e cuidar de sua pequena fazenda, onde pretende plantar trigo.

No 'saloon', Harry Weston, noivo de Kay a procura para dizer-lhe que acabou de ganhar, num jogo de pôquer, os direitos sobre uma mina de ouro e que eles precisam ir imediatamente à Council City, a fim de darem entrada no pedido de posse da mesma.  A pressa com que ele quer deixar o acampamento faz com que Kay suspeite que se trata de mais uma trapaça por ele praticada.

A fim de chegarem mais rapidamente a Council City, Weston resolve descer o rio numa balsa improvisada.  No trajeto, eles têm problemas quando são arrastados por fortes corredeiras mas, por sorte, são salvos ao passarem pelas terras de Matt.  Kay conta a Mark que ela e Weston vão se casar quando chegarem à Council City.

Quando Matt fala sobre a quase impossibilidade de chegarem à tal cidade através das corredeiras, Weston termina levando à força o cavalo e o rifle do fazendeiro, deixando-o desacordado.  Kay diz que vai ficar na fazenda cuidando dos dois até que o noivo volte para buscá-la.  Assim que Matt recobra a consciência, descobre que um grupo de índios está a ponto de atacá-los.  Sem o rifle para se defender, a única alternativa que lhe resta é tentar enfrentar as perigosas corredeiras.  Ao se afastarem na balsa, eles observam a pequena casa da fazenda ser incendiada pelos indígenas.

Naquela noite, quando os três acampam à margem do rio, Kay tenta explicar que Weston quer começar uma vida nova, muito embora ela reconheça que ele nem sempre usa os meios corretos.  Por outro lado, quando toma conhecimento que Matt está querendo ir até Council City, para se vingar de Weston, ela diz que sabe que ele esteve preso por matar um homem pelas costas, coisa que Weston nunca fez.  Matt explica ao filho as condições que o obrigaram a matar o tal homem.

Os três continuam a descer o rio, cada vez mais perigoso, ocasião em que Matt comenta que os índios o chamam de " o rio sem volta" face às temíveis corredeiras.  Na descida , enfrentam os mais diversos obstáculos, principalmente as tentativas de ataque dos índios e um encontro com Dave Colby, o homem que foi lesado por Weston e que está à sua procura.  Quando Colby tenta levar Kay consigo, Matt a defende e termina desarmando-o e ficando com seu rifle.  A partir daí, o relacionamento entre Kay e Matt começa a ficar mais amistoso.

Finalmente, os três chegam à Council City.  A pedido de Kay, Matt concorda que ela procure Weston para que este se explique sobre sua atitude.  Enquanto isso, ele e o filho tomam um café num armazém de mantimentos de um amigo.  Ao encontrar Weston, Kay lhe pede que tenha uma conversa amistosa com Matt, a quem deve desculpas.

Os dois se dirigem ao armazém em que Matt se encontra e, ao se aproximar, Weston saca sua arma e dispara contra o fazendeiro, não o atingindo.  Ao se preparar para disparar um segundo tiro, é mortalmente alvejado por Mark, que apanhara um rifle do armazém e saíra em defesa do pai.

Horrorizada com a atitude de Weston, Kay se afasta do local e se dirige ao 'saloon' da cidade.  Por outro lado, após carregar uma carroça com mantimentos, Matt vai ao seu encontro, a coloca em seus ombros e lhe diz que os três estão voltando para casa.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Otto Preminger, "O Rio das Almas Perdidas" é um bom filme sobre um homem que, após cumprir pena por um crime que cometera no passado, procura o filho de nove anos e tenta reconstruir sua vida física e psicologicamente.

Como sempre, Preminger realiza um ótimo trabalho de direção, no que é ajudado pela magnífica fotografia de Joseph LaShelle e por uma bela trilha sonora.  "O Rio das Almas Perdidas" foi um dos primeiros filmes produzidos pelos Estúdios da Twentieth Century-Fox em cinemascope e som estereofônico.  Ao longo do filme, Marilyn Monroe canta quatro canções, entre as quais destacam-se a canção-título, "The River of no Return", e "One Silver Dollar".

No elenco, Robert Mitchum e Marilyn estão razoavelmente bem.  O maior destaque fica para Tommy Rettig, na época com apenas 13 anos, no papel do jovem Mark.

CAA