Filmes por gênero

O AMOR QUE ME DESTE (1948)

Homecoming
imagem imagem imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: A rival (Portugal)
Le retour (França)
La lunga attesa (Itália)
Dr. Johnsons heimkehr (Alemanha)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Melodrama, 2ª Guerra Mundial
Direção: Mervyn LeRoy
Roteiro: Paul Osborn
Produção: Sidney Franklin
Música Original: Bronislau Kaper
Fotografia: Harold Rosson
Edição: John D. Dunning
Direção de Arte: Randall Duell, Cedric Gibbons
Figurino: Helen Rose
Guarda-Roupa: Helen Scovil Roup
Maquiagem: Jack Dawn
Efeitos Sonoros: Norwood A. Fenton, Douglas Shearer
Efeitos Especiais: A. Arnold Gillespie, Warren Newcombe
Nota: 6.7
Filme Assistido em: 1957

Elenco

Clark Gable Cel. Ulysses Delby Johnson (Dr. Johnson)
Lana Turner Ten. Jane McCall
Anne Baxter Sra. Penny Johnson
John Hodiak Dr. Robert Sunday
Ray Collins Ten. Cel. Avery Silver
Gladys Cooper Sra. Kirby
Cameron Mitchell Sgt. Monkevickz
Art Baker Williams, repórter a bordo
Marshall Thompson Sgt. McKeen
Lurene Tuttle Srta. Stoker
Jessica Grayson Sarah, empregada de Johnson
J. Louis Johnson Sol, mordomo de Johnson
Eloise Hardt Enfermeira Eloise
Charles Miller Médico
Geraldine Wall Enfermeira Chefe
Mary Jo Ellis Enfermeira
Peggy Badley Enfermeira
Joseph Crehan Cel. Morgan
Kay Mansfield Sra. Lovette
Lisa Golm Anna
Louise Colombet Francesa

Sinopse

Em um navio de transporte de 200 mil soldados americanos que estão voltando para casa, após a Segunda Guerra Mundial, o Sr. Williams, um jornalista, pergunta ao coronel Ulysses Delby Johnson, da 299ª Divisão médica, sobre suas experiências pessoais durante a guerra. Ulysses, em seguida, conta-lhe uma história que começou em 1941, quando ele era cirurgião-chefe em um hospital americano:

“Apesar de suas habilidades como médico, sua ética foi posta em questão um dia por um colega e amigo, Dr. Robert Sunday. Sunday o chamou de hipócrita por lamentar a Blitz de Londres, enquanto na América, próximo à Chester Village, homens viviam em extrema pobreza, mulheres e crianças eram atacadas pela malária, desnutrição e similares. Sunday também o acusou de ter corrido para se alistar no exército simplesmente porque na época era moda.

Após se separar de sua esposa, Penny, e completar seu treinamento básico, ele embarcou para a Europa, onde conheceu a tenente Jane McCall, uma enfermeira indicada para trabalhar com ele. Seu rigor e a irreverência de Jane logo os colocaram em atritos, mas finalmente conseguiram superar suas diferenças e se tornaram amigos. Ao longo do tempo, a amizade deles se consolidou e, após um ataque aéreo ao acampamento médico, ele e Jane fizeram uma viagem juntos.

De volta ao acampamento, ele assistiu à morte de seu amigo, o Sgt. Monkevickz, com o baço rompido e infectado com malária. A morte do amigo tornou-se ainda mais dolorosa por saber que ela foi causada por uma doença contraída em Chester Village, uma doença que o Dr. Sunday mencionara como tendo sido totalmente negligenciada pelos médicos locais.

Na manhã seguinte, quando ele e Jane foram obrigados a se proteger de outro ataque aéreo, ele lhe confessou que se achava arrependido por ter tratado Monkevickz como "apenas mais um caso", não se preocupando o suficiente com ele como um ser humano. Assim, numa tentativa de expiar sua culpa, ele escreveu para Penny pedindo-lhe para visitar o pai de Monkevickz em Chester Village.”

Após atender ao pedido do marido, Penny procura o Dr. Sunday para confidenciar que estava suspeitando que Ulysses estivesse tendo um caso com uma tal de Jane, uma mulher sobre a qual ele sempre escreve.

Ao ocorrer a invasão da Europa no famoso Dia “D”, Jane é transferida e se despede de Ulysses com um beijo de adeus. Os dois voltam a se encontrar casualmente em Paris, quando juntos seguem para resgatar a 299ª Divisão, que se encontra cercada pelo fogo inimigo na Batalha de Anzio.

Algum tempo depois, deprimido, Ulisses retorna para casa. Ele pede desculpas ao amigo Sunday por não ter dado atenção às suas críticas, e depois diz à Penny que ele perdeu sua autoconfiança ao ver Jane morrer de um ferimento à bala em um hospital. Ele pede ainda à Penny para ser paciente com ele até que suas feridas emocionais sejam curadas, e ela aceita alegremente a responsabilidade, selando seu amor por seu marido com um abraço.

imagem imagem imagem

Comentários

Adaptado por Jan Lustig de um livro do dramaturgo Sidney Kingsley, “O Amor Que Me Deste” é um bom melodrama americano cuja história se passa durante o período da 2ª Guerra Mundial. Escrito pelo roteirista Paul Osborn e dirigido pelo cineasta Mervyn LeRoy, sua trama parece ter a intenção de discutir a ética na profissão médica, bem como, mostrar como uma guerra pode alterar psicologicamente as pessoas.

A história, contada em flashback, se move na maioria do tempo de forma relativamente lenta. Grande cineasta, LeRoy parece não estar em seus melhores dias, embora, como disse acima, trate-se de um bom melodrama. É que às vezes a gente fica com a impressão de que se trate de um filme cuja finalidade primeira é a de explorar, para fins comerciais, duas das maiores estrelas da época, Clark Gable e Lana Turner.

CAA