Filmes por gênero

O SOLAR DE DRAGONWYCK (1946)

Dragonwyck
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Le Château du dragon (França)
Il Castello di Dragonwyck (Itália)
El castillo de Dragonwyck (Espanha)
Weißer Oleander (Alemanha)
Die gebändigte Frau (Austria)
Fåfäng var min dröm (Suécia)
A Sárkányvár asszonya (Hungria)
Драговик (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Drama, Mistério, Suspense
Direção: Joseph L. Mankiewicz
Roteiro: Joseph L. Mankiewicz
Produção: Darryl F. Zanuck
Música Original: Alfred Newman
Fotografia: Arthur C. Miller
Edição: Dorothy Spencer
Direção de Arte: J. Russell Spencer, Lyle Wheeler
Guarda-Roupa: René Hubert
Maquiagem: Ben Nye
Efeitos Sonoros: Roger Heman Sr., W. D. Flick
Efeitos Especiais: Fred Sersen
Nota: 8.1
Filme Assistido em: 1948

Elenco

Gene Tierney Miranda Wells
Walter Huston Ephraim Wells
Vincent Price Nicholas Van Ryn
Anne Revere Abigail Wells
Glenn Langan Dr. Jeff Turner
Trevor Bardette Colono
Jessica Tandy Peggy O'Malley
Harry Morgan Klaus Bleecker
Spring Byington Magda
Walter Baldwin Tom Wilson, colono
Trudy Marshall Elizabeth Van Borden
Connie Marshall Katrine Van Ryn
Francis Pierlot Dr. Brown
Reinhold Schünzel Conde de Grenier
Vivienne Osborne Johanna Van Ryn
Robert Baldwin Colono
Scott Elliott Tom Wells
Tom Fadden Otto Gebhard
Ruth Ford Cornelia Van Borden
Keith Hitchcock Sr. McNabb
Virginia Lee Helena Vanderhyde
Mickey Roth Nathaniel Wells
Douglas Wood Prefeito Curtis
Maya Van Horn Condessa de Grenier
Jane Nigh Tabitha Wells
Jamie Dana Seth Wells
Betty Fairfax Sra. McNab
Michael Garrison Zack Wilson

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Após receber uma carta de Nicholas Van Ryn, um primo distante, Abigail e seu marido, Ephraim Wells, concordam que sua filha mais velha, Miranda, vá morar na mansão de Nicholas onde será dama de companhia da filha deste, a pequena Katrine de 8 anos.  Nicholas é um riquíssimo dono de imensas terras, onde explora mais de 200 colonos.

Ao chegar ao solar de Dragonwyck, onde passa a viver, Miranda chama a atenção de todos por sua rara beleza, principalmente a do Dr. Jeff Turner, médico da região.  Mesmo casado com Johanna, Nicholas passa a se insinuar para a jovem, embora esta não perceba suas reais intenções.

Pouco tempo depois, Joanna adoece.  Dr. Turner a examina e não encontra nada além de um simples resfriado.  No quarto onde ela se encontra, chama sua atenção algumas plantas com um perfume não usual.  Joanna morre inexplicavelmente algumas horas depois.

Logo após a morte da esposa, Nicholas procura Miranda, a quem diz que sua vida não vai parar se ele a tiver sempre por perto.  A jovem, entretanto, decide voltar para a casa dos pais.  No caminho, sua carruagem é interceptada pelo Dr. Turner, que lhe pede permissão para visitá-la em sua casa.

Uma vez lá, Miranda passa a se comportar como se seu mundo não fosse mais aquele, fazendo com que seus pais se preocupem com ela.  No fundo, ela se sente completamente apaixonada por Nicholas.  Dois meses se passam até que este procura Ephraim e Abigail para pedir a mão de sua filha em casamento.

Logo depois de casada, Miranda engravida.  Obcecado por ter um filho homem que possa herdar todas as suas terras, Nicholas aguarda ansiosamente a hora do parto.  Nos primeiros sinais de que a hora está chegando, Dr. Turner é chamado para dar toda a assistência necessária à Miranda  e ao filho que está por nascer.  O parto é difícil e o recém-nascido apresenta sérios problemas no coração, vindo a falecer poucos dias depois.

Não aceitando a morte do filho, Nicholas se fecha num quarto de uma das torres do solar.  Os dias se passam sem que ele apresenta qualquer reação até que Miranda decide procurá-lo na torre.  Ele a recebe muito mal, alega que a exemplo de Johanna, ela também não foi capaz de lhe dar um filho homem, fazendo com que ele tenha se tornado num viciado em drogas.  Ela lhe responde dizendo que viu muitos colonos com suas safras arruinadas indo trabalhar, enquanto ele se droga e se esconde, não encarando a morte do filho.

Pouco tempo depois, Miranda começa a apresentar uma fraqueza que lembra a doença que matara Johanna.  Sua fiel criada, Peggy O'Malley, com receio de que algo ocorra a ela, procura ajuda junto ao Dr. Turner.  Os dois decidem ir juntos ao solar, onde o médico alega que estava passando por acaso quando resolveu dar uma entrada para ver como todos estavam.

Ao vê-lo, Nicholas tenta expulsá-lo.  Dr. Turner lembra que nunca se esqueceu da planta que se encontrava no quarto de Johanna quando ela faleceu e que, não encontrando uma razão para o estranho óbito, decidiu estudá-la, chegando à conclusão de que, além de bonita, tratava-se de uma planta mortal, a mesma que se encontra agora no quarto de Miranda.

Nicholas, desmascarado, o ataca.  Dr. Turner reage e termina derrotando-o.  Em seguida, sai com Miranda à procura de ajuda.  Horas depois, voltam acompanhados das autoridades e de um grupo de colonos.  A uma ordem de prisão, Nicholas tenta puxar uma arma mas é ferido mortalmente.

Ao se preparar para voltar mais uma vez para a casa dos pais, Miranda se despede do Dr. Turner, a quem diz que ele poderá visitá-la quando quiser.

imagem

Comentários

Baseado no romance de Anya Seton, "O Solar de Dragonwyck" é um ótimo drama.  Escrito e dirigido pelo cineasta Joseph L. Mankiewicz, o filme apresenta pequenos furos em seu roteiro, os quais não chegam a prejudicar o conjunto da obra.  A direção, ao contrário, é consistentemente boa do início ao fim.

A música do grande Alfred Newman é magnífica, ajudando a compor a atmosfera de mistério e tragédia.  A fotografia de Arthur C. Miller, em preto-e-branco, é um outro ponto a destacar.

O elenco é da melhor qualidade.  Vincent Price está perfeito no papel de Nicholas Van Ryn.  Walter Huston, como o pai de Miranda, também se acha irretocável.  Merecem ainda ser destacadas as ótimas atuações apresentadas por Gene Tierney, Jessica Tandy e Anne Revere.

CAA