Filmes por gênero

O SOPRO NO CORAÇÃO (1971)

Le souffle au coeur
imagem imagem imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Il soffio al cuore (Itália)
Herzflimmern (Alemanha)
El soplo al corazón (Espanha)
Murmur of the Heart (Estados Unidos)
Dearest Love (Reino Unido)
Pais: França, Itália, Alemanha
Gênero: Comédia Dramática
Direção: Louis Malle
Roteiro: Louis Malle
Produção: Claude Nedjar, Vincent Malle
Design Produção: Jean-Jacques Caziot
Fotografia: Ricardo Aronovich
Edição: Suzanne Baron
Maquiagem: Jacky Reynal
Efeitos Sonoros: Jean-Claude Laureux
Nota: 8.4
Filme Assistido em: 2004

Elenco

Lea Massari Clara Chevalier
Benoît Ferreux Laurent Chevalier
Daniel Gélin Dr. Charles Chevalier
Michael Lonsdale Padre Henri
Henri Poirier Tio Leonce
Ave Ninchi Augusta
Fabien Ferreux Thomas
Gila von Weitershausen Freda, a prostituta
Marc Winocourt Marc
Liliane Sorval Fernande
Corinne Kersten Daphne
Micheline Bona Tia Claudine
Jacqueline Chauvaud Hélène
Jacques Gheusi Recepcionista da Clínica
Annie Savarin A cozinheira
Yvon Lec Padre Superior
Jean-Pierre Pessoz Soldado
Isabelle Kloucowski Madeleine
Éric Burnelli Maître d'Hotel

Indicações

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Roteiro Original

Festival Internacional de Cannes, França

Prêmio Palma de Ouro (Louis Malle)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

A história se inicia na cidade de Dijon, em 1954, durante a campanha da Argélia, quando a França enfrenta divisões internas para manter suas colônias.  É nesse contexto que o jovem adolescente Laurent Chevalier, filho de um médico ginecologista e de uma italiana, começa a descobrir e a questionar o mundo, ouvindo discos de Charlie Parker e lendo tudo que lhe cai às mãos.

Após saber que sua mãe tem um amante, Laurent se dá mal em sua primeira experiência sexual.  É que seus irmãos mais velhos, Thomas e Marc, o levam a um bordel, onde, antes dele consumar o ato com uma prostituta, os dois invadem o quarto onde ele se encontra e interrompem o idílio, deixando-o confuso e furioso.

Após apanhar escarlatina, Laurent é acometido de um sopro no coração, o que o obriga a deixar o colégio a fim de ser tratado numa clínica existente numa pequena estação de águas termais, nas montanhas.  Sua mãe, Clara, o acompanha.

Lá, enquanto sua mãe continua a ter seus encontros fora do casamento, Laurent tenta conquistar duas jovens, Daphne e Hélène, sem um maior sucesso.  Quando o relacionamento de Clara com o amante é rompido, mãe e filho entram num clima de frustração e terminam se envolvendo numa relação incestuosa.

imagem imagem imagem imagem imagem imagem

Comentários

"O Sopro no Coração" é mais um ótimo filme do grande cineasta francês, Louis Malle.  Com um roteiro escrito pelo próprio Malle, o filme trata de um tema explosivo como o incesto entre mãe e filho.  O importante, entretanto, é destacar a sensibilidade e a sutileza com que ele desenvolve a trama, como ele arma a dança de aproximação entre Clara e seu filho adolescente, de modo que, a cena do incesto, em si, não é traumática, mais parecendo um ato de simples afeição do que algo carnal.  O sopro no coração, disfunção física de que é acometido o jovem Laurent, tem, portanto, um simbolismo mais profundo e complexo.

Um outro ponto forte do filme é sua trilha sonora, alimentada por inúmeras músicas de Charlie Parker, o grande jazzista americano, inovador no campo musical com o seu be-bop.

No elenco, o grande destaque fica por conta da atriz italiana, Lea Massari, que esbanja talento e sensualidade.  No papel de Laurent, estréia no cinema o jovem ator de 16 anos, Benoît Ferreux, com uma ótima atuação.

CAA