Filmes por gênero

ASSIM SÃO OS FORTES (1951)

Across the wide Missouri
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Au-delà du Missouri (França)
Il cacciatore del Missouri (Itália)
Más allá del Missouri (Espanha)
Colorado (Austria, Alemanha)
Missouri (Suécia, Polônia)
Vest for Missouri (Dinamarca)
Át a széles Missourin (Hungria)
По широкой Миссури (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Faroeste
Direção: William A. Wellman
Roteiro: Talbot Jennings
Produção: Robert Sisk
Música Original: David Raksin
Fotografia: William C. Mellor
Edição: John Dunning
Direção de Arte: Cedric Gibbons, James Basevi
Figurino: Walter Plunkett
Maquiagem: William Tuttle, Sydney Guilaroff
Efeitos Sonoros: Douglas Shearer
Efeitos Especiais: Warren Newcombe
Nota: 7.0
Filme Assistido em: 1954

Elenco

Clark Gable Flint Mitchell
Ricardo Montalban Ironshirt
John Hodiak Brecan
Adolphe Menjou Pierre
J. Carrol Naish Looking Glass
Jack Holt Bear Ghost
María Elena Marqués Kamiah
Alan Napier Capitão Humberstone Lyon
George Chandler Gowie
Richard Anderson Dick
María Elena Marqués Kamiah
Fred Graham Brown
Timothy Carey Baptiste Duval
Michael Dugan Gordon
Gene Coogan Marcelline
Evelyn Finley Squaw
Fred Gilman Harris
Nipo T. Strongheart Chefe indígena
Tatzumbia Dupea Índia
James Whitmore Old Bill
Andrew Knife Yellow Plume
Tex Holden Peg Leg Smith
Henri Letondal Lucien Chennault
John Hartman Chip Mitchell
Don House Luke
Bert LeBaron LeBonte

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Na região norte das Montanhas Rochosas da década de 1830, o caçador de peles Flint Mitchell está planejando uma caçada no rico Território de Blackhawk, apesar dos protestos de seu amigo índio, Brecan, que lhe diz que a terra pertence aos índios. Depois de escapar por pouco de um ataque de Ironshirt, um jovem guerreiro índio, Flint encontra-se ameaçado por uma matilha de lobos. Ele é resgatado por Pierre, um caçador de peles franco-canadense e pelo Capitão Humberstone Lyon, um caçador escocês trapalhão que lutou na batalha de Waterloo.

Enquanto Pierre e Humberstone decidem se juntar a Flint na perigosa expedição em território Blackfoot, Flint, na esperança de garantir a passagem segura do grupo, compra e se casa com Kamiah, neta do chefe Bear Ghost. Embora não se case com a jovem por amor, ele termina se apaixonando por ela. A jovem guia com êxito Flint e seus homens através do terreno áspero da região e, com o tempo, Bear Ghost e Flint tornam-se grandes amigos.

Graças à sua amizade, Bear Ghost evita que o beligerante Ironshirt cause algum problema a Flint e seus homens, mas a tragédia ocorre quando DuNord, um dos homens de Flint, mata Bear Ghost para vingar a morte de seu irmão pelos índios. Brecan, então, mata DuNord e Flint afunda em uma depressão com a morte de Bear Ghost. Logo depois de assumir a chefia da tribo, Ironshirt retoma sua campanha de terror contra os caçadores brancos.

Os ataques começam na primavera, quando Kamiah, que tinha recentemente dado à luz um menino, Chip, é morta numa emboscada por Ironshirt e seus homens. Com Chip preso às suas costas, o cavalo de Kamiah segue até o território Blackfoot. Flint consegue ter seu filho de volta, quando de um contra-ataque, durante o qual Ironshirt é morto. Os anos passam, e Flint leva Chip, agora com seis anos de idade, para viver no território Blackfoot, onde, acredita que seria o lugar preferido de Kamiah.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta William A. Wellman, a partir de um roteiro escrito por Talbot Jennings, “Assim São os Fortes” é um faroeste produzido pela Metro-Goldwyn-Mayer em 1951. Sua trama não é uma adaptação de algum romance, mas de uma obra histórica, assinada por Bernard de Voto, ganhadora do prêmio Pulitzer de 1948.

Embora não seja extraordinária, a direção de Wellman se mostra bastante segura. A fotografia, assinada por William C. Mellor, é um dos pontos altos do filme, ao revelar as belezas das altas montanhas onde se desenvolveram as locações.

No elenco, embora se mostre um pouco idoso para o papel, Clark Gable se sai muito bem. Aliás, seu relacionamento com a atriz mexicana María Elena Marqués se mostrou melhor do que o de James Stewart com Debra Paget em “Flechas de Fogo”, de 1950.

CAA