Filmes por gênero

ATRAIÇOADO (1954)

Betrayed
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Voyage au-delà des vivants (França)
Verraten (Austria, Alemanha)
Brumas de traición (Espanha)
Flama de traición (Uruguai)
La traición (Venezuela)
Controspionaggio (Itália)
Forrådt (Dinamarca)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Drama, 2ª Guerra Mundial, Suspense
Direção: Gottfried Reinhardt
Roteiro: Ronald Millar, George Froeschel
Música Original: Bronislau Kaper
Fotografia: Freddie Young
Edição: Raymond Poulton, John Dunning
Direção de Arte: Alfred Junge
Guarda-Roupa: Pierre Balmain
Maquiagem: John O'Gorman
Efeitos Sonoros: A.W. Watkins
Efeitos Especiais: Tom Howard
Nota: 8.0
Filme Assistido em: 1956

Elenco

Clark Gable Coronel Pieter Deventer
Lana Turner Carla Van Oven
Victor Mature "The Scarf"
Louis Calhern General Ten Eyck
O.E. Hasse Coronel Helmuth Dietrich
Wilfrid Hyde-White General Charles Larraby
Ian Carmichael Capitão Jackie Lawson
Roland Culver General Warsleigh
Anton Diffring Capitão Von Stanger
Carl Jaffe Major Plaaten
Ferdy Mayne Oficial da Luftwaffe
Theodore Bikel Sargento alemão
Niall MacGinnis Blackie
Nora Swinburne Mãe de 'The Scarf'
Leslie Weston Pop
Christopher Rhodes Chris
Brian Smith Jan
Lily Kann Avó de Jan
Richard Anderson John
Peter Martin Freddy Jackson
Basil Appleby Paraquedista
John Glenn Paraquedista
John Singer Paraquedista
John Wynn Paraquedista

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Em 1943, o General Charles Larraby, da Inteligência britânica, recebe uma mensagem do agente "Rembrandt" na Holanda, dizendo que seu código foi quebrado. Enquanto isso, na Holanda ocupada, o oficial da Inteligência holandesa, Coronel Pieter Deventer, conhecido como Rembrandt, é preso por oficiais nazistas e levado ao Coronel Helmuth Dietrich, que se oferece para libertá-lo se ele se tornar um agente duplo. O Quartel-General alemão, no entanto, é invadido por um grupo da Resistência local, sob o comando de um homem conhecido como "The Scarf", e Pieter é resgatado. Scarf e seus homens levam Pieter para seu esconderijo em uma serraria, onde ele comenta que levou a cabo aquela ação como um favor aos britânicos. Só então, um boletim de rádio relata o resgate de Pieter e anuncia os nomes de três proeminentes cidadãos holandeses que serão mortos se ele não retornar à custódia alemã até a manhã seguinte.

Na hora marcada, Pieter ainda se encontra foragido e as execuções são realizadas. Na Inglaterra, seis meses mais tarde, pouco antes da invasão da Normandia, Pieter visita seu comandante, o General Ten Eyck, que lhe informa que o General Larraby deseja enviar um agente à Holanda para atuar como elo de ligação entre os serviços secretos britânicos e Scarf. Eyck diz ainda que o plano é fazer com que Carla Van Oven, uma mulher holandesa que vive na Inglaterra, se passe pela professora de música Fran Saylors, que vem colaborando com os nazistas há algum tempo. Pieter manifesta preocupação em relação ao caráter de Carla, lembrando que ela tinha se interessado pelo mercado negro e se associado aos nazistas, antes de seu marido ser morto. De posse de seu arquivo, Pieter vai ao apartamento de Carla e a confronta em relação a seu passado questionável.

No encontro, Carla insiste que amava seu marido e que deseja trabalhar para que seu país vingue sua morte. Assim, ela participa de um programa de treinamento intensivo para espiões, mas é ferida quando de um salto de paraquedas. Temendo por sua segurança, Pieter insta Carla, que ele passou a respeitar, a desistir de espionagem, mas ela responde que seu trabalho tornou-se sua razão de viver. Os dois se beijam e, em pouco tempo, eles se acham envolvidos em um romance sério. Chegada a hora de Carla realizar sua missão e, disfarçada de Fran, ela salta de paraquedas na cidade holandesa de Arnhem. Ela é reconhecida por Scarf, que lhe diz que Fran foi morta por colaborar com o inimigo. Um lobo solitário que luta contra os nazistas por emoção, Scarf reluta em trabalhar para os britânicos, mas admite sua atração por Carla.

Em seguida, ele a leva Carla para seus aposentos e lhe dá um apaixonado beijo de despedida, enquanto a proprietária os observa. Investida em seu personagem, Carla faz com que Jan, neto da proprietária, remova a imagem da rainha Wilhelmina de seu quarto. Pouco depois, ela recebe a visita do Capitão Von Stanger, que solicita sua presença num jantar nazista na semana seguinte. As forças da resistência atacam o partido, e Jan está prestes a matar Carla quando Scarf intervém. Na manhã seguinte, ela tenta lhe dar uma tarefa solicitada por Londres, mas ele se recusa a cooperar. Em contrapartida, Scarf a leva para a casa de sua família, a fim de conhecer sua mãe, a quem ele é extremamente ligado. Uma vez lá, ele fica devastado ao ver que sua mãe teve a cabeça raspada, castigo geralmente dado a colaboradores, ocasião em que seu irmão Chris comenta que os moradores locais suspeitam que ela esteja envolvida com um soldado alemão.

Enfurecido, Scarf pede a Carla para informar os britânicos que ele vai lutar sob suas ordens. Dias depois, Jan é gravemente ferido durante um assalto e, antes de morrer, diz à Carla que foram emboscados. Os aliados libertam a Holanda e Pieter é enviado para Arnhem a fim de auxiliar Scarf, cuja organização vem sofrendo altas perdas desde que se juntou às forças britânicas. O general Larraby sugere que Carla pode estar traindo o grupo de resistência aos nazistas e pede a Pieter para lidar com a situação. Enquanto isso, ela diz a Scarf que acredita que ele esteja sendo traído e pede-lhe, em vão, para não participar de uma missão naquela noite. Horas depois, no entanto, Pieter surpreende Carla no quarto de Scarf e lhe diz que o ataque mais recente foi um verdadeiro desastre.

Desconhecendo as suspeitas de Pieter, Carla diz que Scarf sempre realiza suas incursões durante a lua cheia, e que seus homens são atacados por atiradores de elite, ao invés de artilharia. Ela conclui dizendo que Scarf tem programado suas incursões de tal forma que não será morto. Pieter zomba de sua teoria, e quando ela percebe que ele acha que ela está por trás das emboscadas, ela se sente arrasada. Preocupada, ela o convence de que ela não é capaz de tamanha traição e o assegura que Scarf mais uma vez sairá ileso. Naquele momento, os combatentes da resistência sobreviventes retornam e relatam que Scarf foi ferido e capturado. Pieter, amargamente, dá ordem de prisão à Carla e a deixa sob a custódia dos homens de Scarf. No entanto, quando os alemães mais tarde emboscam milhares de paraquedistas britânicos e isolam Arnhem, com Scarf em segurança em um hospital atrás das linhas inimigas, Pieter começa a se perguntar se a história de Carla é verdadeira.

O Coronel Dietrich é capturado, e Pieter o visita na prisão, ocasião em que ele repete a oferta que o alemão lhe fizera anteriormente: liberdade em troca de ser um agente duplo. Dietrich aceita, e eles vão atrás das linhas alemãs e libertam Scarf do hospital. Pieter, então, mata Dietrich e foge com Scarf em um avião. De volta à Holanda, Pieter informa Scarf sobre as alegações de Carla e ele jura matá-la. Depois que Scarf ostenta que pode facilmente entrar em Arnhem e mapeia a rota que usará, Pieter propõe que os britânicos usem a tal rota para retirar seus paraquedistas. A missão é um sucesso e Pieter acusa Scarf de trair seus homens para vingar o mal cometido contra sua mãe. Em seguida, Pieter pede que ele mostre em que local ele foi baleado pelos nazistas e, ao arrancar as ataduras, ele apresenta um corpo saudável. Scarf tenta fugir, mas é morto a tiros por Pieter e os agentes britânicos. Os paraquedistas resgatados retornam e Pieter fica feliz ao ver Carla entre eles.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Gottfried Reinhardt, a partir de um roteiro escrito por Ronald Millar e George Froeschel, “Atraiçoado” é um razoavelmente bom filme sobre a 2ª Guerra Mundial produzido pela Metro-Goldwyn-Mayer (MGM) em 1954. Sua trama, marcada por uma boa dose de coragem e traição, apresenta várias sequências de ação filmadas em belos cenários da Holanda.  

A direção de Reinhardt se mostra apenas razoável, embora consiga manter um bom ritmo ao longo da projeção. Por outro lado, o filme é muito bem fotografado em Eastmancolor.

No elenco, com atuações bastante convincentes, destacam-se Clark Gable, em seu último filme pela MGM, Victor Mature e Lana Turner.

CAA