Filmes por gênero

OBSESSÃO (1943)

Ossessione
imagem imagem imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Les amants diaboliques (França)
Obsesión (Espanha, Argentina)
Besessenheit (Alemanha)
Köttets lust (Suécia)
Opetanie (Polônia)
Riivaajat (Finlândia)
Besættelse (Dinamarca)
Одержимость (Rússia)
Pais: Itália
Gênero: Crime, Drama, Romance
Direção: Luchino Visconti
Roteiro: Luchino Visconti, Giuseppe De Santis, Gianni Puccini, Mario Alicata
Produção: Libero Solaroli
Música Original: Giuseppe Rosati
Direção Musical: Fernando Previtali
Fotografia: Aldo Tonti, Domenico Scala
Edição: Mario Serandrei
Direção de Arte: Gino Franzi
Figurino: Maria De Matteis
Efeitos Sonoros: Tommaso Barberini, Arrigo Usigli
Nota: 8.6
Filme Assistido em: 1971

Elenco

Clara Calamai Giovanna Bragana
Massimo Girotti Gino Costa
Dhia Cristiani Anita
Elio Marcuzzo Espanhol
Vittorio Duse Agente de Polícia
Michele Riccardini Dom Remigio
Juan de Landa Giuseppe Bragana
Michele Sakara O garoto

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

 Gino Costa, um jovem e atraente vagabundo, chega por acaso a um modesto restaurante de beira de estrada, quando o caminhão em que viaja escondido na carroceria, pára para reabastecimento. Enquanto Giuseppe Bragana, proprietário do local, atende o motorista, Gino entra no restaurante e, sem pedir licença, vai até a cozinha onde encontra Giovanna, a jovem mulher de Giuseppe.

Atrevido, mexe nas panelas enquanto tenta seduzir Giovanna.  Embora fortemente atraída pela beleza do jovem estranho, ela avisa ao marido que ele se serviu e não pagou pela refeição.  Giuseppe tenta cobrar-lhe o valor devido, mas dizendo-se sem dinheiro, Gino propõe pagar sua dívida com trabalho, já que se diz mecânico e sabe que a caminhonete de Giuseppe apresenta um defeito mecânico.  Este concorda com a proposta e o leva até a garagem onde se acha o veículo.  Ao abrir o capô, Gino retira propositadamente o rotor do distribuidor e o esconde em seu bolso.  Em seguida, alegando a necessidade de um rotor novo, faz com que Giuseppe vá de bicicleta até uma cidade próxima a fim de comprar a tal peça.

Com a ausência de Giuseppe, Gino e Giovanna terminam na cama, onde fazem juras de amor.  Quando o marido dela retorna com o novo rotor, em um minuto Gino põe a caminhonete a funcionar. Agradecido, Giuseppe permite que ele permaneça alguns dias em seu estabelecimento.  No dia seguinte, aproveitando a saída do marido para uma pesca, Giovanna foge a pé com Gino.  Entretanto, depois de caminharem alguns quilômetros, ela desiste da fuga e lhe propõe que os dois voltem para o restaurante.  Gino não concorda e segue sozinho.

Ao embarcar num trem, sem destino, faz amizade com um vendedor ambulante que está indo para Ancona.  Os dois ficam juntos.  Certo dia, quando se acham numa praça a vender guarda-chuvas, Gino é encontrado por  Giuseppe e Giovanna, que o convidam para voltar com eles e trabalhar no restaurante/bomba de gasolina.

No caminho de volta, aproveitando o fato de Giuseppe ter bebido além da conta, Giovanna e Gino armam para que ele seja morto num premeditado acidente com a caminhonete.  Em princípio, a polícia não considera a possibilidade de um crime.  De volta ao restaurante, Gino confessa que não vai conseguir sentir-se bem ali, depois do ocorrido, e propõe que Giovanna venda tudo para recomeçarem uma vida nova bem longe dali.  Ela concorda com a idéia, mas não como de curto prazo.

Um mês depois, os dois vão à Ferrara.  Enquanto ela se dirige a uma Companhia de Seguros, ele fica numa praça, onde trava conhecimento com Anita, uma prostituta.  Quando Giovanna retorna e lhe conta que vai receber 50.000 liras de um seguro de vida de Giuseppe, ele lhe diz que não quer mais olhar para a cara dela, por acreditar que foi por ela usado para pôr a mão naquele dinheiro.

Assim, ele a larga e vai ao encontro de Anita.  Inconformada, Giovanna retorna ao seu restaurante.  Enquanto isso, dois caminhoneiros que assistiram ao acidente, procuram a polícia onde informam que Gino e Giovanna não se achavam na caminhonete quando ela rolou ribanceira abaixo, matando Giuseppe.

Gino é visto em Ferrara e os policiais tentam prendê-lo.  Ao descobrir que estão à sua procura, ele consegue fugir e ir ao encontro de Giovanna.  Uma vez no restaurante, fala para ela sobre o que está ocorrendo, ao mesmo tempo em que toma conhecimento que os dois vão ter um filho.  Com a iminente chegada da polícia, os dois pegam um carro e fogem para Scatovari.  Na estrada, fazem planos para o futuro.

Os policiais chegam ao restaurante e, não os encontrando, seguem em direção à Scatovari.  Quando já estão próximos de serem alcançados pela viatura policial, Gino perde a direção ao tentar fazer a ultrapassagem de um caminhão, provocando um acidente em que Giovanna morre e ele sai levemente ferido.  Ele a retira das ferragens no momento em que é abordado por um Agente de Polícia.

imagem imagem imagem

Comentários

Baseado no livro "O destino bate à sua porta" de James M. Cain, "Obsessão" é um ótimo filme italiano.  Realizado pelo cineasta Luchino Visconti, que também participou da elaboração do roteiro, o filme apresenta o estilo próprio do neo-realismo italiano como, por exemplo, o fato de ter sido filmado quase que inteiramente em locações reais, associado a características do filme-noir.

"Obsessão" marca a estréia de Visconti como diretor de cinema e ele se sai muito bem.  Amante da ópera, introduz árias de Bizet e Verdi que se encaixam muito bem no contexto da história.  Essa adaptação da obra de James M. Cain é bastante superior à realizada pelo cinema americano em 1981, com Jack Nicholson e Jessica Lange.

Muito bem fotografado por Domenico Scala e Aldo Tonti, tem ainda em sua trilha sonora um outro ponto alto.  No elenco, Clara Calamai e Massimo Girotti estão perfeitos em seus respectivos papéis, deixando clara a ótima química existente entre eles.

CAA