Filmes por gênero

OS CAFAJESTES (1962)

imagem imagem imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: La plage du désir (França)
The hustlers (Estados Unidos, Reino Unido)
Brasilian pojat (Finlândia)
Stigmes siopis (Grécia)
Pais: Brasil
Gênero: Drama, Crime
Direção: Ruy Guerra
Roteiro: Ruy Guerra, Miguel Torres
Produção: Jece Valadão, Gerson Tavares
Design Produção: Aníbal A. de Almeida, Gerson Tavares
Música Original: Luiz Bonfá
Fotografia: Tony Rabatoni
Edição: Zélia Feijó Costa, Nello Melli Feijó
Maquiagem: Germaine Monteil
Efeitos Sonoros: José Tavares, Geraldo José, Angelo Riva
Nota: 8.2
Filme Assistido em: 1963

Elenco

Jece Valadão Jandir
Norma Bengell Leda
Glauce Rocha Prostituta
Hugo Carvana Fotógrafo
Daniel Filho Vavá
Lucy de Carvalho Vilma
Germana de Lamare Moça do Forte
Aline Silva Moça do Cadillac
Marina Ferraz .
Fátima Somer .

Indicações

Festival Internacional de Berlim, Alemanha

Prêmio Urso de Ouro (Ruy Guerra)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Jandir, um rapaz de origem pobre, e seu amigo Vavá, um playboy, vivem para o dia a dia do submundo de drogas e sexo de Copacabana.  A situação de Vavá não é boa, pois seu pai, um banqueiro, está ameaçado de perder tudo. Para o playboy, a perda da mesada torna-se um pesadelo.

Durante um fim de semana, eles arquitetam um plano para chantagear o tio de Vavá: pretendem tirar fotos comprometedoras de Leda, amante do tio.  Eles partem para a Barra da Tijuca, com Jandir na direção do carro e Vavá escondido no porta-malas.

Após a sessão de fotos e o estupro de Leda, ela diz que o golpe não dará resultados, pois o tio não se intimidaria.  Ela sugere então que se faça uma seqüência de fotos do estupro de Vilma, a filha do banqueiro. Ela está em Cabo Frio.

Vavá, porém, gosta da prima, mas não tem coragem de se declarar.  Durante o passeio, ele recua no projeto, mas Jandir tenta o golpe das fotos diante de Leda e Vavá.  Com a queda do sol, ele não consegue seu intento, mas mesmo assim resolve estuprar a moça.

Vavá, enojado com a ação de Jandir, rompe com o amigo e propõe casamento a Vilma.  Para se livrar de Jandir, ele lhe dá o Cadillac de presente.  Jandir parte com Leda, que fica pelo meio do caminho para tentar nova aventura.  Antes de chegar ao Rio, a gasolina acaba e Jandir é obrigado a fazer o resto do caminho a pé.

imagem imagem imagem

Comentários

"Os Cafajestes" é um ótimo filme brasileiro.  Roteirizado e dirigido pelo cineasta Ruy Guerra, o filme narra a história de Jandir, um 'playboy' desocupado que abusa de duas jovens com o intuito de extorquir dinheiro de seu tio milionário e, assim, alimentar sua vida ligada às drogas.

Pelo tema apresentado e a célebre cena em que Norma Bengell é, de certa forma, torturada completamente nua, numa seqüência de quatro minutos de filmagem, o filme foi muito criticado pela sociedade conservadora dos anos 60 e pela Igreja.  Os produtores, de olho na bilheteria, resolveram cortar as cenas mais fortes, num verdadeiro crime contra o realizador, já que o fizeram sem o consentimento de Ruy Guerra.

Com uma excelente trilha sonora, assinada por Luiz Bonfá, um dos pioneiros da bossa nova e a maravilhosa fotografia em preto-e-branco de Tony Rabatoni, "Os Cafajestes" conta ainda com um ótimo elenco, destacando as atuações de Norma Bengell e Jece Valadão.

CAA