Filmes por gênero

O RENASCER DE UMA MULHER (1993)

Born yesterday
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Nascida ontem (Portugal)
Quand l'esprit vient aux femmes (França, Canadá)
Nata ieri (Itália)
Nacida ayer (Espanha, Argentina)
Blondinen küßt man nicht (Alemanha)
Urodzona wczoraj (Polônia)
Født i går (Dinamarca)
Most jövök a falvédőről (Hungria)
Уроки любви (Rússia)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Comédia Romântica
Direção: Luis Mandoki
Roteiro: Douglas McGrath
Produção: D. Constantine Conte
Design Produção: Lawrence G. Paull
Música Original: George Fenton
Direção Musical: Sidney James
Coreografia: Miranda Garrison
Fotografia: Lajos Koltai
Edição: Lesley Walker
Direção de Arte: Bruce Crone
Figurino: Colleen Atwood
Guarda-Roupa: David Davenport, Kristen Anacker, Gregory B. Peña
Maquiagem: Fred C. Blau Jr., Jay Cannistraci, Naomi Donne, Kevin Haney
Efeitos Sonoros: Bobby Mackston, Richard King, Dan O'Connell, Allen Hurd e outros
Efeitos Especiais: Michael Wilmot
Nota: 6.9
Filme Assistido em: 1994

Elenco

Melanie Griffith Billie Dawn
John Goodman Harry Brock
Don Johnson Paul Verrall
Edward Herrmann Ed Devery
Max Perlich J. J.
Michael Ensign Phillipe
Benjamin Bradlee Alex Duffee, Secretário da Marinha
Sally Quinn Beatrice Duffee
William Frankfather Senador Kelley
Fred Dalton Thompson Senador Hedges
Celeste Yarnall Sra. Hedges
Nora Dunn Cynthia Schreiber, entrevistadora
Meg Wittner Sra. Kelley
William Forward Senador Duker
Mary Gordon Murray Sra. Bindy Duker
Ted Raimi Assistente de Cynthia
Rondi Reed Victoria Penny
Matthew Faison Congressista Hulse
Kate McGregor-Stewart Sra. Hulse
John Wesley Senador Welch
Andi Chapman Sra. Welch
Drew Snyder Senador Dorn
Terri Hanauer Sra. Lily Dorn
John Achorn Senador Banks
Ann Hearn Sra. Banks
Selma Archerd Lois
Catherine Hausman Valerie
Leroy R. Perry Jr. Dr. Playle

Indicações

Prêmios Razzie, Los Angeles, California, Estados Unidos

Prêmio Razzie de Pior Atriz (Melanie Griffith)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

O poderoso multimilionário Harry Brock chega à Washington, em seu jatinho particular, a fim de subornar alguns senadores, de modo a evitar o fechamento de uma Base, onde ele tem um dos seus melhores empreendimentos.  Com ele, chegam seus principais assessores,  Ed Devery e J. J., além de sua amante, Billie Dawn.

À noite, eles vão a uma recepção oferecida por Alex Duffee, Secretário da Marinha, onde vários congressistas acham-se presentes.  Billie, uma antiga cantora de Cassinos, desconhece o mundo dos políticos e passa a ser alvo de risadas, na medida em que responde, de maneira estapafúrdia, às mais elementares perguntas que lhe são feitas.  Tal fato preocupa Brock e, principalmente, Ed.  Por outro lado, ingênua, assina grandes volumes de papéis que lhe são apresentados por Brock e seus assessores.

Na manhã seguinte, ela recebe um telefonema de uma Rádio local, convidando-a para dar uma entrevista.  Ela aceita o convite, sem consultar, antes, seu amante.  Horas depois, J. J. interrompe uma reunião de Brock, a quem pede que ligue para a tal Rádio, já que ela está colocando no ar, ao vivo, uma entrevista com Billie.  Ed sugere que Brock a mande de volta imediatamente, mas ele não acata a sugestão, preferindo contratar Paul Verrall, um conceituado professor e jornalista, para lhe dar aulas de conhecimentos gerais, etiqueta e constituição americana.

No primeiro dia de trabalho, Paul leva Billie a um restaurante, onde lhe dá aula de etiqueta.  Billie sente-se fortemente atraída por ele.  No dia seguinte, ele lhe pede para que decore oito frases consideradas como essenciais para responderem às mais diversas perguntas, em qualquer evento de Washington.  À noite, participando de uma nova recepção, Billie torna-se a grande atração pelas brilhantes respostas que dá aos presentes, seguindo sempre um código de sinais emitidos por Paul.

Com o passar do tempo, freqüentando Bibliotecas, Museus e outros Centros Culturais, sempre assessorada por Paul, Billie começa a se transformar numa pessoa culta, além de verdadeira, que é seu ponto forte.  Tudo isso faz com que Paul passe a admirá-la cada vez mais.  Quando ela lhe fala dos papéis que vinha assinando, ele os examina e descobre que grande parte das empresas de Brock estão agora no nome dela.  Na oportunidade, descobre ainda cópias de vultosos cheques pagos a senadores, provavelmente a título de suborno para que os congressistas evitem ações que levem ao fechamento da Base na qual Brock tem interesses.

Todos esses documentos são levados por Paul para uma eventual publicação nos jornais da cidade.  Quando Brock e seus assessores chegam ao hotel onde se acham hospedados, ela lhe diz que o está abandonando para se casar com Paul, já que descobrira tudo sobre os subornos e os papéis de suas empresas.  Brock ameaça uma reação, mas ela o adverte que todos os documentos que o comprometem encontram-se em segurança no jornal e que, no que tange às empresas que se acham em seu nome, ela promete devolvê-las à razão de uma empresa por ano.

imagem

Comentários

"O Renascer de uma Mulher" é uma razoável comédia sobre um milionário que contrata os serviços de um tutor para sua amante sem estilo e que, no fim, percebe que os dois se acham apaixonados.  Baseado numa peça de Garson Kanin, o filme é um 'remake' do magnífico "Nascida Ontem", de George Cukor, 1950.

O roteiro de Douglas McGrath é bem inferior ao do anterior.  Aliás, tudo é inferior à realização de George Cukor.  No elenco principal, falta a química necessária, principalmente se comparado com as excelentes atuações de Judy Holliday e Broderick Crawford.  "Nascida Ontem" recebeu 5 indicações ao Oscar, arrebatando a estatueta de Melhor Atriz.  É importante frisar que o Oscar ganho por Judy Holliday ocorreu num ano em que ela concorreu com atrizes do peso de Bette Davis, por sua atuação em "A Malvada", e de Gloria Swanson, por sua atuação em "Crepúsculo dos Deuses".

CAA