Filmes por gênero

OS SETE GATINHOS (1980)

imagem

Ficha Técnica

Pais: Brasil
Gênero: Drama
Direção: Neville de Almeida
Roteiro: Neville de Almeida, Gilberto Loureiro
Produção: Nelson Rodrigues, Neville de Almeida
Design Produção: Marcos Flaksman
Música Original: Lulu Santos, Caetano Veloso
Fotografia: Edson Santos
Edição: Marco Antônio Cury
Figurino: Maurício Sette
Maquiagem: Jacques Jordão Monteiro
Efeitos Sonoros: Sílvia Alencar, Severino Dadá, Bira Castro, Onélio Motta
Nota: 7.0
Filme Assistido em: 1981

Elenco

Antônio Fagundes Bibelô
Ana Maria Magalhães Aurora
Lima Duarte Noronha
Thelma Reston Gorda
Ary Fontoura Dr. Portela
Cláudio Corrêa e Castro Dr. Bordallo
Sura Berditchevsky Hilda
Sônia Dias Débora
Sadi Cabral Seu Saul
Regina Casé Arlete
Cristina Aché Silene
Maurício do Valle Deputado
Guará Rodrigues Barbosa Coutinho
Luiz Fernando Guimarães Carlão
Sandro Solviatti Motorista de táxi
Patrícia Young .

Prêmios

Festival de Gramado, Brasil

Kikito de Ouro de Melhor Atriz Coadjuvante (Thelma Reston)

Indicações

Festival de Gramado, Brasil

Kikito de Ouro de Melhor Filme Brasileiro (Neville de Almeida)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Sr. Noronha, um contínuo da Câmara de Deputados, mora no Grajaú com sua mulher, D. Aracy, e suas filhas Aurora, Hilda, Débora, Arlete e a caçula Silene, de apenas 16 anos.  As quatro mais velhas prostituem-se para guardar a pureza da mais nova.

Aurora encontra-se com Bibelot, um homem sempre vestido com um terno branco impecável, e é por este convidada a ir ao seu apartamento.  Depois de muito negar, ela acaba aceitando.  Diz, porém, que é prostituta e que precisa levar algum dinheiro para casa.  Eles acabam conversando sobre suas vidas, quando Bibelot diz que é casado com uma mulher, à beira da morte, e apaixonado por uma menina novinha, de 16 anos, com quem ele passou uma noite.  Aurora fica enciumada, mas se deslumbra quando ele lhe diz que já matou um homem, e acabam ficando amantes.

A caçula Silene não é virgem como todos pensam.  Enviada para um colégio interno, lá, sentindo-se culpada por ter perdido a virgindade, mata a pauladas uma gata grávida.  Assassina o bicho para se auto-preservar, descontando nele a raiva que está sentindo por si mesma.  Porém, os sete gatinhos sobrevivem, numa resposta irônica à punição da sexualidade.  Dr. Portela, o médico do colégio, leva a menina para casa no meio da tarde e explica que ela tinha sido expulsa da instituição.  Ao ser dito o motivo da expulsão, Silene se justifica alegando que matou a gata porque a mesma se achava grávida, o que era uma indecência.

No dia seguinte, Silene é encaminhada ao médico da família, Dr. Bordalo, que comunica à família que ela está grávida.  Ninguém entende como isso foi acontecer, e Silene não colabora para esclarecer os fatos.

Aurora diz ao pai que vai descobrir quem é o pai da criança e garante que seu namorado, Bibelot, vai matá-lo.  Silene concorda em contar a verdade para Aurora e assume que o pai de seu filho é casado, gosta da mulher e não vai largá-la para ficar com ela. Diz que ele é um anjo, está sempre com um terno branco, e transou com ela perto do colégio.  Aurora chega a conclusão que o homem que engravidou sua irmã é Bibelot, seu namorado.

Bibelot vai visitar Aurora, e o pai das meninas, Sr. Noronha, acaba matando-o com um punhal, a pedido de suas filhas.  O médico acaba se matando depois de desejar Silene.  Disse que não conseguiria viver com a culpa por ter vontade de transar com uma menina da idade de sua filha.

Para completar, as quatro filhas prostitutas descobrem que quem arranja clientes para elas é o próprio pai, Sr. Noronha.

..

imagem

Comentários

Adaptação da obra de Nelson Rodrigues, "Os Sete Gatinhos" é um bom filme brasileiro.  Realizado pelo cineasta Neville de Almeida, que co-assina o roteiro, o filme conta a história de uma família decadente, na qual o pai incita as próprias filhas a se prostituírem.

Apresentando algumas seqüências fortes, característica da obra do grande dramaturgo, "Os Sete Gatinhos" tem, em seu elenco, um de seus pontos altos.  Destacam-se as atuações de Telma Reston, Lima Duarte, Ana Maria Magalhães, Regina Casé e Antônio Fagundes.
 
CAA