Filmes por gênero

MEU PECADO FOI NASCER (1957)

Band of Angels
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: A escrava (Portugal)
L'esclave libre (França)
La banda degli angeli (Itália)
La esclava libre (Espanha, México)
Weint um die Verdammten (Austria, Alemanha)
Slavhandlaren (Suécia)
Slavehandleren (Dinamarca)
Zatoka aniolów (Polônia)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Drama, Histórico, Romance
Direção: Raoul Walsh
Roteiro: John Twist, Ivan Goff, Ben Roberts
Música Original: Max Steiner
Fotografia: Lucien Ballard
Edição: Folmar Blangsted
Direção de Arte: Franz Bachelin
Figurino: Marjorie Best
Guarda-Roupa: Joan Joseff
Maquiagem: Gordon Bau
Efeitos Sonoros: Eugene Marks, George Reid, Francis Stahl, Finn Ulback
Nota: 8.0
Filme Assistido em: 1993

Elenco

Clark Gable Hamish Bond
Yvonne De Carlo Amantha Starr
Sidney Poitier Rau-Ru
Efrem Zimbalist Jr. Tenente Ethan Sears
Rex Reason Capitão Seth Parton
Patric Knowles Charles de Marigny
Torin Thatcher Capitão Canavan
Andrea King Srta. Idell
Ray Teal Sr. Calloway
Russell Evans Jimmee
Carolle Drake Michele
Raymond Bailey Sr. Stuart
Tommie Moore Dollie, empregada doméstica de Bond
Roy Barcroft Gillespie
Larry J. Blake Leiloeiro
Marshall Bradford Major-General Benjamin Butler
Robert Carson Licitante
Robert Clarke Participante do leilão
Maurice Marsac Participante do leilão
William Forrest Aaron Starr
William Schallert Tenente da União
Morgan Shaan Cabo
Bob Steele Soldado da União
Guy Wilkerson Pastor
Jim Hayward Xerife
Zelda Cleaver Sukie
Ann Doran Sra. Morton
Riza Royce Sra. Hopewell
Juanita Moore Budge

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Amantha Starr cresce como a privilegiada filha branca do proprietário de uma grande plantação de Kentucky. Após concluir seus estudos em Cincinnati, ela volta pra casa logo após a morte do pai. Durante o funeral, no entanto, toma conhecimento de que sua mãe havia sido uma das escravas negras de seu pai. Assim, ela é legalmente levada por um comerciante de escravos para Nova Orleans, onde deverá ser vendida em leilão.

Durante a viagem, no barco sobre o Mississipi, o comerciante deixa claro que tem a intenção de dormir com ela, mas desiste da ideia quando ela tenta se enforcar. Para ele, o fato dela ser uma bela jovem que pode passar por branca, além de ter recebido uma ótima educação, lhe dá um valor monetário que não pode ser colocado em risco.

Uma vez em Nova Orleans, ao ser colocada em leilão, ela é inspecionada de forma grosseira por um potencial comprador. No entanto, ao presenciar a humilhação por que ela passa, Hamish Bond, um rico e educado proprietário de terras, oferece uma soma exorbitante por ela.

Esperando o pior, Amantha fica surpresa ao ser tratada como uma dama, não como uma escrava, por seu novo proprietário. Em sua mansão da cidade, ela conhece seus escravos, sua governanta e ex-amante Michele, e seu homem de confiança, Rau-Ru. Este é grato pela gentileza, educação e confiança que Hamish lhe concedeu, mas o odeia de qualquer maneira.

Com o passar do tempo, Amantha termina se apaixonando por Hamish. Michele, que também continua apaixonada por ele, lhe oferece secretamente uma passagem para que ela vá à Cincinnati, mas Rau-Ru previne a jovem, pedindo-lhe para que não faça a tal viagem. Logo depois, Hamish confessa que é atormentado por seu passado. Amantha, que agora conhece seu outro lado, o beija.

Na manhã seguinte, ele a leva até sua maior plantação e lhe oferece a liberdade. Amantha hesita, mas decide permanecer com ele. Quando Hamish viaja para visitar uma outra propriedade sua, ela aceita as atenções de seu rico vizinho, Charles de Marigny, sendo duramente acusada por Rau-Ru de estar traindo seu povo ao tentar viver como uma mulher branca.

Pouco tempo depois, a Guerra Civil tem início e Nova Orleans termina caindo nas mãos da União. Hamish se torna um homem procurado quando se junta a outros proprietários de plantações na queima de suas colheitas para evitar que elas caiam nas mãos de seus inimigos. No entanto, ele e Amantha conseguem escapar com a ajuda de Rau-Ru, que havia fugido e ingressado no exército da União.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Raoul Walsh, a partir de um roteiro muito bem construído, “Meu Pecado Foi Nascer” é um bom filme do cinema americano. A exemplo de “E o Vento Levou”, de 1939, sua trama recria o ambiente da Guerra de Secessão americana entre os estados do sul (Confederados) e os do norte (União). Aqui, a história gira em torno de uma jovem e bela mestiça que é comprada, em leilão, por um rico proprietário de terras.

Partindo de um roteiro muito bem construído, Walsh realiza um bom trabalho, embora a primeira parte sofra um pouco por falta de um melhor ritmo.

No elenco, embora não repita a magnífica atuação que tivera em “E o Vento Levou”, dezoito anos antes, Clark Gable nos brinda com um belo trabalho. Já Yvonne de Carlo, no papel da mestiça, está impecável como uma mulher forte e determinada.

Finalmente, merece ainda ser citada a ótima trilha sonora a cargo de Max Steiner.

CAA