Filmes por gênero

ALÉM DA PAIXÃO (1985)

imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Beyond passion (Estados Unidos)
Pais: Brasil
Gênero: Drama
Direção: Bruno Barreto
Roteiro: Antônio Calmon
Produção: Lucy Barreto, Antônio Calmon
Música Original: César Camargo Mariano
Fotografia: Affonso Beato
Edição: Vera Freire
Direção de Arte: Oscar Ramos
Figurino: Viviane Soares Sampaio
Efeitos Sonoros: Romeu Quinto, Hélio Ramos, José Luiz Sasso
Nota: 7.5
Filme Assistido em: 1986

Elenco

Regina Duarte Fernanda
Paulo Castelli Miguel
Flávio Galvão Roberto
Patrício Bisso Bombom
Ivan Setta Anselmo
Felipe Martins Ratinho
Flávio São Thiago
Walter Forster
Maria Helena Dias
Kiki Cunha Bueno .
Renato Coutinho .
Jayme del Cueto .
Emile Edde .

Prêmios

Festival de Cinema de Bogotá, Colômbia

Prêmio de Melhor Direção (Bruno Barreto)

Prêmio de Melhor Ator (Paulo Castelli)

Prêmio de Melhor Roteiro (Antônio Calmon)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Em São Paulo, casal de classe média-alta, leva uma vida feliz com seus dois filhos.  Ela, Fernanda, é uma bela mulher de trinta e poucos anos, designer de interiores.  Ele, Roberto, é advogado.  O casal tem dois filhos.

Quando a família, que se considera feliz, prepara-se para as festividades do Natal.  Abalada com a recente morte do pai, Fernanda sofre de insônia e tem pesadelos.  O último a impressiona muito:  ela se achava num cabaré dançando com uma mulher que, ao final do sonho, revela-se um homem.

No dia seguinte, vai ao escritório, almoça com Paula, amiga dos tempos de colégio, e comenta o sonho.  A caminho do apartamento de uma cliente, no centro de São Paulo, atropela um rapaz.  É Miguel, 24 anos, que sobrevive trabalhando num show de travestis no Café Concerto "La Bonbonnière".  Transtornada, ela o socorre e acaba sendo por ele roubada em dinheiro e em uma caixa de ouro.  Após encontrar no carro uma carteira de fósforos com o endereço do Café Concerto, Fernanda procura Miguel.

Lá, assiste fascinada ao espetáculo, arrependida de ter ido.  No show trabalham Miguel e Bombom, travesti de trinta e poucos anos, com quem vive, e que se acha muito feliz por ter recebido convite para atuar em Paris.  Fernanda diz a Miguel que pode ficar com o dinheiro, mas quer de volta a caixinha de ouro que pertenceu a seu pai.

Em meio à festa do Natal junto à família, Fernanda se sente distante.  Voltando ao apartamento de sua cliente, é surpreendida com a presença de Miguel.  Ele lhe devolve o dinheiro com um buquê de flores.  Fernanda sente-se ao mesmo tempo irritada e fascinada. Começa, assim, seu envolvimento com o jovem.

Não resistindo à tentação, Fernanda volta a procurar Miguel e segue com ele, levando Bombom a Santos, para seu embarque para Paris.  Encontram Ratinho, companheiro de infância de Miguel, ex-presidiário, tripulante de um veleiro.  Sente-se cada vez mais atraída por Miguel e, ao mesmo tempo, amedrontada por sua violência.  Terminam a noite juntos num motel.

No dia seguinte, pegam o carro e Miguel promete levá-la "ao paraíso".  No caminho, param na casa de uma mulher a quem dá o dinheiro que lhe fora emprestado por Fernanda, recebendo um pequeno pacote contendo cocaína.  Na estrada, são interceptados pela polícia que suspeita do seqüestro de Fernanda.  A viagem segue cheia de acidentes e violência.

Fernanda, enamorada, não se dá conta do seu envolvimento em situações tão graves. Chegando ao litoral, ao clima de violência, soma-se um clima de sedução, de desejos mútuos e de medo, que culmina com o envolvimento total de Fernanda.  Na manhã seguinte, ela se dá conta de que fora longe demais: além da paixão.

imagem

Comentários

"Além da Paixão" é um razoável filme nacional.  A partir de um ótimo roteiro de Antônio Calmon, o cineasta Bruno Barreto procura focar a narrativa na estranha e exótica aventura de Fernanda pelo submundo do sexo e das drogas.

É uma surpresa assistir Regina Duarte em cenas de sexo tão intensas.  O trabalho de Barreto é competente, a trilha sonora conta com a música de César Camargo Mariano e, no elenco, Paulo Castelli está ótimo no papel do garoto de programa, enquanto Regina Duarte, como já assinalado, é a grande surpresa.

CAA