Filmes por gênero

NAS GARRAS DA AMBIÇÃO (1955)

The tall men
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Duelo de ambições (Portugal)
Les implacables (França, Bélgica)
Gli implacabili (Itália)
Los implacables (Espanha)
Garras de ambición (México)
Drei Rivalen (Austria, Alemanha)
Mellem to mænd (Dinamarca)
Man mot man (Suécia)
Высокие мужчины (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Faroeste
Direção: Raoul Walsh
Roteiro: Frank S. Nugent, Sydney Boehm
Produção: William A. Bacher, William B. Hawks
Música Original: Victor Young
Fotografia: Leo Tover
Edição: Louis R. Loeffler
Direção de Arte: Lyle R. Wheeler, Mark-Lee Kirk
Figurino: Travilla
Guarda-Roupa: Charles Le Maire, Sam Benson
Maquiagem: Ben Nye
Efeitos Sonoros: Harry M. Leonard, John D. Stack
Efeitos Visuais: Ray Kellogg
Nota: 7.9
Filme Assistido em: 1957

Elenco

Clark Gable Coronel Ben Allison
Jane Russell Nella Turner
Robert Ryan Nathan Stark
Cameron Mitchell Clint Allison
Juan García Luis Estrella
Harry Shannon Sam
Emile Meyer Chickasaw Charlie
Steve Darrell Coronel Norris
Robert Adler Wrangler
Argentina Brunetti Maria
Harry Carter Comprador de gado
Doris Kemper Sra. Robbins
Mae Marsh Emigrante
Jack Mather Tenente da Cavalaria
Post Park Condutor da Diligência
Gertrude Graner Emigrante
Dan White Funcionário do Hotel em San Antonio
Tom Wilson Mineiro
Will Wright Gus
Tom Fadden Hank
Carl Harbaugh Vendedor
J. Lewis Smith Vaqueiro

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Em 1866, o Coronel Ben Allison e seu irmão Clint, desiludidos depois de lutarem com os Quantrell’s Raiders durante a Guerra Civil, tornam-se bandidos e passam vários meses efetuando roubos. Eles viajam para Mineral City, no território de Montana, onde localizam e roubam o empresário Nathan Stark, forçando-o a acompanhá-los até uma cabana distante. Pretendendo liberá-lo só no dia seguinte, os dois são surpreendidos quando ele lhes oferece uma parceria em seu esquema para conduzir um enorme rebanho de gado do Texas, onde poderão comprá-lo a um custo baixo, e após conduzi-lo através da Trilha de Bozeman para Montana, obter um alto lucro com sua venda.

Apesar de, até então, ninguém ter conseguido conduzir uma manada a uma distância tão longa, Ben vê com bons olhos a proposta de Stark e, com o irmão, compromete-se a retornar ao Texas com o empresário. Os homens começam, então, a longa viagem para o Texas e durante uma nevasca, são forçados a parar em Timpas Grove. Lá, eles encontram um grupo de colonos que estavam indo para a Califórnia. Ben sente-se imediatamente atraído por uma bela mulher de trinta e poucos anos, Nella Turner, e vice-versa. Pela manhã, quando o clima melhora, o trio de homens reinicia sua caminhada, mas logo detectam um sinal de guerra Ogala Sioux. Ben pede que Clint continue em frente com Stark, enquanto ele volta para avisar os colonos. Ao chegar ao local onde eles se encontravam, Ben descobre que todos os colonos, exceto Nella, foram mortos pelos índios. Depois de resgatá-la, outra tempestade os obriga a procurar abrigo em uma cabana abandonada.

Apaixonado, Ben afirma que tudo o que ele quer é uma vida tranquila em um rancho do Texas. Nella, amargamente, relata como a dura vida de um fazendeiro matou sua mãe e afirma que ela "sonha grande." Ben, que "sonha pequeno," não consegue reconciliar-se com o desejo de Nella, de um grande futuro na Califórnia, e os dois terminam o namoro. Em seguida, eles seguem até um posto avançado do exército, onde tomam conhecimento de que Clint e Stark seguiram para San Antonio. Nella vê-se forçada a acompanhar Ben até aquela cidade, já que não há diligências do Posto para a Califórnia, e lá ela é agressivamente cortejada por Stark.

Embora Nella se mostre perplexa pelo fato de Stark tentar transformá-la em uma dama, ela reconhece que ele poderá fazer com que seus grandes sonhos se realizem. Logo em seguida, o empresário compra um enorme rebanho de gado e, juntamente com seu fiel amigo, Luis Estrella, Ben começa a levar o gado para Montana, consternado por saber que Nella está acompanhando Stark. Durante o caminho, eles se deparam com alguns colonos que dizem ter sido atacados por um grupo de vagabundos que procuram extorquir enormes somas daqueles que tentam cruzar a fronteira do Estado. Stark se oferece para pagar o ‘pedágio’, mas Ben recusa e, ao enfrentá-los, seus homens os derrotam.

A viagem continua e, muitas vezes, o cabeça quente Clint confronta Stark, que o despreza. Quando o rebanho atinge o início da Trilha de Bozeman, o Coronel Norris informa os Allisons que o caminho está fechado devido ao aumento da violência dos Sioux. Ben, mais uma vez, se recusa a desistir, permitindo apenas alguns dias de descanso para o rebanho. Certa tarde, quando Clint provoca Nella, enquanto ela se banha em um rio, Stark intervém e, mais tarde, irritado, ele tenta matar o empresário. Ben intervém e, sentindo-se envergonhado por suas ações, Clint foge, sendo encontrado pelo irmão dois dias depois.

A fim de evitar Stark, Clint pede para sair na frente do grupo, com o que Ben concorda, embora lamente sua decisão depois que o irmão é morto pelos Sioux. Após Clint ser enterrado, Ben descobre que os indígenas os cercaram, forçando-os a passar por um túnel para chegarem à Montana. Como o canyon se mostra perfeitamente localizado para uma emboscada, para evitar que os Sioux os abatam, Ben ordena que Luis Estrella provoque o estouro da boiada através da passagem. A estratégia de Ben funciona e o grupo sobrevive sem perder muito gado. Stark e Nella seguem na frente para Mineral City, a fim de venderem o rebanho, enquanto Ben e os demais cuidam para que os animais descansem.

Quando Ben finalmente chega ao Saloon de Stark, a fim de receber sua parte nos lucros obtidos, este tenta prendê-lo em retribuição à sua tentativa anterior. No entanto, suspeitando que o empresário iria traí-lo, Ben havia instruído seus homens a assumirem o Saloon, forçando-o a libertá-lo. Dessa forma, ele leva apenas uma pequena parcela dos lucros, e ao se retirar, Stark admite que ele é o único homem que ele sempre respeitou. Ao chegarem ao acampamento, Luis Estrella percebe que o comportamento sombrio de Ben é causado pelo seu persistente amor por Nella. No entanto, horas depois, reanimado, ele volta ao Saloon à procura da bela mulher que, por sua vez, havia percebido que somente ele poderia fazê-la verdadeiramente feliz. Na ocasião, ela canta uma canção sobre formar uma família na cidade natal dele e, em seguida, pede-lhe para tirar suas botas.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Raoul Walsh, a partir de um roteiro escrito por Frank Nugent e Sydney Boehm, “Nas Garras da Ambição” é um bom faroeste norte-americano produzido pela Twentieth Century Fox Film Corporation em 1955. Sua trama, baseada num livro de Heck Allen, é marcada por uma boa dose de ação.

Embora não se trate de uma obra premiada, a direção de Walsh é de primeira linha, assim como a fotografia, assinada por Leo Tover, onde são destacadas as belezas das paisagens nevadas e montanhosas de Montana, assim como, aquelas que se passam no Texas, com suas belas pradarias e seus rios. Na área técnica, merece ainda ser citada a trilha sonora a cargo de Victor Young, perfeitamente adaptada às imagens e situações.

No elenco, destacam-se as atuações de Clark Gable e Robert Ryan, seguidas pela de Jane Russell.

CAA