Filmes por gênero

ALMAS MORTAS (1964)

Strait-Jacket
imagem imagem imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Volúpia do crime (Portugal)
La meutrière diabolique (França)
La coupeuse de têtes (Bélgica)
Cinque corpi senza testa (Itália)
El caso de Lucy Harbin (Espanha)
Camisa de fuerza (México)
Die Zwangsjacke (Alemanha)
Spændetrøjen (Dinamarca)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Drama, Horror, Suspense
Direção: William Castle
Roteiro: Robert Bloch
Produção: William Castle, Dona Holloway
Design Produção: Boris Leven
Música Original: Van Alexander
Fotografia: Arthur E. Arling
Edição: Edwin H. Bryant
Maquiagem: Monty Westmore, Ben Lane
Efeitos Sonoros: Charles J. Rice, Lambert E. Day
Efeitos Especiais: Richard Albain
Nota: 8.3
Filme Assistido em: 1966

Elenco

Joan Crawford Lucy Harbin
Diane Baker Carol Harbin
Leif Erikson Bill Cutler
Howard St. John Raymond Fields
John Anthony Hayes Michael Fields
Rochelle Hudson Emily Cutler
George Kennedy Leo Krause
Edith Atwater Sra. Alison Fields
Mitchell Cox Dr. Anderson
Patricia Crest Stella Fulton
Lee Majors Frank Harbin
Vicki Cos Carol Harbin, aos 3 anos
Patty Lee Garotinha
Laura Hess Garotinha
Robert Ward .
Lynn Lundgren .

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Ao retornar para casa um dia antes do previsto, Lucy Harbin encontra seu marido, Frank, em sua cama com outra mulher, Stella Fulton.  Sem pensar duas vezes, ela os mata com violentos golpes de machado.  Considerada legalmente louca, Lucy é enviada para um sanatório, onde passa 20 anos em tratamento, quando recebe alta.

Libertada, Lucy volta para a fazenda da família, a fim de retomar sua vida e, principalmente, de reatar os laços com Carol, sua filha.  Na época em que ocorreu a tragédia, Carol era uma garotinha e única testemunha ocular do duplo assassinato.  Sem os pais, foi criada pelos tios, Bill e Emily Cutler, tornando-se uma escultora ao crescer.  Agora, com cerca de 25 anos, é apaixonada por Michael Fields, filho de uma família aristocrática, com quem pretende se casar.

A chegada de Lucy à fazenda é motivo de satisfação para todos, principalmente para Carol, que a trata com muito carinho e faz de tudo para agradá-la.  Lucy, entretanto, mostra-se um pouco arredia e passa a sofrer de uma série de pesadelos e alucinações.

Dr. Anderson, um dos médicos do sanatório, de passagem para uma pescaria, decide fazer uma visita à Lucy, a fim de observar como ela está se adaptando à nova vida.  Ao vê-la, no entanto, conclui que ela não está bem e levanta a possibilidade de levá-la de volta à instituição psiquiátrica.  Logo a seguir, o médico desaparece misteriosamente, embora seu carro continue defronte à casa da fazenda.  Leo Krause, um empregado antigo da fazenda passa a desconfiar de que algo estranho está ocorrendo e, a exemplo do Dr. Anderson, termina também desaparecendo.

Numa de suas idas à fazenda, Michael convida a todos para um jantar na mansão de seus pais, pois faz questão de estreitar as relações entre as duas famílias e, principalmente, de fazer com que seus pais conheçam Lucy.  Esta diz à filha que preferiria não ir ao tal jantar, mas termina cedendo diante da insistência de Carol.

Uma vez lá, quando Michael, Carol, Bill e Emily vão até um estábulo, Lucy fica a sós com o Sr. e a Sra. Fields.  Na ocasião, ela faz um comentário sobre o casamento de seus filhos, quando os Fields lhe dizem que, embora gostem de Carol, casamento é algo que está fora de cogitações.  Alterada, Lucy pergunta se eles são contra o casamento pelo fato dela ter passado 20 anos num sanatório.  A Sra. Fields, que desconhecia esse fato, começa a pressionar Lucy e esta, descontrolada, sai correndo da mansão.  Bill sai à sua procura, enquanto Michael leva Carol e Emily até a fazenda.

Algum tempo depois, o Sr. Fields sobe até seu quarto, onde é morto a golpes de machado.  A Sra. Fields vai ao seu encontro e, por pouco, não é igualmente morta.  É salva por Lucy que, ao entrar no recinto, luta com a assassina até conseguir dominá-la.  Carol, usando uma máscara idêntica ao rosto de Lucy, bem como, sapatos e vestido iguais, pretendia eliminar os pais de Michael, por serem contra seu casamento, e colocar a culpa na mãe recém saída de um sanatório.

Já na fazenda, Bill, Emily e Lucy comentam que Carol decidiu matar o Dr. Anderson quando este demonstrou interesse em levar Lucy de volta ao sanatório.  Em seus planos, era necessário que Lucy estivesse na fazenda para poder ser acusada dos diversos assassinatos.

imagem imagem imagem

Comentários

"Almas Mortas" é um ótimo filme de suspense/horror.  Realizado pelo cineasta William Castle, esse filme de baixo orçamento narra o drama de uma mulher que, após passar vinte anos numa instituição psiquiátrica, por ter assassinado o marido e sua amante, a golpes de machado, retorna ao seio de sua família.

Castle apresenta um brilhante trabalho de direção, a partir de um roteiro de  Robert Bloch, mas é Joan Crawford o grande nome desse filme, com uma atuação digna de uma indicação ao Oscar.  No elenco de suporte, Diane Baker, como a filha Carol, Leif Erikson, como o irmão de Lucy, e George Kennedy, como o empregado Leo Krause, apresentam grandes interpretações, muito embora não cheguem aos pés de Crawford.

A reviravolta e surpresa guardadas, para as cenas finais, marcam um dos melhores momentos de "Almas Mortas".

CAA