Filmes por gênero

TRIUNFOS DE MULHER (1931)

Night nurse
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: L'ange blanc (França)
L'angelo bianco (Itália)
Enfermeras de noche (Espanha)
Nocna pielegniarka (Polônia)
En natsygeplejerskes oplevelser (Dinamarca)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Drama, Crime, Suspense, Mistério
Direção: William A. Wellman
Roteiro: Oliver H.P. Garrett
Direção Musical: Leo F. Forbstein
Fotografia: Barney McGill
Edição: Edward M. McDermott
Direção de Arte: Max Parker
Figurino: Earl Luick
Nota: 8.2
Filme Assistido em: 1993

Elenco

Barbara Stanwyck Lora Hart
Joan Blondell Bea Maloney
Clark Gable Nick, o motorista
Ben Lyon Mortie
Charlotte Merriam Sra. Ritchey
Charles Winninger Dr. Bell
Ralf Harolde Dr. Milton Ranger
Blanche Friderici Sra. Maxwell
Edward J. Nugent Eagan
Vera Lewis Srta. Dillon
Walter McGrail O embriagado
James Bradbury Jr. Prisioneiro ferido
Jim Farley Policial
Betty Jane Graham Desney Ritchey
Marcia Mae Jones Nanny Ritchey
Bob Perry Colega de Mortie
Jed Prouty Archie
Willie Fung Paciente do Hospital
Allan Lane Interno
Lucille Ward .

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Determinada a ser uma enfermeira, Lora Hart se apresenta em um hospital a fim de conseguir uma vaga como estagiária. No entanto, ela é rejeitada pela Chefe do Setor de Enfermagem, a Srta. Dillon, por não ter completado o ensino médio. Entretanto, num encontro casual com o Médico-Chefe, Dr. Bell, ela o convence a aceitá-la apesar da falta do diploma.

Ela é, então, apresentada à Srta. Maloney, sua colega com quem vai dividir um quarto e que se tornará sua melhor amiga. Ao ser designada para trabalhar à noite no Setor de Emergências, ela tem a oportunidade de cuidar, certa noite, de um ferimento à bala sofrido por Mortie, um conhecido contrabandista. Ao ser persuadida por este a não denunciá-lo à Polícia, conforme exigido por lei, ela ganha a gratidão do criminoso. Este também admira a beleza da jovem enfermeira.

Ao terminar seu período de treinamento, Lora consegue um emprego em uma mansão onde deverá cuidar de duas crianças doentes, Marcia Mae e Nanny Ritchie. Ela se muda para a mansão, onde há sempre uma festa. A Sra. Ritchie, mãe das crianças, vive frequentemente embriagada, além de ser apaixonada pelo motorista da família, o Sr. Nick. Certa noite, quando um convidado bêbado tenta molestar Lora, Nick o nocauteia.

O médico da família Ritchie, Dr. Milton Ranger, é aparentemente um viciado em drogas. Lora fica alarmada com o tratamento imposto pelo médico às crianças, ao verificar que elas estão sendo lentamente levadas para a morte por inanição. Incapaz de conseguir alguém que a leve a sério, ela deixa o emprego e procura o Dr. Bell, a quem fala sobre suas suspeitas. Este, inicialmente, se mostra relutante em interferir no trabalho de outro médico, mas termina por aconselhar Lora a retomar seu trabalho com a finalidade de recolher provas contra o tal médico. Assim, ela convence o Dr. Ranger a recebê-la de volta.

Quando Nanny torna-se extremamente fraca, Lora teme por sua vida e tenta, sem sucesso, alertar a Sra. Ritchie para o que pode vir a acontecer à sua filha, mas ela não demonstra a menor preocupação. Por acaso, Mortie está entregando bebidas para a próxima festa da casa. Desesperada, Lora pede-lhe que dê um banho de leite em Nanny, sob a orientação da governanta assustada, a Sra. Maxwell. Esta confessa suas suspeitas para Lora. Segunda ela, as meninas têm um fundo fiduciário de seu falecido pai. Por outro lado, Nick atropelou e matou uma irmã delas e, com a conivência do Dr. Ranger, Marcia Mae e Nanny estão sendo mortas lentamente. Com a morte das crianças, o fundo passará para as mãos da Sra. Ritchie e Nick se casará com ela por dinheiro.

Depois de ser ameaçado por Mortie, Dr. Bell aparece e examina Nanny. No entanto, quando o médico se prepara para levar Nanny para o hospital, Nick aparece e o nocauteia. Mortie impede Nick de continuar a intervir, enquanto Nanny é salva por uma transfusão de sangue fornecido por Lora.

No dia seguinte, Mortie dá uma carona à Lora em seu carro. Para dissipar suas preocupações, ele informa que disse a alguns amigos que não gosta de Nick. No final, uma ambulância chega ao necrotério com o cadáver de um motorista uniformizado.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta William Wellman, a partir de uma adaptação do romance de Dora Macy, “Triunfos de Mulher” é um bom filme do cinema americano do início dos anos 1930. Entre outros temas, sua trama fala de alcoolismo, ninfomania, tentativa de estupro, abuso infantil.

Na direção, Wellman realiza um belo trabalho. Os trinta primeiros minutos são simplesmente excelentes. No elenco, Barbara Stanwyck é, sem nenhuma dúvida, o maior destaque, seguida por Joan Blondell, com uma ótima atuação.

CAA