Filmes por gênero

AMNÉSIA (2000)

Memento
imagem imagem imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Memento, recuerdos de un crimen (Argentina)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Drama, Policial, Suspense
Direção: Christopher Nolan
Roteiro: Christopher Nolan
Produção: Suzanne Todd, Jennifer Todd
Design Produção: Patti Podesta
Música Original: David Julyan
Música Não Original: David Bowie, Jean-Claude Madonne, Daniel May e outros
Fotografia: Wally Pfister
Edição: Dody Dorn
Figurino: Cindy Evans
Guarda-Roupa: Laura Marolakos, Anne Laoparadonchai
Maquiagem: Scott H. Eddo
Efeitos Sonoros: Richard LeGrand Jr., Gary Gerlich, William Fiege e outros
Efeitos Especiais: Andrew Sebok
Efeitos Visuais: Steven Emmert
Nota: 8.2
Filme Assistido em: 2005

Elenco

Stephen Tobolowsky Sammy Jankis
Guy Pearce Leonard Shelby
Joe Pantoliano John Edward Gammell 'Teddy'
Larry Holden Jimmy Grants
Carrie-Anne Moss Natalie
Jorja Fox Esposa de Leonard
Harriet Sansom Harris Sra. Jankis
Callum Keith Rennie Dodd
Mark Boone Junior Burt
Marianne Muellerleile Tatuadora
Russ Fega Garçom
Thomas Lennon Médico
Kimberly Campbell Loura

Prêmios

Círculo de Críticos de Cinema de Londres, Inglaterra

Prêmio Roteirista Britânico do Ano (Christopher Nolan)

Associação de Críticos de Cinema de Los Angeles, EUA

Prêmio de Melhor Roteiro

Associação dos Críticos de Cinema de Toronto, Canadá

Prêmio de Melhor Filme

Prêmio de Melhor Roteiro

Festival do Cinema Independente de Sundance, USA

Prêmio Waldo Salt de Melhor Roteiro

Indicações

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Roteiro Original

Oscar de Melhor Edição

Círculo de Críticos de Cinema de Londres, Inglaterra

Prêmio Filme do Ano

Prêmio Diretor Britânico do Ano (Christopher Nolan)

Festival do Cinema Independente de Sundance, USA

Prêmio do Grande Júri (Christopher Nolan)

Prêmios Globo de Ouro, EUA

Prêmio de Melhor Roteiro

Sinopse

Leonard Shelby é um jovem investigador de uma Companhia de Seguros.  Em seu trabalho, foi indicado para tratar do caso do Sr. Sammy Jankis, de 58 anos que, ao ser acometido de uma estranha doença, tornou-se incapaz de se lembrar de fatos ocorridos há mais de dez minutos, a não ser aqueles anteriores ao início de sua enfermidade.  Suas investigações levaram a Seguradora a não aprovar o pedido de indenização feito pela esposa de Sammy, sob a alegação de que não se tratava de um problema físico, e sim mental.

Certo dia, ao se acordar em seu quarto, verifica que sua mulher não se acha ao seu lado.  Levanta-se e se depara com ela sendo estuprada e morta por um homem encapuzado.  Armado, atira no criminoso, mas é fortemente golpeado na cabeça por um segundo homem.  Tal golpe faz com que ele adquira o mesmo problema de Sammy, conhecido como 'perda da memória recente'.  Sua última recordação é, justamente, a de ter sido atacado enquanto tentava salvar a vida de sua esposa.

A partir de então, inicia uma jornada pessoal a fim de descobrir o assassino de sua mulher para poder vingá-la.  Com seu problema de memória, passa a tirar fotografias com sua Polaroid a todo tempo, anotando no verso o que fotografou, a tatuar seu corpo com informações-chave e a fazer outras anotações em pedaços de papel.

Acreditando tratar-se de um policial, Shelby marca um encontro com Teddy, que lhe apresenta um plano para capturar Jimmy Grants, traficante de drogas e responsável pela morte da mulher dele.  Alegando não ser conveniente, Teddy diz que Shelby deve encontrar-se sozinho com o traficante, após o que ele chegará para prendê-lo.  Assim, numa casa abandonada, os dois se encontram e Jimmy termina morto, mesmo depois de oferecer US$ 200 mil por sua vida.  Ao verificar o engano que cometera, Shelby anota a placa do carro de Teddy, de quem passa a desconfiar.

Ao sair de lá, ele pára na 'Emmas Tattoo', onde pede para que seja tatuada em seu corpo a placa do carro do suposto policial.  Ao encontrar em seu bolso um porta-copo do 'Ferdy's Bar', com uma nota no verso que diz "Passe aqui depois, Natalie", ele vai até lá, onde procura pela jovem.  Esta lhe diz que seu namorado, Jimmy Grants, havia lhe falado dele e, em seguida, pergunta se ele se chama Teddy.

Horas depois, os dois voltam a se encontrar, ocasião em que ela lhe diz que foi procurada por um tal de Dodd, o qual se acha à procura de Jimmy, desaparecido com US$ 200 mil.  Mais tarde, ela lhe diz que, num novo encontro, foi espancada por ele e ameaçada de morte caso o dinheiro ou a droga não apareça em 24 horas.

Ao tomar banho no apartamento do 'Discount Inn', onde passou a morar, Shelby é atacado por Dodd.  Os dois lutam e o invasor é dominado, amordaçado e preso dentro de um guarda-roupa.  Na manhã seguinte, descobre Dodd no guarda-roupa e se preocupa por não mais se lembrar do que ocorrera na véspera.  Teddy chega, a seguir, e os dois terminam liberando-o.

Ao encontrar uma anotação lembrando-o sobre um encontro com Natalie, ele a procura em um restaurante.  Uma vez lá, ela lhe diz que atendendo a um pedido seu, conseguira com um amigo identificar o proprietário do carro cujo número da placa lhe havia sido dado: John Edward Gammell.  Ao receber uma cópia da licença, com a foto do proprietário, e compará-la com uma tirada por sua Polaroid, Shelby descobre tratar-se de Teddy.  Para ele, não há mais dúvidas de que o estuprador e assassino de sua mulher é Teddy, até porque uma de suas tatuagens diz que o responsável chamava-se John G.

Por telefone, marca um encontro com Teddy e estoura seus miolos, realizando a vingança que tanto perseguira.

imagem imagem imagem

Comentários

Baseado num livro escrito por Jonathan Nolan, "Amnésia" é um ótimo e singular filme.  Escrito e dirigido pelo cineasta Christopher Nolan, irmão de Jonathan, o que realmente caracteriza e distingue esse filme é sua brilhante e inovadora estrutura.  É que Nolan decidiu contar a história de trás para frente.

Assim, o filme começa pelo fim, quando Shelby estoura os miolos de Teddy, e termina próximo ao inicio da história.  Cada seqüência termina onde a anterior começara.  Tal fato, evidentemente, dificulta e muito a compreensão da trama por parte do espectador.  Eu diria, sem medo de errar, que "Amnésia" é um filme que necessita ser assistido pelo menos duas vezes para que se possa entendê-lo bem.

O roteiro e os trabalhos de edição são os seus dois pontos mais fortes.  No elenco, destacam-se as atuações de Joe Pantoliano, Carrie-Anne Moss e Guy Pearce.

Uma das colocações interessantes é aquela em que Natalie questiona Shelby a respeito de sua obsessão por vingança, uma vez que, dez minutos depois, ele já não vai mais se lembrar de tê-la realizado.
 
 
CAA