Filmes por gênero

AMOR E GUERRA (2003)

Resistance
imagem imagem imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Resistência (Portugal)
Résistance (França)
Pais: Estados Unidos, Holanda
Gênero: Drama, 2ª Guerra Mundial
Direção: Todd Komarnicki
Roteiro: Todd Komarnicki
Produção: Laurens Geels, Paige Simpson
Design Produção: Alfred Schaaf
Música Original: Angelo Badalamenti
Fotografia: Marc Felperlaan
Edição: Bert Rijkelijkhuizen
Direção de Arte: Dirk Tolman
Figurino: Jany Temime
Guarda-Roupa: Laurent Guinci, Sally Puttick, Chloe Aubry
Maquiagem: Vivian Baker, Mia de Jong
Efeitos Sonoros: Carl Van Brande, Sophie Determeyer, Senjan Jansen e outros
Efeitos Especiais: Harrie Wiessenhaan
Efeitos Visuais: Hans van Helden, Floris van der Veen, Arno Beekman
Nota: 6.4
Filme Assistido em: 2005

Elenco

Bill Paxton Major Theodore 'Ted' Brice
Julia Ormond Claire Daussois
Philippe Volter Henri Daussois
Sandrine Bonnaire Lucette Oomlop
Jean-Michel Vovk Antoine
Antoine van Lierde Jean Benoît
Ariane Schluter Beatrice Benoît
Angelo Bison Artaud Benoît
Filip Peeters Capt. Haas
Victor Reinier Interrogador
Jappe Claes Filip Trouve
Elie Lison Jauquet
Quentin Milo Bastien
Hugues Hausman Girard
Jacqueline Nicolas Thérèse Dinant
Anne Samain Emilie Boccart
Anthony Rombaut Luc Carlens
Ghislain Gilboux Sylvain Jacquemart
Marcel Faber Membro da Resistência
Sander de Heer Membro da Resistência
Willem Westerman Membro da Resistência

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Em 1944, durante uma importante missão de reconhecimento, com vistas à invasão aliada da Europa, o avião do major americano Ted Brice é abatido pelos alemães nos arredores do pequeno vilarejo belga de Delahaut.

Único sobrevivente, Brice é encontrado por um garoto, Antoine, que o leva para a casa de Claire e Henri Daussois, um casal que faz parte da Resistência.  Claire passa a cuidar de seus ferimentos, enquanto o marido Henri está mais ligado à luta armada.

Enquanto aguardam a chegada de um especialista em códigos, três soldados alemães montam guarda permanentemente junto aos destroços do avião.  Quando membros da Resistência os matam, a fim de evitar que os tais códigos caiam nas mãos inimigas, a reação alemã é imediata:  Eles prendem e enforcam cerca de 14 civis do vilarejo, ao mesmo tempo em que iniciam uma caçada aos responsáveis pela ação armada.

Os membros da Resistência conseguem fugir e prosseguem em seus esforços para dificultarem o sistema de suprimentos nazista, explodindo pontes e túneis.  Antoine, que não se dá bem com o pai, um colaborador nazista, muda-se para a casa de Claire, onde passa a viver.

Uma vez restabelecido, Brice e Claire, a essa altura completamente apaixonados, decidem pegar o velho caminhão da família e fazer um passeio até uma próxima cidade francesa.  Lá, quando se preparam para voltar para Delahaut, encontram Henri, marido de Claire.

Os três voltam juntos.  Henri informa Brice que, à noite, ele deverá partir.  Na hora acertada, Henri o leva até um ponto deserto onde o deixa, instruindo-o para se identificar junto ao grupo de troca com a senha: "Courage".

Para sua surpresa, ao pronunciar a senha, ele é imediatamente preso pelos nazistas.  Na prisão, é torturado para que delate os membros da Resistência, mas resiste com firmeza.  Entretanto, ao tomar conhecimento que Claire também está sendo interrogada na sala ao lado, ele decide assumir a responsabilidade pela morte dos três soldados alemães, bem como, informar os códigos que os alemães tanto queriam.

Claire é libertada após ser informada da morte do marido.  Brice também é morto pelos nazistas, depois que estes descobrem que os códigos fornecidos eram falsos.

Na primavera de 1945, a Bélgica é libertada.  Claire continua sua vida, tendo Antoine como se fosse seu filho.

imagem imagem imagem

Comentários

Baseado no livro de Anita Shreve, "Amor e Guerra" é um bom drama de guerra.  Realizado pelo iniciante Todd Komarnicki, que estréia no cinema como roteirista e diretor, o filme conta a história de um piloto americano que, tendo seu avião abatido pelos nazistas, durante a 2ª Guerra Mundial, é socorrido por uma família belga e termina apaixonado pela esposa do dono da casa.

O maior destaque fica por conta da atuação de Bill Paxton, no papel do piloto americano.  Embora apresente um bom trabalho, a atriz inglesa Julia Ormond talvez não fosse a melhor opção para viver a belga Claire Daussois.  Uma atriz francesa talvez fosse a melhor opção.
 
CAA