Filmes por gênero

AS MINAS DO REI SALOMÃO (1950)

King Solomon's mines
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: As minas de Salomão (Portugal)
Les mines du roi Salomon (França, Bélgica)
Las minas del rey Salomón (Espanha)
Le miniere di re Salomone (Itália)
König Salomons diamanten (Alemanha, Austria))
Kung Salomos skatt (Suécia)
De mijnen van Koning Salomo (Holanda)
Kong Salomons miner (Dinamarca)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Aventura
Direção: Andrew Marton, Compton Bennett
Roteiro: Helen Deutsch
Produção: Sam Zimbalist
Música Original: Mischa Spoliansky
Fotografia: Robert Surtees
Edição: Ralph Winters, Conrad Nervig
Direção de Arte: Cedric Gibbons, Paul Groesse
Figurino: Walter Plunkett
Efeitos Sonoros: Douglas Shearer
Nota: 8.3
Filme Assistido em: 1953

Elenco

Deborah Kerr Elizabeth Curtis
Stewart Granger Allan Quartermain
Richard Carlson John Goode
Hugo Haas Van Brun, ou Smith
Lowell Gilmore Eric Masters
Kimursi Khiva
Siriaque Umbopa, Príncipe em exílio
Sekaryongo Chefe Gagool
Baziga Rei Twala
Munto Anampio Chefe Bilu
John Banner Austin
Gutare Kafa, tio de Umbopa
Ivargwema Estrela Azul
Henry Rowland Traum

Prêmios

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Fotografia a Cores (Robert Surtees)

Oscar de Melhor Edição (Ralph E. Winters, Conrad A. Nervig)

Prêmios Globo de Ouro, EUA

Prêmio de Melhor Fotografia a Cores (Robert Surtees)

Indicações

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Filme (Sam Zimbalist)

Prêmios Bambi, Alemanha

Prêmio Bambi de Melhor Ator Internacional (Stewart Granger)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Em 1897, a  inglesa Elizabeth Curtis está decidida a encontrar seu marido, Henry, desaparecido há vários anos na África.  Sua única pista é a cópia de um mapa supostamente mostrando a localização de uma mina de diamantes, a legendária fonte da riqueza do Rei Salomão.

Só há um homem capaz de ajudá-la.  Trata-se de Allan Quartermain, um caçador e guia de safáris.  Entretanto, como sua mulher morrera alguns anos antes, ele pretende largar suas atividades na África a fim de levar seu filho para estudar na Inglaterra.

Assim, ao ser abordado pela Sra. Elizabeth, ele inicialmente recusa sua proposta, principalmente ao saber que o Sr. Curtis teria saído à procura das minas de diamantes.  Em sua opinião, não há a menor chance dele ainda estar vivo.  Entretanto, muda de idéia quando a Sra. Elizabeth lhe oferece a alta soma de £ 5,000, quantia suficiente para assegurar os estudos do filho.

Quartermain, Elizabeth e John Goode, irmão dela, partem finalmente numa expedição, a fim de tentarem localizar o explorador desaparecido.  Os perigos, ao longo do caminho, são os mais variados como o encontro com tribos hostis ou estouros de rebanhos de zebras e elefantes.  Elizabeth apaixona-se por Quartermain, embora permaneça firme na disposição de encontrar o marido.

Em sua caminhada, encontram um negro alto, chamado Umbopa, que se diz membro da família real de uma tribo distante.  O grupo chega a um vasto deserto de onde se vê, ao longe, dois picos de uma montanha indicada no mapa do tesouro.  Ao escalarem a montanha, localizam um túmulo de pedra com o rifle do marido de Elizabeth sobre o mesmo.

Em seguida, Umbopa encontra membros de uma tribo vestidos como ele.  Eles o reconhecem como o herdeiro de direito do trono, hoje ocupado por um parente nada simpático.  Umbopa sai com os amigos de sua tribo.  Quartermain, Elizabeth e Goode seguem até a aldeia, onde o consultor do rei os leva até as minas de diamantes.  Enquanto os três examinam o tesouro, o consultor os prende com um grande matacão.  Depois de muito esforço, eles conseguem escapar e, ao retornarem à aldeia, uma dança é interrompida pela entrada dramática de Umbopa que desafia o rei para uma luta.

imagem

Comentários

Baseado num famoso conto de H. Rider Haggard, "As Minas do Rei Salomão" é um ótimo filme de aventuras.  Esse conto foi o primeiro de uma série escrita por Haggard sobre o personagem e, sem dúvida, foi a maior inspiração para George Lucas e Steven Spielberg realizarem a série Indiana Jones.

Realizado pelos diretores Compton Bennett e Andrew Marton, o filme inicia e termina com a fantástica batida de tambores e belíssimas paisagens do continente africano.

Entre seus pontos altos, encontram-se sua deslumbrante fotografia, magníficos efeitos especiais e as ótimas atuações de Deborah Kerr e Stewart Granger.

CAA