Filmes por gênero

ASSASSINATO NO JARDIM (1997) (TV)

The Ice House
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Im eishaus (Alemanha)
La fábrica de hielo (Espanha)
Iskällaren (Suécia)
Jääkellari (Finlândia)
A jégverem (Hungria
Pais: Reino Unido
Gênero: Drama, Mistério, Suspense
Direção: Tim Fywell
Roteiro: Lizzie Mickery, Minette Walters
Produção: Suzan Harrison
Design Produção: Michael Trevor
Música Original: David Ferguson
Fotografia: John Daly
Edição: Roy Sharman
Figurino: James Keast
Guarda-Roupa: Michael Johnson, Heather Howell
Maquiagem: Joanna Casserly, Sally Collins, Jean Speak
Efeitos Sonoros: John Pritchard, Richard Jupp, Pip Norton, Julian Dodwell
Efeitos Visuais: Paul McGuinness
Nota: 8.1
Filme Assistido em: 1998

Elenco

Daniel Craig Detetive Sargento Andy McLoughlin
Corin Redgrave Detetive Inspetor Chefe George Walsh
Kitty Aldridge Anne Cattrell
Frances Barber Diana Goode
Penny Downie Phoebe Maybury
Danny Midwinter Detetive Constable Blackshaw
Gérard Horan Detetive Sargento Robinson
James D'Arcy Jonathan Maybury
Paul Jerrico David Maybury
Alexandra Milman Jane Maybury
Dave Hill Fred Phillips
Ann Bell Molly Phillips
Luke Garrett P. C. Williams
Niven Boyd Dr. Webster
Jack Galloway Paddy Clarke
Belinda Sinclair Eileen Clarke
Anthony May Peter Barnes
Liam McKenna Eddie Staines
Willie Ross Wally Ferris
Laura Girling Kelly McLoughlin
Geoffrey Greenhill Sargento Rogers
Lynn Farleigh Sra. Thompson
Ian Price Bill Stanley
Helena McCarthy Sra. Ledbetter
Karen Murden Sra. Fowler

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Quando o jardineiro de uma propriedade, localizada em Streech Grange, descobre um cadáver parcialmente decomposto, na velha Casa de Gelo, da referida propriedade, o Inspetor Walsh diz ao Sgt. Andy McLoughlin que o corpo pode ser de David Maybury, desaparecido há 10 anos.

A comunidade local, não só acredita que Phoebe Maybury assassinou seu marido, como que ela e suas amigas Anne Cattrell e Diana Goode vivem juntas como lésbicas.

Andy inicia as investigações.  Ele interroga os empregados de Phoebe, os Phillips, que passaram cinco anos presos por assassinarem um homem que abusara a matara seu filho de 12 anos.  Perguntada se se acha feliz em Streech Grange, a Sra. Phillips responde que a única diferença entre a prisão e uma fortaleza é que na fortaleza as portas são fechadas por dentro.

Sentindo-se atraído por Anne, Andy impulsivamente a beija.  Já que ela é uma das suspeitas do misterioso assassinato, ele a pede para que não conte nada ao seu chefe, o Inspetor Walsh.

Certa noite, Andy procura secretamente por Anne em Streech.  Ela o rejeita, mas ele volta ao ouvir um barulho em seu quarto.  Alguém golpeia Anne na cabeça, que é levada para o hospital.

Andy procura Wally, um vagabundo visto na época nas imediações de Streech, usando um par de sapatos marrom.  Ele havia se abrigado na Casa de Gelo e teria ganho os sapatos de um tal Sr. Daniel Thompson.  Thompson desaparecera desde a época do assassinato.  Procurada, a Sra. Thompson confirma que o marido dera o par de sapatos a Wally, mas que nada sabe sobre o cadáver encontrado no local.  Quando o Inspetor Walsh tenta prendê-la como suspeita pela morte do marido, ela confessa que ele se acha vivo e que planeja deixar o País, a fim de fugir de seus credores, num negócio falido em que Diana Goode investira 20.000 libras esterlinas.  Daniel Thompson é encontrado e preso no aeroporto.

Andy diz a Phoebe que precisa interrogar sua filha , Jane.  É que na noite em que Anne fora golpeada, Jane teria dito que pensara ter ouvido seu pai.  Phoebe admite que o marido batera nela por anos e que vinha estuprando Jane desde que esta tinha 7 anos de idade.  Mas nega tê-lo assassinado.  Após interrogar Jane, Andy conclui que o Sr. Maybury teria abandonado a família.

Andy fica chocado ao descobrir que o Inspetor Walsh vinha chantageando Phoebe há 10 anos, exigindo sexo em troca do arquivamento das investigações.

Quando o relatório da autópsia é liberado, a conclusão é a de que o cadáver encontrado nos jardins de Streech Grange era de um homem bem mais velho que o Sr. Maybury e que as causas da morte teriam sido a idade, fome e frio.  Pelas características, Andy acredita tratar-se de Ken Chappell, um desaparecido que teria sofrido um colapso nervoso.

Para atrair o grupo de pessoas que saquearam a casa de Phoebe há dez anos e que contribuíram para tentar pôr a culpa nela, do desaparecimento do marido, Andy planta uma notícia falsa no jornal local.  À noite, o grupo chega à Streech Grange e é enfrentado por Andy e Phoebe.  Jon, filho de Phoebe, saca uma arma e força Peter Barnes, um dos presentes, a confessar ser ele a pessoa que encabeçou a campanha de ódio contra sua família e que atacou Anne, golpeando-a na cabeça.  Andy prende todos... enquanto o Inspetor Walsh antecipa sua aposentadoria.

Andy avisa a Anne que vai inspecionar uma parede que parece ter sido construída no porão.  Anne admite que há 9 anos, Maybury voltou e que Phoebe, receosa de ser morta, terminou matando-o acidentalmente.  E que ela, Anne, tomou a decisão de construir a tal parede como forma de poupar Phoebe e seus dois filhos, Jon e Jane.

Andy informa que sua mulher voltou e Anne, desapontada, deseja-lhe felicidades.  Mas, a seguir, ele lhe diz que não tem um lugar para dormir, porque não vai ficar mais 7 anos com uma mulher cuja cor favorita é bege!  Ele pede à Anne um travesseiro e uma escova de dentes...

imagem

Comentários

Baseado no livro "The Ice House" de Minette Walters, "Assassinato no Jardim" é um ótimo filme de mistério do cinema britânico.  Realizado pelo pouco conhecido diretor de televisão, Tim Fywell, o filme consegue prender o espectador do início ao fim.

Embora não se trate de um filme premiado, "Assassinato no Jardim" apresenta uma trama muito bem estruturada, proporcionando vários momentos de suspense, personagens bem interessantes e atuações marcantes.

CAA