Filmes por gênero

BAMBI (1942)

Bambi
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Бэмби (Rússia)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Desenho Animado, Drama, Família
Direção: David Hand
Roteiro: Larry Morey
Produção: Walt Disney
Música Original: Edward H. Plumb
Direção Musical: Alexander Steinert
Fotografia: Maxwell Morgan
Direção de Arte: Tom Codrick, Lloyd Harting, John Hubley e outros
Efeitos Sonoros: C.O. Slyfield, James MacDonald
Efeitos Visuais: Jeff Schiffman, Casey James Basichis, Patrick L. Almanza
Nota: 8.4
Filme Assistido em: 1943

Elenco

Hardie Albright Bambi, adolescente (voz)
Stan Alexander Flor, jovem (voz)
Peter Behn Thumper, jovem (voz)
Thelma Boardman Sra. Codorna (voz)
Sterling Holloway Flor, adulta (voz)
Will Wright Coruja amiga
Sam Edwards Thumper, adulto (voz)
Donnie Dunagan Bambi, jovem (voz)
Cammie King Faline, jovem (voz)
Ann Gillis Faline, adulta (voz)
Margaret Lee Sra. Coelho (voz)
Mary Lansing Tia Ena (voz)
Fred Shields Grande Príncipe da Floresta (voz)
Bobby Stewart Bambi, bebê (voz)
Paula Winslowe Mãe de Bambi (voz)
Tim Davis Flor, adolescente (voz)
John Sutherland Bambi, adulto (voz)

Prêmios

Prêmios Globo de Ouro, EUA

Prêmio Especial (Walt Disney)

Indicações

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Gravação de Som (C.O. Slyfield)

Oscar de Melhor Canção Original (Frank Churchill, Larry Morey)

Oscar de Melhor Trilha Sonora de uma Comédia ou Drama (Frank Churchill, Edward H. Plumb)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Numa manhã de abril, os animais que habitam uma floresta dão as boas-vindas a um novo cervo, filho do Grande Príncipe da floresta. Especialmente interessado em Bambi, o novo habitante, encontra-se o coelho Thumper, o qual observa o pequeno cervo a dar seus primeiros passos. Mais tarde, Thumper acompanha Bambi em uma caminhada, ensinando-o como dizer “pássaro” e lhe apresentando às belezas da vida silvestre. Quando está aprendendo a dizer “flor”, Bambi fica confuso ao ver um pequeno gambá sair por entre as flores, mas este fica satisfeito com seu novo apelido.

Bambi e sua mãe levam uma vida tranqüila, procurando sempre se beneficiarem da proteção oferecida pela floresta. Certo dia, ela o leva para uma área de pastagem, onde Bambi e Thumper brincam e comem trevo até o momento em que surge uma pequena e bela corça, chamada Faline, que faz despertar a timidez do pequeno cervo. Por outro lado, ao ver o Grande Príncipe caminhando pelas pastagens, Bambi se mostra impressionado ao admirar o porte majestoso do seu pai. Ao ouvir o barulho de tiros, este ajuda o pequeno cervo e sua mãe a deixarem o local em segurança.

Quando da chegada do inverno, Bambi e Thumper patinam sobre as águas congeladas de um lago. A nova estação se mostra bastante rigorosa, fazendo com que a mãe do pequeno cervo se desdobre para conseguir alimento para o filho. Quando a grama volta a crescer, Bambi e sua mãe retornam aos terrenos cobertos por pastos, em busca de alimentação, mas a presença de caçadores faz com que ela, apavorada, ordene que o filho corra o mais rapidamente possível. Depois de correr bastante e alcançar um matagal, Bambi fica bastante assustado ao tomar consciência de que se acha sozinho. O Grande Príncipe o encontra e lhe pede para que o acompanhe, uma vez que a mãe não poderá mais estar com ele.

Quando a primavera volta à floresta, os adolescentes Bambi, Flor e Thumper observam o comportamento inusitado dos pássaros, ocasião em que uma coruja amiga os lembra de que todos os animais se tornam mais alegres e brincalhões durante a primavera, o que logo se mostra verdadeiro quando uma bela gambá e um encantador coelhinho chamam de tal forma a atenção de Flor e Thumper que os deixa basicamente hipnotizados.

Ao beber água de um riacho, Bambi mais uma vez se encontra com Faline que, para provocá-lo, o lambe, iniciando assim um jogo de sedução. Bambi é desafiado por outro macho, o enfrenta e o derrota. Em seguida, em companhia de Faline, ele corre e pula de alegria pelos pastos da região. Mais tarde, Bambi é perturbado com o barulho dos caçadores que estão de volta. Seu pai o aconselha a se embrenhar pela floresta por razões de segurança. Durante a confusão que se segue, Faline é separada de Bambi, mas quando ela é encurralada por um grupo de cães, ele corre ao seu encontro e a liberta. Entretanto, é alvejado ao tentar cruzar um barranco, ficando inconsciente à medida que o fogo, proveniente de uma fogueira feita pelos caçadores, começa a se espalhar. O Grande Príncipe o socorre e o ajuda a fugir.

Bambi e Faline se acasalam, as áreas queimadas vão aos poucos retomando o verde da floresta e, um dia, Flor e Thumper, que já têm suas próprias famílias, observam orgulhosamente quando Faline apresenta seus dois pequenos cervos gêmeos aos demais animais da floresta. Bambi, que há algum tempo vinha se mantendo sempre ao lado do pai, assume finalmente o seu lugar como o novo Príncipe da Floresta.

imagem

Comentários

"Bambi" é um desenho animado maravilhosamente construído e com conteúdo.  Ele forma com "Branca de Neve e os Sete Anões", de 1937, "Pinóquio" e "Dumbo", ambos de 1941, os quatro melhores desenhos animados produzidos por Walt Disney.

A história gira em torno de um pequeno cervo aprendendo sobre as alegrias e tristezas da vida.  É esse enfoque honesto sobre a vida, como ela é, que confere à Bambi sua grande força emocional.  O filme é marcante em seus momentos tristes (a morte da mãe de Bambi) ou aterradores (o incêndio na floresta).

CAA