Filmes por gênero

BEAU GESTE (1939)

Beau Geste
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Beau Gest (Portugal)
Drei fremdenlegionäre (Alemanha)
De tappras legion (Suécia)
Tricolorens helte (Dinamarca)
Erämaalinnakkeen sankarit (Finlândia)
Kék csillag (Hungria)
Legija smrti (Iugoslávia)
Красавчик Жест (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Ação, Aventura, Guerra
Direção: William A. Wellman
Roteiro: Robert Carson
Produção: William A. Wellman
Música Original: Alfred Newman
Fotografia: Archie Stout, Theodor Sparkuhl
Edição: Thomas Scott
Direção de Arte: Hans Dreier, Robert Odell
Figurino: Edith Head
Efeitos Sonoros: Hugo Grenzbach, Walter Oberst
Nota: 8.5
Filme Assistido em: 1945

Elenco

Gary Cooper Michael 'Beau' Geste
Ray Milland John Geste
Robert Preston Digby Geste
Brian Donlevy Sgt. Markoff
Susan Hayward Isobel Rivers
J. Carrol Naish Rasinoff
Albert Dekker Legionário Schwartz
Broderick Crawford Hank Miller
James Stephenson Major Henri de Beaujolais
Heather Thatcher Lady Patricia Brandon
James Burke Tenente Dufour
George Chandler Legionário
G. P. Huntley Augustus Brandon
Francis McDonald Guia Árabe
Stanley Andrews Legionário Maris
Harvey Stephens Tenente Martin
Donald O'Connor Beau aos 12 anos
Henry Brandon Legionário Renouf
Nestor Paiva Soldado
George Regas Guia Árabe
Harry Woods Legionário Renoir
Charles Barton Buddy McMonigal
Billy Cook John aos 10 anos
Martin Spellman Digby aos 12 anos
Ann Gillis Isobel aos 10 anos
David Holt Augustus aos 12 anos
Barry Macollum Legionário Krenke
Joseph E. Bernard Legionário
Joseph William Cody Legionário
Frank Dawson Burdon
Larry Lawson Legionário

Indicações

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Ator Coadjuvante (Brian Donlevy)

Oscar de Melhor Direção de Arte (Hans Dreier, Robert Odell )

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Em sua casa de Bandon Abbas, Inglaterra, Lady Patricia Brandon cria três irmãos por ela adotados, Beau, Digby e John, juntamente com uma garota também adotada, Isobel Rivers, e seu próprio filho, Augustus Brandon.  Seu marido, Sir Hector Brandon gastou a fortuna da família, ficando apenas com uma preciosa safira, chamada "Água Azul", avaliada em 30.000 libras.

Um dia, Beau vê quando Lady Patricia vende secretamente a safira a um desconhecido e coloca uma cópia falsa em seu lugar.  Beau mantém-se calado para evitar que a 'tia' fique embaraçada.  Quinze anos depois, Sir Hector Brandon pede à Lady Patricia que venda a safira para pagar algumas dívidas por ele contraídas.  Para não deixá-la em má situação, já que ela havia vendido a jóia verdadeira há muitos anos, Beau resolve pegar a cópia e partir para se alistar na Legião Estrangeira Francesa, deixando um bilhete para seu irmão Digby, confessando ter levado consigo a 'preciosa' safira.

Supondo que o irmão saiu por pura aventura, Digby também vai embora, deixando um bilhete para seu irmão John, dizendo que não foi Beau e sim ele que ficou com a jóia.  John resolve, então, partir com a intenção de se reunir a seus dois irmãos, deixando Isobel que tanto ama.

Num campo de treinamento da Legião, situado no Marrocos, os três irmãos se reencontram.  Entre os novos recrutas, encontra-se Rasinoff, um conhecido ladrão.  O grupo sofre nas mãos do sargento Markoff, um homem grosseiro e sádico que chega a ser chamado à atenção pela forma desumana com que trata seus comandados.

Um mês depois, Rasinoff é apanhado tentando roubar dinheiro de John, quando este dormia.  Ao depor, ele conta ao sargento Markoff que ouviu um boato de que os irmãos Geste teriam uma safira avaliada em 30.000 libras e que Beau é o líder responsável pela mesma.  O sargento passa também a desejar a 'jóia' e, tão logo o período de treinamento acaba, ele resolve separar os irmãos, enviando Digby para o remoto Forte Tokotu, enquanto Beau e John seguem com ele para o Forte Zinderneuf, no deserto do Sahara.

A vida em Zinderneuf vira um inferno, principalmente quando o comandante, tenente Martin, adoece e morre.  Antes de morrer, ele ordena ao sargento Markoff que entre em contato com o Forte Tokotu e peça para que enviem um outro oficial.  Markoff, entretanto, ignora a ordem recebida e assume o comando local.

Zinderneuf passa a sofrer sucessivos ataques de hordas árabes.  Socorro é pedido ao Forte Tokotu mas o mesmo demora a chegar.  Num último ataque, quase todos os legionários restantes são mortos.  Beau é ferido mortalmente.  Só John e o sargento Markoff permanecem bem.  Enquanto John vai apanhar pão e vinho para o sargento, este procura e encontra a safira e as cartas no bolso de Beau.  Ao retornar e verificar o ocorrido, John puxa sua baioneta enquanto Markoff saca sua arma.  Beau consegue atrapalhar o sargento, dando a John oportunidade de matá-lo.  Em seguida, Beau morre nos braços do irmão mas, antes, pede-lhe que coloque uma carta pública nas mãos do sargento e que leve a safira e uma outra carta de volta para a 'tia' Patricia.

Nesse momento, John ouve a corneta da coluna vinda de Forte Tokotu.  Com receio de ser levado à corte marcial pela morte de Markoff, ele consegue fugir para o deserto.  Com a coluna, chega Digby.  Quando este escala as paredes do Forte, encontra os corpos de Beau e de Markoff e prepara um funeral para o irmão.  Ao ouvir tiros, que obrigam a coluna a se retirar para um oásis próximo, Digby sai pelos fundos e encontra o irmão John.  Mais tarde, quando encontram um bando de árabes nômades, Digby termina morto.

Assim, John é o único irmão que sobrevive e volta para a Inglaterra, onde se reúne à sua amada Isobel.  À Lady Patricia, ele entrega a carta de Beau que esclarece todo o ocorrido com o episódio da safira "Água Azul" e com sua cópia.

imagem

Comentários

"Beau Geste" é um excelente filme de aventura e ação, cuja trama envolve três irmãos que fogem da Inglaterra para evitar um escândalo e se tornam membros da Legião Estrangeira Francesa.   O roteiro, de Robert Carson, foi baseado no livro homônimo de Percival Christopher Wren, e inclui lealdade entre irmãos, honra patriótica, auto-sacrifício e traição.

Além do excelente roteiro, o filme apresenta a direção segura de William A. Wellman, um ótimo trabalho de edição, bem como, de direção de arte, e um elenco de primeira linha.

Gary Cooper está magnífico no papel de Beau Geste.  Ray Milland e Robert Preston também estão ótimos como seus irmãos mais novos.  J. Carrol Naish está igualmente memorável como o legionário ladrão, Rasinoff.  O grande destaque, entretanto, fica por conta de Brian Donlevy, que rouba todas as cenas como o sádico sargento Markoff.  A bela Susan Hayward, em seus 21 anos de idade, tem um papel pequeno como a doce Isobel Rivers.

CAA