Filmes por gênero

AS BODAS (2000)

Svadba (Rússia)
imagem imagem imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: La noce (França)
Russische Hochzeit (Alemanha)
Le nozze (Itália)
The wedding (USA, UK)
Noche de bodas (México)
Pais: Federação Russa, França, Alemanha
Gênero: Comédia Dramática
Direção: Pavel Lungin
Roteiro: Pavel Lungin, Aleksandr Galin
Produção: Catherine Dussart
Design Produção: Ilya Amursky
Música Original: Vladimir Chekasin
Fotografia: Aleksandr Burov
Edição: Sophie Brunet
Efeitos Sonoros: Alain Curvelier, Elisabeth Paquotte, Jean-Alexandre Villemer
Nota: 7.2
Filme Assistido em: 2002

Elenco

Marat Basharov Mishka Krapivin
Mariya Mironova Tanya Simakova
Vladimir Simonov Borodin
Andrei Panin Garkusha
Aleksandr Semchev Borzov, Chefe de Polícia
Mariya Golubkina Sveta
Natalya Kolyakanova Rimma
Yelena Novikova Zoika
Oleg Esaulenko Svetlanov
Marina Golub Gerente do Café
Nadezhda Markina Valka
Vladimir Kashpur Avô
Vladimir Salnikov Pai
Galina Petrova Mãe
Pavel Polmatov Tolya
Ilya Rutberg Kamussidi

Indicações

Festival Internacional de Cannes, França

Prêmio Palma de Ouro (Pavel Lungin)

Academia do Cinema Europeu

Prêmio de Melhor Fotografia

Sinopse

Depois de cinco anos, a jovem e bela Tanya Simakova retorna à sua pequena aldeia mineira, após ter trabalhado como modelo em Moscou.  Ela chega disposta a se casar com seu amor de infância, o jovem Mishka Krapivin que agora trabalha na mina de carvão local.

Direta, ela encontra Mishka em um baile e lhe pergunta se ele aceita casar-se com ela.  O rapaz, filho de uma família pobre da classe operária, aceita no ato por amá-la desde criança, embora não tenha dinheiro nem para comprar um pequeno presente para a jovem.

Na família de Mishka, esse casamento não alegra ninguém.  O pai, que o comunismo cobriu de medalhas, vê multiplicarem-se os convites e se preocupa com as despesas que vai ter com as bodas.  O avô não vê com bons olhos a entrada dessa jovem na família, que chama de prostituta, por ter ido para Moscou a fim de se tornar modelo, enquanto a mãe chora pelo destino do filho.

Por coincidência, no dia do casamento, os mineiros recebem parte de seus salários atrasados, mas o pai de Mishka toma quase todo o dinheiro dele para as despesas.  Preocupado que ele volte para pegar o que sobrou, Mishka o entrega ao amigo Garkusha, alegando que aquele dinheiro se destina à compra de um presente para Tanya.  O amigo, um bêbado inveterado, gasta tudo com vodka, num Bar.  Sem dinheiro, rouba os brincos de uma senhora, para que Mishka os presenteie à noiva.  A tal senhora acaba de chegar à aldeia para assistir ao casamento da sobrinha.

Na igreja, Mishka e Tanya se casam.  Todos seguem para a festa.  Borodin, um mafioso casado que vive em Moscou, cuja família é proprietária da mina de carvão, chega à festa.  Aproximando-se de Tanya, pede para que ela volte com ele, lembrando-lhe os anos em que estiveram juntos, o fato dele a ter transformado numa 'top model', o apartamento que lhe dera, etc.  Irredutível, ela lhe diz que não vai voltar para um homem que ela descobriu ser casado.

A polícia local, dominada por Borodin, tenta levar Mishka para a prisão.  A tia de Tanya, ao ver os brincos com ela, retira a queixa, alegando que os mesmos continuam na família.  Tanya conta a Mishka que tem um filho de três anos num orfanato.  Os dois vão até lá e trazem o garoto para a festa.

Novas confusões ocorrem.  Borodin é levado pelos policiais.  Mishka, Tanya e o garotinho fogem de motocicleta, enquanto Borzov, o valente chefe de polícia, se entrega à dança e à bebida.

imagem imagem imagem

Comentários

"As Bodas" é uma ótima comédia russa, co-produzida com a França e a Alemanha.  Realizada pelo cineasta moscovita Pavel Lungin, que também participou da elaboração do roteiro, a trama explora as desventuras de uma típica família de mineiros.

Excelente diretor de atores, Pavel Lungin se permite misturar comediantes profissionais com não profissionais nessa deliciosa comédia com toques de drama.

O filme é repleto de momentos incríveis como as seqüências no orfanato, aquelas que envolvem Garkusha e a tia de Tanya, na festa do casamento, entre muitas outras.

Além do ótimo trabalho realizado por Lungin, "As Bodas" apresenta ainda a bela fotografia de Aleksandr Burov e magníficas interpretações.  Andrei Panin, no papel de Garkusha, rouba todas as cenas em que se acha presente.  Mariya Mironova mostra o seu talento como a misteriosa Tanya.  Marat Basharov, no papel principal, apresenta uma atuação convincente.  O resto do elenco acha-se bem e cada um tem a oportunidade de brilhar à medida em que a festa de casamento se desenvolve.

CAA