Filmes por gênero

ISTAMBUL (1957)

Istanbul
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Estambul (Uruguai)
Intrig i Istanbul (Suécia)
Nætter i Istanbul (Dinamarca)
Lathremporoi tis Stamboul (Grécia)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Crime, Drama, Romance
Direção: Joseph Pevney
Roteiro: Seton I. Miller
Produção: Albert J. Cohen
Música Original: Irving Gertz, Heinz Roemheld
Direção Musical: Joseph Gershenson
Fotografia: William H. Daniels
Edição: Sherman Todd
Direção de Arte: Alexander Golitzen, Eric Orbom
Figurino: Bill Thomas
Guarda-Roupa: Rosemarie Brand, Rydo Loshak, Roger Weinberger
Maquiagem: Bud Westmore
Efeitos Sonoros: Leslie I. Carey, Frank H. Wilkinson
Nota: 7.9
Filme Assistido em: 1996

Elenco

Errol Flynn James Brennan
Cornell Borchers Stephanie Bauer / Karen Fielding
John Bentley Inspetor Nural, da Alfândega
Torin Thatcher Douglas Fielding
Leif Erickson Charlie Boyle
Peggy Knudsen Marge Boyle
Martin Benson Sr. Darius
Nat 'King' Cole Danny Rice
Werner Klemperer Paul Renkov
Vladimir Sokoloff Aziz Rakim
Jan Arvan Kazim
Nico Minardos Ali
Ted Hecht Tenente Sarac
David Bond Dr. Sarica
Roland Varno Sr. Florian
Hillevi Rombin Aeromoça
Joe Abdullah Policial
William Bagdad Policial no quarto do hotel
Jerry Riggio Funcionário da Alfândega turca
Bobker Ben Ali Funcionário da Alfândega
Harold Bostwick Oficial da Imigração
Albert Carrier Mauret
Franco Corsaro Mordomo
Sayre Dearing Amigo de Karen
Michael Raffetto Padre

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Pela primeira vez em cinco anos, o piloto Jim Brennan voa para Istambul, na Turquia, onde é imediatamente levado ao escritório do Inspetor Nural, da Alfândega, que suspeita de seu envolvimento com o contrabando de diamantes. Em seguida, ele se dirige ao hotel onde se hospedava anteriormente, mas seu antigo quarto acha-se ocupado pelos americanos Charlie e Marge Boyle.

No café, Jim senta-se em sua mesa e recorda a última vez em que esteve lá, compartilhando um drinque com uma turista alemã, Stephanie Bauer, por quem ele se apaixonou. Ela sabe que ele tem que voar para viver, e o incentiva a aceitar um trabalho, voando com empresários para o Cairo. Em seu retorno, um velho amigo, o comerciante Aziz Rakim, oferece a Jim uma pulseira para dar à Stephanie, contendo um minúsculo compartimento com diamantes, que Jim esconde em seu ventilador de teto.

Ao se declarar à Stephanie, ele lhe presenteia com a pulseira. Ela aceita sua declaração, mas de volta ao seu quarto, o casal encontra Paul Renkov, que está à procura dos diamantes. Na noite seguinte, Paul segue Jim e, com vários capangas, o espanca. O Sr. Darius, seu líder, exige os diamantes. A polícia procura Jim e, uma vez na sede, o Inspetor Nural lhe diz que Aziz Rakim foi assassinado, provavelmente devido a seu papel em uma remessa de diamantes roubados e contrabandeados em uma pulseira. Jim nega qualquer envolvimento no roubo e, em seguida, pede que Stephanie siga com ele, naquela noite, para Paris.

Em seu quarto, no hotel, Stephanie é abordada por capangas de Darius que terminam conseguindo roubar a pulseira. Por outro lado, Jim encontra o Inspetor Nural em seu quarto, que lhe revela ter apreendido seu avião e que pretende mantê-lo sob custódia até que ele deixe o País. Sabendo que não podem recuperar os diamantes, Jim e Nural vão ao hotel de Stephanie, mas encontram o prédio em chamas. Jim tenta salvar sua noiva, mas o incêndio o obriga a recuar.

Anos mais tarde, Renkov reencontra Jim e lhe diz que Darius quer seus diamantes. Jim sabe que o casal que se encontra em seu antigo quarto se acha em perigo. Ele vai para o hotel e se espanta ao encontrar Stephanie lá. Afirmando ser Karen Fielding, ela sai com o marido, Douglas Fielding, o homem que a salvou cinco anos atrás, quando ela se achava no hotel em chamas. Tendo perdido sua memória anterior, ela não reconhece Jim.

Este tenta fazer com que ela se recorde do passado, mas seu marido pede-lhe para que os deixe em paz. Mais tarde, ao pegar a pulseira que ganhara de Jim, Stephanie vai ao Café numa tentativa de lembrar o que ele, no passado, teria significado para ela.

Algum tempo depois, Jim é capturado por Renkov e levado a um armazém abandonado onde Darius já se encontra com Stephanie. Para desviar a atenção de Renkov, Jim dá a entender que Stephanie é a verdadeira ladra dos diamantes, mas antes que ele possa machucá-la, Jim o nocauteia, atira em Darius e põe fogo no armazém. Em seguida, ele pega Stephanie, que se acha em estado de choque, e a leva para seu marido.

Na manhã seguinte, quando Jim sai para o aeroporto, Stephanie acorda chamando por ele. Ao marido, ela diz que se lembrou de seu passado, que não se chama Karen e que quer voltar para Jim. Compreensivo, Douglas a leva ao aeroporto. Enquanto isso, depois de conseguir que Jim confesse sua participação no caso dos diamantes, o Inspetor Nural permite que ele deixe o País.

No momento em que o avião de Jim inicia a operação de decolagem, Douglas e Stephanie chegam ao aeroporto. Ela olha fixa e ansiosamente para a aeronave, sendo observada por Nural e Douglas, que percebem que ela ainda o ama. O Inspetor ordena, então, que o avião retorne ao aeroporto.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta nova-iorquino Joseph Pevney, a partir de um roteiro escrito por Seton I. Miller, “Istambul” é um filme que merece ser visto, embora não se trate de nada excepcional.

A direção de Pevney é razoavelmente boa, com belas locações da Turquia e algumas reviravoltas. A fotografia de William Daniels é um dos pontos altos do filme, assim como a trilha sonora, onde se destaca a presença do incomparável Nat King Cole interpretando a belíssima música de Victor Young, “When I Fall in Love”.

No elenco, Errol Flynn, basicamente em fim de carreira, não repete suas grandes atuações do passado, embora não chegue a decepcionar. No principal papel feminino, a atriz Cornell Borchers, nascida na Lituânia e com sua carreira basicamente dedicada ao cinema alemão, nos brinda com uma bela atuação.

CAA