Filmes por gênero

BETE BALANÇO (1984)

imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Rock Rióban (Hungria)
Pais: Brasil
Gênero: Comédia Dramática, Música
Direção: Lael Rodrigues
Roteiro: Lael Rodrigues, Yoya Wursch
Produção: Carlos Alberto Diniz, Jean Lafuge, Patrick Moine
Música Original: Cazuza, Roberto Frejat
Fotografia: Edgar Moura
Edição: Lael Rodrigues
Direção de Arte: Yurika Yamasaki
Figurino: Yurika Yamasaki
Efeitos Sonoros: Irapuã Jardim, Roberto Coelho
Nota: 7.3
Filme Assistido em: 1985

Elenco

Débora Bloch Bete Balanço
Lauro Corona Rodrigo
Cazuza Tininho
Hugo Carvana Tony
Maria Zilda Bethlem Bia
Diogo Vilela Paulinho
Tonico Barros Dançarino
Sérgio Luiz Pereira Dançarino
João Carlos Dumont Dançarino
Grupo 'Barão Vermelho' O próprio
Grupo 'Titãs' O próprio
Lobão O próprio
Andréa Beltrão

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Bete é uma garota de Governador Valadares, recém aprovada no vestibular e cantora eventual do Bar da cidade.  Liberada na relação sexual com o namorado, curte teatro e sonha com um espaço maior na cidade grande.

Assim, prestes a completar 18 anos, ela resolve deixar Valadares, a segurança de um futuro tranqüilo, com marido e filhos, e vai parar no Rio de Janeiro, na casa de Paulinho, um amigo homossexual viciado em videogames Odissey.

De início, Bete procura um produtor que lhe prometera uma chance. Encurrala-o em um canto e terminam marcando para o dia seguinte um almoço no restaurante Sol e Mar, em Botafogo.

O produtor, entretanto, não comparece ao encontro. Por outro lado, a jovem conhece Bia, uma ricaça que lhe oferece, entre indiretas bastante diretas, algo que possa sustentar a coitada faminta. A mansão de Bia é enorme, com uma bela piscina. As duas terminam tendo uma noite de amor.

Em seguida, no estilo ‘cabeça feita’, Bete conhece Rodrigo, um fotógrafo que registra a agressão a meninos de rua. Desse encontro resulta um namoro entre os dois. Por insistência dele, ela consegue assinar um contrato com Tony, dono de uma conhecida gravadora.

Novos encontros e desencontros ocorrem, deixando a jovem cheia de conflitos. Mesmo assim, a determinada Bete vai em frente na incessante busca do estrelato como cantora de rock.

imagem

Comentários

"Bete Balanço" é uma razoavelmente boa comédia dramática do cinema brasileiro.  Realizado pelo diretor Lael Rodrigues, o filme apresenta um bom ritmo, principalmente nas seqüências musicais.

A trilha sonora é um dos pontos altos do filme.  No elenco, o grande destaque é Débora Bloch, no papel-título.  O filme apresenta alguns ótimos momentos, como a seqüência em que Bete assiste na TV a um show do 'Barão Vermelho' e, inesperadamente, se imagina no lugar de Cazuza, como uma 'popstar'.  Um outro bom momento é quando ela é fotografada pelo namorado num clima 'a la Marylin Monroe'.

Enfim, "Bete Balanço" é um filme que merece ser visto, principalmente pelos fãs de Cazuza e do Barão Vermelho.

CAA