Filmes por gênero

BOCCACCIO 70 (1962)

Boccaccio '70
imagem imagem imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Boccace 70 (França)
Kreivittären ansiotyö (Finlândia)
Doktor Antonio megkísérlése (Hungria)
Бокачо '70 (Bulgária)
Pais: Itália, França
Gênero: Comédia, Fantasia, Romance
Direção: Federico Fellini, Luchino Visconti, Vittorio De Sica, M. Monicelli
Roteiro: Federico Fellini, Mario Monicelli, Luchino Visconti e outros
Produção: Carlo Ponti, Tonino Cervi
Design Produção: Piero Zuffi, Elio Costanzi, M. Garbuglia, Piero Gherardi
Música Original: Nino Rota, Armando Trovajoli, Piero Umiliani
Fotografia: Otello Martelli, Giuseppe Rotunno, Armando Nannuzzi
Edição: Adriana Novelli, Mario Serandrei, Leo Cattozzo
Figurino: Piero Tosi, Piero Zuffi
Nota: 8.2
Filme Assistido em: 1963

Elenco

Germano Gilioli Renzo, em "Renzo e Luciana"
Marisa Solinas Luciana, em "Renzo e Luciana"
Suso Cecchi D'Amico em "Renzo e Luciana"
Anita Ekberg Anita, em "As tentações do Dr. Antônio"
Peppino De Filippo Dr. Antonio Mazzuolo, em "As tentações do Dr. Antônio"
Antonio Acqua Comendador La Pappa, em "As tentações do Dr. Antônio"
Silvio Bagolini Secretário do Monsenhor, em "As tentações do Dr. Antônio"
Donatella Della Nora Donatella, em "As tentações do Dr. Antônio"
Valerio Fioravanti Criança, em "As tentações do Dr. Antônio"
Giacomo Furia Operário, em "As tentações do Dr. Antônio"
Dante Maggio Capataz, em "As tentações do Dr. Antônio"
Franco Magno Secretário de La Pappa, em "As tentações do Dr. Antônio"
Mario Passante Sacristão, em "As tentações do Dr. Antônio"
Amerigo Santarelli Trabalhador, em "As tentações do Dr. Antônio"
Alberto Sorrentino Trabalhador, em "As tentações do Dr. Antônio"
Romy Schneider Pupe, em "O Trabalho"
Tomas Milian Conde Ottavio, em "O Trabalho"
Romolo Valli Advogado Zacchi, em "O Trabalho"
Amedeo Girardi em "O Trabalho"
Paolo Stoppa em "O Trabalho"
Sophia Loren Zoe, em "A Rifa"
Luigi Giuliani Gaetano, em "A Rifa"
Alfio Vita Cuspet, em "A Rifa"
Nando Angelini Homem com uma garrafa, em "A Rifa"

Indicações

Sindicato dos Jornalistas Críticos de Cinema, Itália

Prêmio Fita de Prata de Melhor Design de Produção (Mario Garbuglia)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

1º Episódio: Renzo e Luciana   (Mario Monicelli)
Renzo e Luciana trabalham numa Fábrica de Biscoitos, em Departamentos diferentes: enquanto ele passa o dia na rua fazendo entregas, ela é uma escriturária do setor de Contabilidade.  Namorados, escondem essa condição com receio de perderem seus empregos, já que a Empresa não permite a existência de casais em seus quadros.

Certo dia, os dois aproveitam a hora do almoço para se casarem numa pequena igreja, onde se acham presentes apenas familiares e dois ou três amigos.  Embora façam economia, pensando no futuro, seus salários não lhes permitem ter sua própria casa, de modo que o casal passa a morar no pequeno apartamento dos pais dela.  A situação fica mais preocupante, quando Luciana desconfia que se acha grávida, pois, fatalmente, seu estado será descoberto pela Empresa.

Num domingo, quando decidem passar o dia num parque aquático, Luciana encontra-se com seu chefe, que se mostra atraído por ela, tendo dificuldades de se livrar do mesmo. Na semana seguinte, ao descobrir que não se acha grávida, ela encontra-se com o marido, no ambiente de trabalho, conta-lhe a boa notícia e os dois se abraçam, felizes.  Tal cena é vista por seu chefe que, ato contínuo, providencia a demissão de Renzo.

Pensando que, se ela também for demitida, a indenização dos dois lhes permitirá a compra de uma pequeno imóvel num conjunto habitacional, Luciana decide abrir o jogo. Seu plano dá certo e, em pouco tempo, os dois conseguem a casa com que tanto sonhavam.  O único problema do casal é que, com seus novos empregos, quase não se vêem, pois Renzo passa a noite fora como guarda-noturno.

2º Episódio: As Tentações do Dr. Antonio   (Federico Fellini)
Em Roma, o Dr. Augusto Mazzuolo é um homem de meia-idade que vê o mal em tudo. À noite, costuma sair para flagrar casais de namorados aos beijos em seus carros, ocasião em que os chama de pecadores pervertidos.  No teatro de variedades, certa vez, tentou acabar o espetáculo à força, por achar que as vedetes estavam usando pouca roupa.

Quando instalam, próximo à sua casa, um gigantesco outdoor apresentando a bela e sensual atriz, Anita Ekberg, conclamando todos a beberem mais leite, ele o acha altamente ofensivo à moral, de modo que faz de tudo para que o mesmo seja dali removido, apelando inclusive para as autoridades.  Da janela de sua casa, entretanto, não se cansa de olhar para o tal cartaz através de um binóculo.

Ele se torna tão obsessivo em relação ao outdoor que, certo dia, ao passar pelo local, ouve uma voz chamando-o, ocasião em que vê aquela imensa figura ganhar vida e vir em sua direção.  De repente, ele se sente por ela apanhado e colocado sobre seu busto. Sua obsessão torna-se cada vez mais séria até que os bombeiros e uma ambulância são chamados para retirá-lo do alto do imenso outdoor.

3º Episódio: O Trabalho   (Luchino Visconti)
O conde Ottavio, um nobre empobrecido, é casado com a bela Pupe, austríaca, filha de um homem extremamente rico.  Aproveitando as gordas contas bancárias, mantidas pelo sogro, Ottavio leva uma vida de playboy envolvendo-se com várias mulheres.

Quando os tablóides publicam, em suas 1as páginas, fotografias dele em situações comprometedoras com diversas garotas de programa, ele se vê às voltas com um enorme escândalo.  Sua mulher desaparece, enquanto seu sogro bloqueia suas contas bancárias.  Preocupado, seu advogado convoca as três maiores autoridades em direito civil, de Milão, para discutirem a melhor solução de lidarem com o problema.

No dia seguinte, a condessa volta para casa e, ao ser perguntada por Ottavio onde se encontrava, entre outras coisas ela responde que estivera com várias das garotas de programa envolvidas no escândalo, tais como, Mirella e Lili, bem como, com a cafetina Imola.  Diz ainda que, com elas, soube que ele fora para a cama onze vezes, cada uma ao custo de 700.000 liras, 400.000 liras pagas à garota e 300.000 à cafetina.  Na ocasião, ela ainda comenta que, considerando o tempo de casados, ao peço de 400.000 liras por ele pago a cada garota de programa, ele lhe deve 600 milhões de liras.

À noite, Pupe informa ao marido que acaba de fazer uma aposta milionária com o pai, segundo a qual ela garante que vai conseguir um emprego.  Ainda não resolveu se será uma modelo ou se trabalhará num antiquário.  Entretanto, logo depois, quando ele a procura para ir para a cama, ela concorda desde que, adiantadamente, ele lhe pague 400.000 liras.  Enquanto Ottavio vai ao escritório pegar o talão de cheques, Pupe telefona para o pai para lhe dizer que ganhou a aposta, pois já conseguiu um emprego.

4º Episódio: A Rifa   (Vittorio De Sica)
Numa pequena cidade italiana, Zoe é uma bela e sensual mulher que tem um stand de tiro ao alvo num Parque de Diversões.  Não sendo rica, quando sua irmã fica grávida, ela tem a idéia de fazer uma rifa para ajudá-la nas despesas, na qual ela será o prêmio. Conhecida por seu corpo escultural, os homens do local brigam para conseguirem comprar o maior número de bilhetes possível.

No dia do sorteio, um grande número deles se reúne num Bar para acompanharem, pela televisão, o resultado da extração da Loteria.  Depois de uma longa espera, finalmente é sorteado o bilhete nº 68.  Nenhum dos presentes o possui.  Procurando o cunhado de Zoe, responsável pela venda dos bilhetes, tomam conhecimento que o vencedor foi Cuspet, sacristão da Paróquia local.

Eles vão à procura do felizardo e o encontram carregando um andor numa procissão que percorre as ruas da pequena cidade.  Começa, então, um verdadeiro leilão onde, cada um dá um preço pelo bilhete premiado.  Cuspet não aceita as ofertas recebidas e se dirige ao trailer onde Zoe vive.

Sem nunca ter tido um momento íntimo com uma mulher, o sacristão entra no trailer onde, tímido, não se aproxima daquele mulherão.  É quando Gaetano, um jovem apaixonado por Zoe, dá partida no veículo e se dirige em alta velocidade até uma praia deserta.  Os homens, que assistiam a tudo, seguem em carreata atrás do trailer.  Em seu interior, Zoe e Cuspet são jogados contra as paredes pelos solavancos do veículo em movimento.  Uma vez na praia, Zoe convence Cuspet a aceitar o dinheiro apurado na rifa e não ir para a cama com ela.  O ingênuo sacristão termina concordando com sua proposta, mas lhe pede um beijo a fim de que a marca de batom o livre de ser ridicularizado pelos homens que os seguiram.  Dessa forma, ele deixa o trailer e é levado como herói em carreata de volta à cidade.

imagem imagem imagem imagem imagem imagem

Comentários

Inspirado em quatro contos do clássico "Decameron", de Giulianno Boccaccio, que datam do século XII, "Boccaccio 70" reúne quatro grandes cineastas italianos, Mario Monicelli, Federico Fellini, Luchino Visconti e Vittorio De Sica, cada um responsável por um dos episódios do filme.

O trabalho, como um todo, é ótimo, apresentando momentos inesquecíveis, muito embora não possa afirmar que algum dos episódios esteja incluído entre as melhores obras de seu realizador.  Cada segmento tem a duração aproximada de 50 minutos e eu os classificaria na seguinte ordem: Em 1º lugar, viria "O Trabalho", de Visconti, seguido de "As Tentações do Dr. Antonio", de Fellini, "A Rifa", de De Sica, e finalmente, "Renzo e Luciana", de Monicelli.  Em 1963, quando assisti a esse filme pela primeira vez, só existiam os três episódios, já que o último havia sido cortado para reduzir o tempo de projeção.  Agora, ao revê-lo em DVD, pude conhecer o episódio dirigido por Monicelli.

Com uma bela trilha sonora, "Boccaccio 70" apresenta ainda magníficas atuações de Peppino De Filippo, Romy Schneider e Sophia Loren.  Anita Ekberg, que ganhou projeção internacional por seu trabalho em " A Doce Vida", aparece apenas por alguns minutos.  Na maior parte do episódio, ela é vista apenas no gigantesco outdoor.  Finalmente, estreando no cinema, Marisa Solinas nos brinda com um bom trabalho.

CAA