Filmes por gênero

BOÊMIO ENCANTADOR (1938)

Holiday
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: A irmã de minha noiva (Portugal)
Vacances (França)
Vivent les vacances (Bélgica)
Vivir para gozar (Espanha)
Incantesimo (Itália)
Die schwester der braut (Alemanha)
Free to live (UK)
En friare i societén (Suécia)
Levensproblemen (Holanda)
Праздник (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Comédia Romântica
Direção: George Cukor
Roteiro: Donald Ogden Stewart, Sidney Buchman
Produção: Everett Riskin
Música Original: Paul Mertz, Sidney Cutner
Música Não Original: Johann Strauss
Direção Musical: Morris Stoloff
Fotografia: Franz Planer
Edição: Al Clark, Otto Meyer
Direção de Arte: Stephen Goosson
Figurino: Robert Kalloch
Guarda-Roupa: Eugene Joseff
Efeitos Sonoros: Lodge Cunningham
Nota: 8.4
Filme Assistido em: 1945

Elenco

Cary Grant Johnny Case
Katharine Hepburn Linda Seton
Doris Nolan Julia Seton
Lew Ayres Edward 'Ned' Seton
Edward Everett Horton Prof. Nick Potter
Henry Kolker Edward Seton
Binnie Barnes Sra. Laura Cram
Jean Dixon Sra. Susan Elliott Potter
Henry Daniell Seton 'Dopey' Cram
Mitchell Harris Jennings
Bess Flowers Dorothy
Ann Doran Cozinheira
Hilda Plowright Marjorie
Charles Richman Thayer
Esther Peck Sra. Jennings
Matt McHugh Taxista

Indicações

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Direção de Arte (Stephen Goosson, Lionel Banks)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Durante umas férias em Lake Placid, Johnny Case conhece e se apaixona por Julia Seton.  De volta à Nova York, após passar pela casa de seus maiores amigos, o Prof. Nick Potter e sua mulher, Susan, ele a procura no endereço que ela lhe deu quando se conheceram.  Ao chegar lá, fica impressionado com o tamanho e o luxo do imóvel.  É quando toma conhecimento que Julia é filha do milionário Edward Seton.

Ao vê-lo, ela lhe diz que ainda não teve a oportunidade de falar com seu pai sobre a intenção deles se casarem o mais breve possível.  Na ocasião, Johnny conhece Linda, a irmã mais velha de Julia, bem como, Ned, seu irmão.  Linda é considerada a ovelha negra da família, por não se curvar diante da forma como o pai decide a vida de todos.  Já Ned, prefere se afogar na bebida a bater de frente com o pai.  Julia é, portanto, a única submissa aos desejos e decisões do pai.

Ao encontrá-lo na igreja, ela lhe fala sobre Johnny e sobre sua intenção de se casar com ele.  Ao saber que ele trabalha para o Grupo Sloan & Hobson, o Sr. Seton obtém as melhores informações sobre ele, considerado um jovem brilhante.  Horas mais tarde, ao conhecê-lo, oferece-lhe um ótimo emprego em um de seus Bancos e concorda em anunciar o noivado da filha durante a festa que oferecerá em sua mansão na noite de comemoração do Ano Novo.

Chegada a hora da festa do reveillon, o Sr. Seton e Julia começam a receber os convidados, enquanto Linda permanece em seus aposentos, no 4º andar da mansão.  O Prof. Nick Potter e sua mulher, a convite de Johnny, chegam para a festa mas, perdidos naquele casarão, terminam pegando o elevador e chegando aos aposentos de Linda.  Esta, reconhece Susan, da Universidade, e os convida para se sentarem.  Logo a seguir, Ned também chega e, em pouco tempo, os quatro se divertem a valer.

Preocupada com a ausência da irmã, Julia pede a Johnny que vá chamar Linda pois, à meia-noite, seu pai vai anunciar o noivado.  Ao chegar aos aposentos de Linda, Johnny a encontra com seus melhores amigos e termina ficando com eles.  Algum tempo depois, o Sr. Seton e Julia chegam à procura deles.  Linda se nega a descer com o pai.

Na hora estabelecida, o Sr. Seton anuncia o noivado da filha.  Pouco depois, ao se sentir pressionado pelo futuro sogro, Johnny deixa a mansão.  Ao descer para abraçar a irmã, Linda toma conhecimento do ocorrido.

Na manhã seguinte, Linda procura os Potters para ter notícias de Johnny, sendo informada que ele viajou para melhor refletir sobre a situação, devendo retornar dentro de algumas horas.  Na ocasião, Susan diz que ela e o marido estarão viajando naquela noite para Paris, a serviço da Universidade.  O professor complementa, dizendo que Johnny vai tentar convencer Julia a viajarem com eles no mesmo navio.

Ao retornar, Johnny vai à casa da noiva, onde diz ao Sr. Seton que decidiu aceitar o emprego no Banco, embora tenha seus próprios planos para o futuro.  Em poucos minutos, seu futuro sogro define como e onde o casal deverá passar a lua-de-mel, bem como, onde deverão morar ao regressarem da viagem.  Ao sentir que as decisões sobre sua vida estão e com certeza continuarão a ser decididas pelo sogro, Johnny diz à Julia que ela precisa romper com essa ligação doentia, a fim de poderem tocar suas vidas com independência.  Propõe, em seguida, que os dois se casem imediatamente e viajem para Paris no navio que estará zarpando de Nova York naquela noite.  Julia não aceita a proposta e lhe pede para que tudo seja feito como exposto pelo pai.  Dizendo-lhe que ama muito sua liberdade, ele pede desculpas e se despede de todos.

Linda tenta fazer com que a irmã mude de idéia mas, não o conseguindo, informa à família que ela está indo ao encontro de Johnny.  À noite, o Prof. Potter e sua mulher encontram-se com Johnny no navio e, pouco depois, os três dão de cara com Linda.

imagem

Comentários

Baseado na peça de teatro da Broadway, de Philip Barry, "Boêmio Encantador" é uma sofisticada e espirituosa comédia romântica.  Realizada pelo grande cineasta George Cukor, traz em seu bojo uma importante lição sobre quão importante é a vida, além de fazer uma certa crítica à hipocrisia burguesa.

Como sempre, Cukor apresenta um ótimo trabalho de direção.  O roteiro, assinado por Donald Ogden Stewart e Sidney Buchman, é marcado por diálogos inteligentes.  A fotografia em preto-e-branco de Franz Planer é um outro ponto de destaque.

No elenco, Katharine Hepburn e Cary Grant estão maravilhosos, demonstrando mais uma vez a excelente química existente entre eles.  Nesse mesmo ano de 1938, essa magnífica dupla já havia atuado em "Levada da Breca", outra deliciosa comédia.  Entre os atores coadjuvantes, merecem ser citados Lew Ayres, Edward Everett Horton e Jean Dixon.  Doris Nolan, no papel de Julia, não está nos seus melhores dias.
 
CAA