Filmes por gênero

BUTCH CASSIDY (1969)

Butch Cassidy and the Sundance Kid
imagem imagem imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Dois homens e um destino (Portugal)
Butch Cassidy et le Kid (França, Canadá)
Dos hombres y un destino (Espanha)
Zwei banditen (Austria, Alemanha)
Butch Cassidy och Sundance Kid (Suécia)
Butch Cassidy and the Kid (Dinamarca)
Butch Cassidy és a Sundance kölyök (Hungria)
Butch ja Kid - Auringonlaskun ratsastajat (Finlândia)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Faroeste, Biográfico
Direção: George Roy Hill
Roteiro: William Goldman
Produção: John Foreman
Música Original: Burt Bacharach
Direção Musical: Burt Bacharach
Fotografia: Conrad Hall
Edição: John Howard, Richard Meyer
Direção de Arte: Jack Martin Smith, Philip Jefferies
Figurino: Edith Head
Guarda-Roupa: Diana Wilson
Maquiagem: Daniel C. Striepeke
Efeitos Sonoros: David Dockendorf, William Edmondson
Efeitos Visuais: L. B. Abbott, Art Cruickshank
Nota: 9.2
Filme Assistido em: 1970

Elenco

Paul Newman Butch Cassidy
Robert Redford Sundance Kid
Katharine Ross Etta Place
Strother Martin Percy Garris
Jeff Corey Xerife Ray Bledsoe
George Furth Woodcock
Cloris Leachman Agnes
Ted Cassidy Harvey Logan
Kenneth Mars Xerife
Donnelly Rhodes Macon
Jody Gilbert Passageira do trem da Union Pacific
Timothy Scott Carver
Don Keefer Bombeiro do trem
Charles Dierkop Curry
Pancho Córdova Gerente do Banco
Nelson Olmsted Fotógrafo
Paul Bryar Jogador de cartas
Sam Elliott Jogador de cartas
José Chávez Policial boliviano
Eric Sinclair Vendedor da Tiffany
Henry Jones Vendedor de bicicletas
Charles Akins Caixa do Banco
Rico Cattani Guarda do Banco

Prêmios

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Fotografia (Conrad L. Hall)

Oscar de Melhor Roteiro Original (William Goldman)

Oscar de Melhor Canção Original (Burt Bacharach, Hal David)

Oscar de Melhor Trilha Sonora (Burt Bacharach)

Academia Britânica de Cinema e Televisão, Inglaterra

Prêmio de Melhor Filme

Prêmio de Melhor Fotografia (Conrad L. Hall )

Prêmio de Melhor Edição (John C. Howard, Richard C. Meyer)

Prêmio de Melhor Roteiro (William Goldman)

Prêmio de Melhor Trilha Sonora (Don Hall, Bill Edmondson, David Dockendorf )

Prêmio de Melhor Direção (George Roy Hill)

Prêmio Anthony Asquith de Melhor Música (Burt Bacharach)

Prêmio de Melhor Ator (Robert Redford)

Prêmio de Melhor Atriz (Katharine Ross)

Prêmios Globo de Ouro, EUA

Prêmio de Melhor Trilha Sonora (Burt Bacharach )

Grêmio dos Roteiristas da América

Prêmio de Melhor Drama escrito diretamente para o cinema (William Goldman)

Prêmios Grammy, EUA

Grammy de Melhor Trilha Sonora para Mídia Visual (Burt Bacharach)

Prêmios Laurel, USA

Prêmio Laurel de Ouro de Melhor Filme de Ação - Drama

Indicações

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Filme (John Foreman)

Oscar de Melhor Direção (George Roy Hill)

Oscar de Melhores Efeitos Sonoros (Bill Edmondson, David Dockendorf)

Academia Britânica de Cinema e Televisão, Inglaterra

Prêmio de Melhor Ator (Paul Newman)

Prêmios Globo de Ouro, EUA

Prêmio de Melhor Filme - Drama

Prêmio de Melhor Canção Original (Burt Bacharach, Hal David)

Prêmio de Melhor Roteiro (William Goldman)

Grêmio dos Diretores da América

Prêmio por Direção Excepcional (George Roy Hill)

Sociedade Nacional dos Críticos de Cinema dos Estados Unidos

Prêmio de Melhor Ator (Robert Redford)

Prêmios Laurel, USA

Prêmio Laurel de Ouro de Melhor Ator em um Filme de Ação (Paul Newman)

Prêmio Laurel de Ouro de Melhor Ator em um Filme de Ação (Robert Redford)

Prêmio Laurel de Ouro de Melhor Fotografia a Cores (Conrad L. Hall)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Durante um jogo de cartas no Macon's Saloon, Sundance ganha de todos seus adversários. Ao final, o Sr. Macon o acusa de estar trapaceando e exige que ele deixe seu estabelecimento sem levar o dinheiro por ele ganho.  Sundance insiste que jogou honestamente durante todo o tempo.  O Sr. Macon não aceita sua colocação e ameaça puxar sua arma.  Nesse momento, Butch chega ao local e diz a Sundance que infelizmente não vai poder ajudá-lo.  Ao ouvir o nome "Sundance", conhecido como o mais rápido gatilho do Oeste, o Sr. Macon recua e pede desculpas pelo incidente.

Os dois amigos lideram o Bando Buraco na Parede, onde Butch é a cabeça-pensante, enquanto Sundance é o mais rápido no gatilho.  De volta ao seu esconderijo, no Wyoming, Butch demonstra seu interesse em se mudar para a Bolívia onde, segundo ele, está correndo bastante dinheiro nas atividades de exploração de minas de ouro, prata e estanho.

Uma vez no esconderijo, ele é desafiado por Harvey Logan, um de seus homens, quando este lhe diz ser ele agora o novo chefe do Bando.  Uma luta se dá entre os dois, terminando com a vitória de Butch.  Em seguida, sob sua liderança, o bando assalta o trem expresso da Ferrovia Union Pacific.  O xerife de uma cidade próxima tenta reunir um grupo de voluntários para perseguir os assaltantes, mas não consegue o apoio de que precisa.

Enquanto isso, num bordel, Butch e Sundance conversam enquanto bebem algumas cervejas.  Em seguida, Sundance vai à casa de sua namorada, a bela professora de 26 anos, Etta Place.  Por outro lado, Butch se interessa por uma bicicleta, quando um vendedor chega ao local anunciando o mais novo meio de transporte.

Na manhã seguinte, Butch chega à casa de Etta com sua nova bicicleta e a convida para darem uma volta juntos.  Etta senta-se no guidão e os dois passeiam pelas redondezas, ocasião em que ela comenta que eles poderiam estar afetivamente envolvidos se ela não tivesse conhecido Sundance antes.

Butch e Sundance reúnem-se ao bando e assaltam, pela segunda vez, o expresso da Union Pacific.  O presidente da ferrovia, preocupado com a possibilidade de um novo assalto, havia enviado uma outra locomotiva puxando apenas um vagão fechado com alguns homens e seus respectivos cavalos.  Assim, logo após ocorrer a explosão do cofre que transportava o dinheiro, o tal vagão chega ao local, obrigando Butch e seu bando a fugirem, sendo perseguidos pelos homens armados contratados pela ferrovia.  Alguns homens do bando são mortos enquanto os outros se dispersam.  Butch e Sundance continuam juntos.

Em sua fuga, eles percebem que estão sendo caçados pelo mais competente e durão xerife do Oeste, o qual conta com a ajuda de Lord Baltimore, o índio mais famoso em seguir trilhas deixadas por fugitivos.  Depois de algum tempo, os dois se vêem encurralados numa região rochosa.  Para tentarem sair vivos dali, só lhes resta saltar de uma grande altura no rio que passa lá embaixo num desfiladeiro.  E é exatamente isso o que eles fazem, conseguindo chegar à casa de Etta.  Lá, ela lhes mostra um jornal que anuncia suas mortes.  Os dois decidem, então, recomeçar suas atividades na Bolívia, para onde viajam em companhia da jovem.

Uma vez naquele país sul-americano, instalam-se num hotel da pequena cidade de Santa Inés.  Em relativo pouco tempo, a dupla realiza dois roubos a bancos, passando a ser procurados pelas autoridades bolivianas.  Os jornais publicam seus retratos falados.  Em suas fugas, Butch e Sundance chegam a uma mina de ouro, onde são contratados como guardas de segurança para protegerem os carregamentos de dinheiro relativos à folha de pagamento, entre La Paz e a mina.  Em sua primeira missão, são emboscados por bandidos bolivianos e, por pouco, não morrem.

Ao se encontrarem com Etta, esta lhes sugere que mudem de vida, comprando, por exemplo, uma fazenda ou mesmo um rancho, sugestão não aceita por eles.  Dizendo-lhes que não deseja vê-los mortos, ela decide retornar sozinha aos Estados Unidos.

Os dois amigos continuam a roubar até que um dia, quando se sentam num restaurante de uma pequena cidade boliviana, são reconhecidos por um jovem que procura as autoridades policiais.  Pouco tempo depois, um regimento de cavalaria, com dezenas de soldados, os cerca e os mata.

imagem imagem imagem

Comentários

Baseado na vida real de dois lendários assaltantes que viveram no final do século XIX, "Butch Cassidy" é um cativante faroeste.  Realizado pelo cineasta George Roy Hill, o filme apresenta uma ótima história, diálogos inteligentes, um bom ritmo, uma excelente fotografia, alguns momentos de humor e magníficas atuações dos dois principais líderes.

A direção de Roy Hill é consistentemente de alto nível.  O carisma e a presença de cena de Paul Newman e Robert Redford, além da forma como os dois interagem, sem dúvida alguma contribuem para o sucesso obtido pelo filme.

Apesar de suas grandes qualidades, acredito ter esse faroeste sido supervalorizado por ingleses e americanos.  A Academia Britânica de Cinema e Televisão concedeu-lhe nada menos que nove prêmios, inclusive os de melhor filme, melhor direção e melhor roteiro, além de uma décima indicação.  Por outro lado, a Academia de Hollywood o agraciou com quatro Oscars, além de tê-lo indicado a mais outros três prêmios.  O que mais me chama a atenção, além do fato de ter recebido um Oscar, é a música "Raindrops Keep Fallin' On My Head", composta por Burt Bacharah em 1969, ter sido usada em um filme que se passa no final do século XIX.  Ao contrário, a introdução de uma bicicleta é interessante pois, além de dar um toque de humor, esse meio de transporte foi levado da Europa para os Estados Unidos exatamente na última década do referido século.

CAA