Filmes por gênero

CÁLCULO MORTAL (2002)

Murder by numbers
imagem imagem imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Crimes calculados (Portugal)
Calculs meurtriers (França)
Asesinato... 1-2-3 (Espanha)
Formula per un delitto (Itália)
Mord nach Plan (Alemanha)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Suspense, Crime
Direção: Barbet Schroeder
Roteiro: Tony Gayton
Produção: Richard Crystal, Susan Hoffman, Barbet Schroeder
Design Produção: Stuart Wurtzel
Música Original: Clint Mansell
Fotografia: Luciano Tovoli
Edição: Lee Percy
Direção de Arte: Tom Valentine
Figurino: Carol Oditz
Guarda-Roupa: Linda Matthews, Joel Voorhies, Terry Anderson e outros
Maquiagem: Pamela Westmore, Valli O'Reilly, Kathleen Freeman
Efeitos Sonoros: Ron Bochar, Nicholas Renbeck e outros
Efeitos Especiais: Scott Patton, Marc Banich e outros
Efeitos Visuais: Craig Barron, Charles Gibson, David Sosalla e outros
Nota: 6.4
Filme Assistido em: 2003

Elenco

Sandra Bullock Cassie Mayweather
Ben Chaplin Sam Kennedy
Ryan Gosling Richard Haywood
Michael Pitt Justin Pendleton
Agnes Bruckner Lisa Mills
Chris Penn Ray
R. D. Call Capitão Rod Cody
Tom Verica Al Swanson
Janni Brenn Elder
John Vickery Gerente do Restaurante
Krista Carpenter Olivia Lake
Jim Jansen Advogado
Sharon Madden Enfermeira
Nancy Osborne Mãe de Richard
Christine Healy Mãe de Justin
Adilah Barnes Técnico do Laboratório
Nick Offerman Policial
Todd Leatherbury Policial
Dennis Cockrum Investigador criminal
Eric Saiet Investigador criminal
John Doolittle Técnico em impressões digitais

Indicações

Prêmios para Jovens Artistas, EUA

Prêmio de Melhor Atriz Jovem (Agnes Bruckner)

Sinopse

Na pequena cidade de San Benito, na Califórnia, o corpo de uma jovem é encontrado numa vala perto de um rio.  Cassie Mayweather, a experiente detetive especialista em assassinatos e cenas de crime, é designada para o caso juntamente com seu novo parceiro, Sam Kennedy.
Ambos analisam pistas que parecem indicar apenas mais um ato de violência, porém Cassie tem a sensação de que existe mais por trás desse assassinato do que os olhos podem ver.  Algo neste caso a remete ao seu passado.

Cassie se empenha de corpo e alma na solução do mistério, concentrando-se na análise das provas, e traça um retrato meticuloso do assassino a partir das poucas pistas deixadas na cena do crime.  Seu parceiro Sam é esperto e diligente, e sua paciência e bondade inerentes complementam a inteligência aguçada e a perspicácia de Cassie.  Ele parece feliz em ter uma mentora brilhante como ela e pretende reverter o problemático histórico da moça com seus parceiros.

As pistas conduzem os dois detetives a um rapaz chamado Richard Haywood e um par de botas que ele afirma ter sido roubado de seu armário, que pode ter sido usado pelo assassino no local do crime. Richard se dispõe a colaborar e possui um álibi incontestável.  Cassie desconfia que há mais coisas por trás da história de Richard, escondidas sob sua aparente tranqüilidade.

Após conhecerem Richard, Cassie e Sam passam a olhar as provas de duas formas distintas. Sam continua a pintar um retrato formado pelos elementos deixados pelo criminoso.  Cassie, ao contrário do que lhe é característico, parece mergulhar em intuições, premonições e fantasmas do passado.  Ela mistura todos esses elementos numa teoria perturbadora, segundo a qual Richard Haywood e seu amigo secreto, Justin Pendleton se uniram para cometer o crime perfeito.  Sua crença na teoria a afasta de Sam e acaba por ameaçar sua autoridade no trabalho.

Richard e Justin têm personalidades totalmente diversas. Justin é romântico, complexado, e vive no mundo de Rimbaud e Nietzche, solitário e isolado em seu brilhantismo. Richard, por sua vez, é um sedutor cínico, charmoso e manipulador, que usa sua aparência e inteligência para brincar com as emoções das pessoas, só por diversão.  É um psicólogo nato, assim como a maioria dos sociopatas.

Por mais diferentes que Justin, o tímido, e Richard, o sedutor, possam parecer, no fundo têm muito em comum.  Eles estabelecem uma amizade secreta e ao longo de meses partilham segredos e fantasias.  Este é sem dúvida o relacionamento mais profundo que qualquer um deles já teve com alguém, e eles então traçam um plano que irá garantir a total lealdade de um ao outro, através de uma experiência que poucos viveram: "Vamos cometer o crime perfeito!".  Talvez tenha começado como brincadeira, mas se transformou num desafio.  Ao menos essa é a teoria de Cassie, proveniente de seu passado e de seu talento como uma profissional brilhante.

Solucionar este "crime perfeito" obriga Cassie Mayweather a enfrentar e a se libertar do passado tormentoso que enterrou muito tempo atrás.

imagem imagem imagem

Comentários

A despeito de seu complicado e, às vezes, confuso enredo, "Cálculo Mortal" é um filme digno de ser visto, principalmente pelo suspense existente e pela atuação do jovem Ryan Gosling.

Sandra Bullock interpreta uma detetive talentosa que guarda um misterioso segredo.  Se o roteiro tivesse deixado de lado essa parte que diz respeito ao passado do personagem vivido por Bullock, e se concentrado na idéia dos dois jovens em torno do planejamento do crime perfeito, com certeza teríamos um grande filme.  Por outro lado, Bullock e Chaplin não conseguem ter uma boa química entre eles.

Mesmo assim, o diretor Barbet Schroeder consegue, com várias reviravoltas, estabelecer o perfil psicológico dos dois jovens criminosos.
 
CAA