Filmes por gênero

UM PUNHADO DE BRAVOS (1945)

Objective, Burma!
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Objectivo Burma (Portugal)
Aventures en Birmanie (França, Bélgica)
Obiettivo, Burma (Itália)
Objetivo: Birmania (Espanha)
Aventuras en Birmania (Argentina, México)
Revansch i Burma (Suécia)
Operacja Birma (Polônia)
Strijd in de Burma jungle (Holanda)
Цель - Бирма! (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: 2ª Guerra Mundial
Direção: Raoul Walsh
Roteiro: Ranald MacDougall, Lester Cole
Produção: Jerry Wald
Música Original: Franz Waxman
Direção Musical: Leo F. Forbstein
Fotografia: James Wong Howe
Edição: George Amy
Direção de Arte: Ted Smith
Maquiagem: Perc Westmore
Efeitos Sonoros: C.A. Riggs
Efeitos Especiais: Edwin B. DuPar
Nota: 8.3
Filme Assistido em: 1953

Elenco

Errol Flynn Capitão Chuck Nelson
James Brown Sargento Treacy
William Prince Tenente Sid Jacobs
George Tobias Cabo Gabby Gordon
Henry Hull Mark Williams
Warner Anderson Coronel J. Carter
John Alvin Hogan
Mark Stevens Tenente Barker
Richard Erdman Soldado Nebraska Hooper
William Hudson Fred Hollis
Lester Matthews Major britânico Fitzpatrick
Erville Alderson General Joseph W. Stilwell
Joel Allen Cabo Brophy
Rodd Redwing Sargento Chattu
John Whitney Negulesco
Hugh Beaumont Capitão Hennessey
Frank Tang Capitão Li
Carlyle Blackwell Jr. Tenente Barker
Bernard Sell Piloto
Elmer Ellingwood Paraquedista
Shep Houghton Paraquedista
Pete Kooy Paraquedista
Harlan Miller Paraquedista
Raul Singh Padre

Indicações

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor História e Roteiro (Alvah Bessie)

Oscar de Melhor Edição (George Amy )

Oscar de Melhor Trilha Sonora de uma Comédia ou Drama (Franz Waxman)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Antes de começar um esforço combinado dos aliados para recapturar a Birmânia, uma estação de radar escondida na selva birmanesa deve ser destruída. O Capitão Chuck Nelson é o responsável por essa operação, auxiliado pelo Tenente Sid Jacobs e por dois guias de Gurkha. Uma companhia de paraquedistas deverá saltar na selva, destruir a estação de radar e avançar até uma pista de pouso abandonada, onde todos serão resgatados. O repórter de meia-idade, Mark Williams, acompanhará os homens, embora ele acredite que sua idade seja um complicador. Na manhã seguinte, os homens saltam na selva, localizam a estação e a destroem, mas, a essa altura, os japoneses já estão a par da presença inimiga, tornando a fuga mais difícil.

Os homens chegam à pista de pouso abandonada, mas uma patrulha japonesa impede o pouso de um avião de resgate. Pelo rádio, o Capitão Nelson combina para que seus homens sejam resgatados, dois dias depois, em outra pista de pouso. Os homens são, então, divididos em dois grupos, um liderado por Nelson e o outro pelo tenente Jacobs. Quando o grupo de Nelson atinge o ponto de encontro, um avião lança suprimentos e informa que todos os campos de pouso nas proximidades foram capturados pelos japoneses. Tal fato significa que os homens liderados por Nelson terão que seguir a pé, através da selva, até a fronteira. Por outro lado, dois homens gravemente feridos, do grupo de Jacobs, chegam e informam que seus demais companheiros foram capturados pelos japoneses.

O Capitão Nelson e os demais homens sob seu comando continuam sua jornada perseguidos pelos japoneses. Eles chegam a um vilarejo birmanês, onde encontram os corpos dos outros soldados americanos torturados e mutilados. O Tenente Jacobs, que ainda se encontra vivo e com muita dor, implora a Nelson que o mate, mas morre antes do capitão ser forçado a fazê-lo.  Pouco depois, após lutarem contra um ataque japonês, os sobreviventes marcham em direção ao interior birmanês. Surpreendidos por uma emboscada inimiga, eles têm seu rádio destruído e são obrigados a prosseguir sem poderem fazer contato com seus superiores e sem receberem novos suprimentos. O grupo é dado como perdido ou morto, mas consegue chegar ao destino no meio da selva.

Embora não tenham a menor ideia dos motivos que levaram seus superiores a fazerem com que eles tivessem ido para aquele local, os soldados preparam trincheiras e esperam. Durante a noite, um exausto Mark Williams morre. Na manhã seguinte, quando um avião americano surge nos céus, o Capitão Nelson consegue se comunicar com ele, contando com a ajuda de um espelho, e novos suprimentos são lançados para os famintos soldados. Finalmente, tendo realizado a sua missão de distrair os japoneses para que as tropas aliadas dessem início à invasão birmanesa, os remanescentes onze soldados comandados pelo Capitão Nelson são levados de volta para sua Base.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Raoul Walsh, a partir de um roteiro escrito por Ranald MacDougall e Lester Cole, “Um Punhado de Bravos” é um ótimo filme sobre a 2ª Guerra Mundial produzido pela Warner Brothers em 1945. Sua trama, baseada numa história de Alvah Bessie, é marcada por uma excelente sequência de cenas de ação.

A direção de Walsh é consistentemente boa, apresentando um ótimo ritmo do início ao fim. Merecem ainda destaques a excelente fotografia a cargo de James Wong Howe, e a bela trilha sonora assinada por Franz Waxman.

No elenco, embora mais conhecido por seus filmes de capa e espada, Errol Flynn é o maior destaque com uma atuação bastante convincente,

CAA