Filmes por gênero

CARAMURU - A Invenção do Brasil (2001)

imagem imagem imagem

Ficha Técnica

Pais: Brasil
Gênero: Comédia
Direção: Guel Arraes
Roteiro: Jorge Furtado, Guel Arraes
Produção: Guel Arraes
Design Produção: Luciane Nicolino
Música Original: Lenine
Direção Musical: Lenine
Fotografia: Félix Monti
Edição: Paulo Henrique Farias
Direção de Arte: Lia Renha
Figurino: Cao Albuquerque
Guarda-Roupa: António Medeiros, Mauricio Carneiro, Solange Soares
Maquiagem: Marlene Moura
Efeitos Sonoros: Rainer Ouzonof, Alexandre Reis, David Miranda
Efeitos Especiais: Gerald Köhler
Efeitos Visuais: Orlando Merola
Nota: 7.0
Filme Assistido em: 2002

Elenco

Selton Mello Diogo Álvares, o Caramuru
Camila Pitanga Paraguaçu
Deborah Secco Moema
Tonico Pereira Cacique Itaparica
Débora Bloch Isabelle
Luís Mello Vasco de Athayde
Pedro Paulo Rangel Dom Jayme
Diogo Vilela Heitor
Marco Nanini Narrador

Sinopse

O filme tem como ponto central a história de Diogo Álvares, artista português, pintor talentoso, responsável por uma das lendas que povoam a mitologia brasileira - a do Caramuru. Antes, porém, Diogo é responsável por uma confusão envolvendo os mapas que seriam usados nas viagens de Pedro Álvares Cabral.

Contratado por Dom Jayme, o cartógrafo do rei, para ilustrar o precioso documento, ele acaba sendo joguete de uma francesa, Isabelle, que vive na corte em busca de ouro, poder e bons relacionamentos. Ela rouba-lhe o mapa e o artista é deportado. Na viagem, Diogo conhece Heitor, um degredado cult, quase precursor do que hoje em dia se conhece como mochileiro. Como muitas caravelas que se arriscavam, a de Vasco de Atahyde naufraga. Mas Diogo consegue chegar ao Brasil onde é capturado e levado para ser devorado festivamente.

Paraguaçu, filha do cacique Itaparica, apaixona-se por Diogo, que acaba se impondo ao encontrar pólvora e algumas armas.  Ao disparar um tiro, salva sua vida e ganha o apelido de Caramuru, o Filho do Trovão.  Diogo casa-se com Paraguaçu e, depois, com sua irmã mais jovem, Moema, passando a ter uma vida de rei, já que os três passam a viver em perfeita harmonia sob os olhares do cacique Itaparica.

Mais tarde,  Diogo volta à Portugal para ser "condecorado".   Apaixonadas, Paraguaçú e Moema mergulham no mar atrás da caravela, mas só Paraguaçu chega à embarcação. Ela e Diogo continuam sua história de amor, com todos os impactos da cultura européia na vida de uma linda índia.

De volta à Bahia, reúnem-se novamente à Moema e Diogo chega a liderar os índios tupinambás.

imagem imagem imagem

Comentários

"Caramuru - A Invenção do Brasil" é uma deliciosa comédia para descontrair e rir.  Com um roteiro bem construído, repleto de diálogos inteligentes, o filme mantém o espectador interessado até o fim, a despeito do seu ritmo cair um pouco em sua fase final.

Muito bem dirigido por Guel Arraes, "Caramuru" conta ainda com a magnífica atuação de Selton Mello, maior destaque do seu elenco, seguido por Tonico Pereira, Débora Bloch e Luís Mello.

O filme apresenta uma produção bem acabada, uma boa fotografia e uma agradável trilha sonora.

 

CAA