Filmes por gênero

CARAVANA DE OURO (1940)

Virginia City
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Duas causas (Portugal)
La caravane héroïque (França)
Carovana d'eroi (Itália)
Oro, amor y sangre (Espanha)
Hermanos contra hermanos (Argentina)
La caravana de la muerte (México)
Goldschmuggel nach Virginia (Alemanha)
Västerns musketörer (Suécia)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Faroeste
Direção: Michael Curtiz
Roteiro: Robert Buckner
Produção: Hal B. Wallis, Robert Fellows
Música Original: Max Steiner
Direção Musical: Leo F. Forbstein
Fotografia: Sol Polito
Edição: George Amy
Direção de Arte: Robert M. Haas, Ted Smith
Figurino: Orry-Kelly
Maquiagem: Perc Westmore
Efeitos Sonoros: Oliver S. Garretson, Francis J. Scheid
Efeitos Especiais: Hans F. Koenekamp, Byron Haskin
Nota: 7.6
Filme Assistido em: 1946

Elenco

Errol Flynn Capitão Kerry Bradford
Miriam Hopkins Julia Hayne
Randolph Scott Capitão Vance Irby
Humphrey Bogart John Murrell
Frank McHugh Sr. Upjohn
Alan Hale Olaf Swenson 'Moose'
John Litel Thomas A. Marshall
Douglass Dumbrille Major Drewery
Moroni Olsen Dr. Rob Cameron
Russell Hicks John Arimistead
Ward Bond Sargento
Frank Wilcox Soldado da União
Trevor Bardette Homem fanático pela União
Dickie Jones Cobby Gill
Charles Halton Ralston, Banqueiro
Roy Gordon Major-General Taylor
Thurston Hall General Meade
Eddie Parker Tenente
Victor Kilian Abraham Lincoln
Charles Middleton Jefferson Davis
Russell Simpson Frank Gaylord
Wilfred Lucas Sulista
Guinn Williams Marblehead
Henry Hall Oficial da União
Howard C. Hickman General Page
Max Hoffman Jr. Sargento da União
Shirley Mills Garota sulista
Wedgwood Nowell Oficial Promotor

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Em setembro de 1864, numa prisão de Richmond, o Capitão Vance Irby apanha o Capitão Kerry Bradford, Moose e Marblehead cavando um túnel.  Julia Hayne visita Vance e lhe fala sobre ouro em Virginia City.  Vance comunica ao Presidente Jefferson Davis seu plano para trazê-lo para o Texas.  Kerry, Moose e Marblehead escapam da prisão.

O fora-da-lei John Murrell, por motivos puramente mercenários, também está de olho no ouro de Virginia City.  Quando ele tenta um roubo, é impedido por Kerry.  Julia agradece e Murrell escapa.  Kerry diz a Julia que está apaixonado por ela.

Vance supervisiona o carregamento de ouro.  Kerry diz ao General Meade que vai tentar evitar que o carregamento de US$ 5.000.000 da União chegue ao Sul.  No Sazerac Saloon, Kerry assiste Julia cantar e dançar.  Depois, ele vê Vance dizer à Julia que ele é um espião da União.  Vance oferece US$ 10.000 a Murrell para que ele ataque a Guarnição local.

Vance parte com o carregamento de ouro enquanto Julia diz a Kerry que sente muito pelo ocorrido.  Vance paga Murrell com ouro.  Vance divide o trem em dois segmentos, um contendo o ouro e o outro  totalmente vazio.  O Major Drewery, a quem Kerry se reporta, segue a trilha e encontra quatro vagões totalmente vazios.  Kerry sai em perseguição aos outros vagões.

Kerry observa Murrell e seu bando atacarem os vagões de Vance.  Kerry e seus homens saem em socorro a Vance, que é atingido, e Murrell bate em retirada.  Kerry usa dinamite para enterrar o ouro.  Quando Murrell ataca novamente, o Major Drewery chega com a cavalaria e os afugenta.  No tiroteio, Murrell é morto.

Quando Kerry diz ao Major Drewery que não há mais ouro, é preso.  Uma corte marcial o condena por traição.  Kerry diz que Vance queria o ouro para ajudar aos sulistas.  Kerry é sentenciado à morte.  Julia apela ao Presidente Lincoln, que decide pela não execução de Kerry.

imagem

Comentários

"Caravana de Ouro" é um bom western, onde Michael Curtiz prova, mais uma vez, porque é considerado um dos melhores diretores de Hollywood.  Ele consegue reunir elementos os mais distintos - romance, ação, guerra e humor - num drama inteligente e coeso.

As cenas de ação são de primeira linha e um bom ritmo é mantido do início ao fim.  O filme apresenta ótimos momentos, como a caçada final através do deserto.

Com uma bela trilha sonora, assinada por Max Steiner, "Caravana de Ouro" conta ainda com um elenco de grandes nomes, como Errol Flynn, Randolph Scott, Humphrey Bogart e Miriam Hopkins.  Entre os atores coadjuvantes, estão Guinn Williams, Alan Hale, John Litel e Moroni Olsen, todos veteranos do gênero western.

Enfim, "Caravana de Ouro" mostra como o dinheiro é importante no financiamento de uma guerra, bem como, os esforços feitos por Lincoln e outros para evitar uma onda de vingança e permitir a reconciliação pós guerra.
 
CAA