Filmes por gênero

A FILHA DE NETUNO (1949)

Neptune's daughter
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: A rainha das Sereias (Portugal)
La fille de Neptune (França)
La hija de Neptuno (Espanha, México)
Neptuns tochter (Alemanha, Austria)
La figlia di Nettuno (Itália)
Neptuns datter (Dinamarca)
Córka Neptuna (Polônia)
Neptuns dotter (Suécia)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Comédia Musical
Direção: Edward Buzzell
Roteiro: Dorothy Kingsley
Produção: Jack Cummings
Direção Musical: George E. Stoll
Fotografia: Charles Rosher
Edição: Cotton Warburton
Direção de Arte: Cedric Gibbons, Edward Carfagno
Figurino: Irene
Maquiagem: Jack Dawn
Efeitos Sonoros: Douglas Shearer
Nota: 8.1
Filme Assistido em: 1950

Elenco

Esther Williams Eve Barrett
Red Skelton Jack Spratt
Ricardo Montalban José O'Rourke
Betty Garrett Betty Barret
Keenan Wynn Joe Backett
Ted de Corsia Lukie Luzette
Mike Mazurki Mac Mozolla
Mel Blanc Pancho
George Mann Wrangler
Theresa Harris Matilda
Xavier Cugat Ele próprio
Pierre Watkin Sr. Canford
Dorothy Abbott Modelo
Bette Arlen Modelo
Sue Casey Modelo
Diane Gump Modelo
G. Pat Collins Detetive
Joi Lansing Linda
Dick Simmons Sr. Magoo

Prêmios

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Canção Original (Frank Loesser)

Indicações

Prêmios Bambi, Alemanha

Prêmio Bambi de Melhor Atriz Internacional (Esther Williams)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Eve Barret é uma jovem campeã de natação que resolve largar a vida esportiva para administrar sua empresa onde desenha e produz roupas de banho.  Sua estonteante irmã, Betty Barret, está determinada a conhecer José O'Rourke, um milionário esportista, capitão do time Sul Americano de Pólo.  Empolgada, ela conhece o massagista do time, Jack Spratt, e acaba confundindo-o com o capitão.

Apaixonado pela bela moça, Spratt se aproveita da situação e finge ser o capitão, criando uma série de situações constrangedoras para si.  Eve, entretanto, pensa que José se acha apaixonado pela irmã, não sabendo que é com o massagista que ela vem-se encontrando.

José vai ao escritório de Eve, ocasião em que lhe confessa seu desejo de se casar com ela.  Eve estranha sua colocação, já que acredita que ele está tendo um caso com Betty, mas José insiste que deseja casar-se com ela e não com a irmã.  Quando Betty chega em casa dizendo que acabou de ficar noiva de José  (na realidade, foi de Spratt), Eve coloca José, que veio procurá-la, para fora de seu apartamento.

Num Clube Noturno, ao fazer um comentário sobre os jogadores de pólo, Joe Backett afirma que, sem contar com José, o time Sul Americano sairá derrotado.  Ao ouvir tal comentário, o proprietário do estabelecimento providencia para que José seja seqüestrado.  O capanga encarregado da missão ouve uma conversa entre Betty e Spratt, concluindo que este é o capitão do time a ser seqüestrado.  Assim, por engano, o massagista é levado preso.

Quando os mafiosos põem, finalmente, as mãos em José, Spratt consegue fugir e chegar ao campo de pólo, onde avisa que seu capitão encontra-se seqüestrado.  Na falta de José, ele entra em campo em seu lugar e leva o time à vitória.  Enquanto isso, a polícia consegue chegar ao cativeiro e libertar José, a tempo dele chegar ao campo para a cerimônia da entrega do troféu, ocasião em que ele vê Spratt preparado para recebê-lo como se fosse o capitão do time.

Assim, José descobre toda a confusão criada por Spratt. Este, juntamente com Betty e Joe Backett, faz com que Eve pense que José está de partida para a América do Sul.  Apaixonada e acreditando que a partida antecipada de José tem a ver com o fato dela não ter acreditado nele, ao colocá-lo pra fora de seu apartamento, Eve diz que não vai mais participar do show em homenagem aos jogadores de pólo, a fim de tentar alcançá-lo.  É, entretanto, convencida a não abandonar o show por se tratar de uma festa de confraternização.

Joe Backett procura José, a quem diz que tudo está resolvido.  Os dois apaixonados encontram-se, finalmente, na piscina.

imagem

Comentários

"A Filha de Netuno" é uma divertida comédia romântica / musical.  Realizada pelo diretor Edward Buzzell, sua trama gira em torno dos personagens vividos por Esther Williams, Ricardo Montalban, Red Skelton e Betty Garrett.

Com um roteiro razoavelmente construído a partir de um clichê muito comum nesse tipo de comédia, a troca de identidades, Buzzell nos apresenta um trabalho consistentemente bom.

A bela trilha sonora conta com a canção "Baby, It's Cold Outside", de Frank Loesser, ganhadora do Oscar.  Merece também ser mencionada a ótima fotografia de Charles Rosher.  Além de vários números de canto, dança e daqueles a cargo da Orquestra de Xavier Cugat, como não poderia deixar de ser, Buzzell nos brinda ainda com os shows aquáticos típicos dos filmes com Esther Williams.

No elenco, os maiores nomes a destacar são os de Red Skelton e Betty Garrett, seguidos pelos de Ricardo Montalban e Esther Williams.



Nota

A elaboração desta Página contou com a colaboração de uma verdadeira fã de carteirinha da atriz Esther Williams, Gioconda, mais conhecida na web por seu nickname: Mermaid, numa clara alusão à sereia das piscinas, bem como, a um de seus mais conhecidos filmes: "Million Dollar Mermaid".

CAA